Andamos no novo Polo Highline 1.0 TSI

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O novo Polo da Volkswagen marca uma grande renovação que a montadora iniciou em sua linha de veículos no país. Mecânica, conectividade e alta tecnologia em segurança estão entre os atrativos do modelo. Versão Highline a partir de R$ 69.190,00.

O  novo Polo é um carro mundial fabricado na planta da VW na via Anchieta em São Bernardo do Campo-SP, sendo que já está sendo exportado para a Argentina, Chile e Paraguai. Em termos de mecânica, não há concorrente a altura no segmento para competir com o seu motor 3 cilindros,1.0 TSI flex, com impressionantes 128 cv de potência.

A parte dianteira lembra o Golf sendo que em muitos estacionamentos onde estivemos com o carro o ticket vinha impresso como Golf. A traseira lembra o Gol, mas na lateral já dá para notar que é o novo Polo.

O novo Polo ficou muito mais largo que o Polo anterior, proporcionando mais conforto para acomodar até cinco adultos. Em relação ao modelo ele ganhou em comprimento (167 mm), entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm), ficando 21 mm mais baixo. As bitolas estão maiores, agora de 1.524 mm na dianteira e 1.501 mm na traseira.

O veículo é agradável de dirigir principalmente pela força e agilidade de seu motor , que só dá alegria ao motorista. Ele faz de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, sendo mais rápido que o Fiat Argo 1.8 e o Hyundai HB20 1.6, seus principais concorrentes no momento. O torque em baixa também é destaque proporcionando muita agilidade ao modelo.

 

Painel do Polo Highline com velocímetro e conta-giros analógico. Foto: Amauri Yamazaki
Painel do Polo Highline com velocímetro e conta-giros analógico. O painel totalmente digital (Active Info Display com tela de 10,25 polegadas) é opcional mesmo na versão topo de linha. Foto: Amauri Yamazaki

INTERIOR

Por dentro o acabamento é bom e os bancos de couro são opcionais mesmo na versão topo de linha Highline. O sistema infotainment Discover Media vem com uma tela sensível ao toque de 8  polegadas, que pelo seu tamanho, facilita muito a leitura de todas as informações. As mídias disponíveis são: DVD, rádio, Bluetooth, entradas USB e SD, telefonia e navegação. No centro do painel a VW colocou um suporte para celular muito eficiente e útil de série, com uma entrada USB para alimentar a bateria do aparelho. Este suporte também está disponível em outros modelos da VW como no Gol e Amarok.

Suporte para celular é o mais eficiente oferecido no mercado. Foto: Amauri Yamazaki
Suporte para celular com tomada USB é o mais eficiente oferecido no mercado. Foto: Amauri Yamazaki

De série, o Polo Highline vem com: airbags dianteiros e laterais, controle de estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial, sistema Isofix/Top tether para fixação das cadeirinhas, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros, assistência de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, luz de condução diurna em LED, faróis de neblina com luz de conversão, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, alarme, ar-condicionado digital de uma zona, botão para partida do motor, bancos revestidos em tecido, espelhos retrovisores externos elétricos, controle automático de velocidade, banco traseiro bipartido, banco do motorista com ajusta de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta objetos, saídas de ar para os bancos traseiros com entrada USB, porta luvas com iluminação, volante multifuncional em couro com paddles shift, vidros dianteiros e traseiros com função um toque nos dianteiros, sistema de som com antena no teto, 4 alto falantes e 2 tweeters, rodas de liga leve 16 polegadas e pneus 195/55 R16 – Goodyear.

Rodas de liga-leve 16 polegadas de séria. Foto: Amauri Yamazaki
Rodas de liga-leve 16 polegadas de série. Foto: Amauri Yamazaki

MOTOR

3 cilindros, dianteiro transversal, flex, 12 válvulas, turbo TSI, com injeção direta, 999 cm3, com 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina. Torque de 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm. Tração dianteira. O motor turbo com a injeção direta é o grande atrativo do modelo, com uma desenvoltura de impressionar o motorista. No período de teste o novo Polo TSI fez abastecido com etanol, 8,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.

O câmbio é automático de 6 marchas tiptronic que pode ser utilizada por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás no volante.

Motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) é um dos principais atrativos do modelo. Foto: Amauri Yamazaki
Motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) uma obra de arte da engenharia alemã é produzida na fábrica da VW em São Carlos – SP. Foto: Amauri Yamazaki

 

Design traseiro lembra o Gol. Foto: Amauri Yamazaki
Design traseiro lembra o VW Gol. Preço da versão Highline a partir de R$ 69.190,00. Foto: Amauri Yamazaki

O Novo Polo é maior, mais seguro e equipado que o Polo fabricado e vendido anteriormente no Brasil e 44 kg mais leve.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente forte (cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional) colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine. O aço conformado a quente está em 18,5% da estrutura do Novo Polo.

O porta-malas tem capacidade para 300 litros. Foto: Amauri Yamazaki
O porta-malas tem capacidade para 300 litros, a mesma capacidade do Fiat Argo. O volume pode ser ampliado para 1.071 litros rebatendo o encosto do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

FREIOS

Saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro com uma entrada USB. Foto: Amauri Yamazaki
Saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro com uma entrada USB. Foto: Amauri Yamazaki

Equipado com freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Os discos têm 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS  e o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), que distribui eletronicamente a frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.

Também vem equipado com o M-ABS o TC (Controle de Tração), que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

ASSISTENTE DE RAMPA

Em subidas acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com tranquilidade em rampas.

CORES

São sete opções de cores para o novo Polo: preto ninja, branco cristal, vermelho tornado (sólidas), cinza platinum, azul night, prata sirius e prata tungstênio (metálicas).

O novo Polo é produzido na fábrica da VW na via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo em SP. Foto: VW
O novo Polo é produzido na fábrica da VW na via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo em SP. Foto: VW

 

 

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