Honda e Panasonic fecham parceria para pesquisa experimental

honda-power-pack

COMPARTILHE

SDA jun18

Parceria será destinada para pesquisa experimental sobre o uso compartilhado de baterias portáteis e motocicletas elétricas na Indonésia

São Paulo – SP

A Honda Motor Co.Ltda. e a Panasonic Corporation anunciaram planos para conduzir uma pesquisa experimental na Indonésia sobre o uso compartilhado de baterias, utilizando o Honda Mobile Power Pack, pacote de energia portátil com baterias destacáveis; e a sua utilização em produtos de mobilidade elétrica, incluindo motocicletas elétricas alimentadas por este sistema.

As empresas planejam dar início à pesquisa experimental em dezembro de 2018.

O experimento será conduzido como um dos projetos subsidiados pela Organização para o Desenvolvimento de Novas Soluções Industriais e de Energia, sob o tema “pesquisa experimental de compartilhamento de baterias a fim de partilhar recursos de energia”.

HondaPanasonic Collage

 

Terceiro maior mercado de motocicletas do mundo, a Indonésia tem enfrentado problemas de poluição de ar relacionados ao aumento do volume do trânsito nas cidades. A fim de solucionar esta questão, o governo do país anunciou uma política para facilitar a difusão do uso

hONDA

de produtos de mobilidade elétricos. Se por um lado são ambientalmente corretos, os produtos eletrificados ainda apresentam desafios que precisam ser trabalhados, entre eles autonomia e o tempo de carga da bateria. Assim, é esperado que o Honda Mobile Power Pack e os produtos de mobilidade alimentados por ele possam solucionar essas questões e impulsionar o uso massificado destas tecnologias.

Para este estudo, as duas companhias instalarão estações de abastecimento em diversos locais, que irão carregar múltiplas unidades do Mobile Power Pack simultaneamente, a fim de fornecê-las totalmente carregadas para os usuários a qualquer momento.

Desta forma, donos de veículos eletrificados que estiverem com a bateria fraca no meio de um deslocamento poderão parar na estação de abastecimento mais próxima e trocar o seu Mobile Power Pack por um completamente carregado, retomando a viagem.

A fim de preencher os requisitos necessários para conduzir este experimento, a Honda, a Panasonic e a Pacific Consultants Co., Ltd assinaram um acordo que estabelece uma joint venture em Jakarta, na Indonésia, (intitulada Pt. HPP Energy Indonesia) com o propósito de dar continuidade a este trabalho.

GP Brasil 2018

A Honda comercializa mais de 20 milhões de produtos de mobilidade (motocicletas e automóveis) por ano ao redor do mundo e tem uma sólida trajetória no desenvolvimento de tecnologias amigáveis ao meio ambiente, incluindo produtos elétricos.

A Panasonic possui, por sua vez, uma considerável experiência na produção de baterias com alta eficiência e qualidade para automóveis. Dessa forma, as duas companhias conduzirão a pesquisa utilizando o conhecimento e o know-how que cada uma tem acumulado até hoje, além do próprio Mobile Power Pack, das estações de recarga e o sistema ITC (tecnologia da informação e comunicação), que terá controle centralizado do status operacional do Mobile Power Pack e foi desenvolvido em conjunto pelas duas empresas. A Pacific Consultants será responsável pelos procedimentos gerais para a realização dos estudos, incluindo pesquisas in loco e coordenação com companhias locais.

Festival do Japão 2018

Locais onde a pesquisa experimental será conduzida:
Cidade de Bandung, na província de Java Ocidental; cidade de Denpasar, em Bali; e no subdistrito de Kuta, também em Bali, na Indonésia.

hONDA88Festival do Japão 2018

 

Deixe uma resposta

*