Honda leva robótica e soluções de gerenciamento de energia para a CES 2018

OO1

COMPARTILHE

O Conceito de Robótica 3E demonstra a visão da Honda para uma sociedade na qual a robótica e a inteligência artificial podem auxiliar as pessoas e expandir o potencial de suas vidas.  Mobile Power Pack World exibe uma gama de utilidade, acessibilidade e conveniência de soluções de energia renovável

Las Vegas, 9 de janeiro de 2018

A Honda revelou seu novo conceito de robótica 3E (Empower, Experience, Empathy, que, em tradução livre, corresponde a Capacitar, Vivenciar, Sentir Empatia) na CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo em Las Vegas nos EUA.

Por meio de uma série de conceitos de robótica que expressam uma variedade de funções e designs, a marca compartilhou sua visão de uma sociedade na qual a robótica e a inteligência artificial poderão auxiliar as pessoas em diversas situações, como a recuperação em situações de desastres naturais, recreação e aprendizado a partir da interação humana, tornando-se mais colaborativa e empática.

O conceito de robótica 3E faz parte das principais áreas de foco da empresa na CES 2018: robótica, mobilidade e gerenciamento de energia. A Honda pretende avançar nesses campos por meio de uma plataforma de inovação aberta, promovendo a colaboração com parceiros que compartilham da mesma visão da marca. Ao invés de dispositivos autônomos que funcionam de forma independente, a Honda considera que a robótica deve auxiliar dispositivos múltiplos a funcionarem em conjunto, tal como um sistema, permitindo as pessoas expandirem o potencial de suas vidas.

Na CES 2018, a Honda também apresenta o Mobile Power Pack World, destacando a ampla aplicação de um conjunto de baterias recarregáveis e intercambiáveis e um sistema de conversão que permite o fácil armazenamento de energia renovável excedente.
Da alimentação de veículos a aplicações domésticas, o sistema oferece uma solução energética flexível que pode melhorar a vida das pessoas, especialmente em regiões onde a oferta de energia é instável.

“A Honda entende que a robótica não deve gerar conflito com as pessoas, mas sim servir como uma oportunidade para que elas possam expandir o potencial de suas vidas”, disse Yoshiyuki Matsumoto, presidente e CEO da Honda R&D Co., Ltd. “Entramos em uma era na qual a robótica se tornará consideravelmente visível e essencial em nosso cotidiano, com a capacidade de desbloquear o potencial humano”.

3E – Empower (Capacitar)
“Capacitar” representa o conceito da Honda de que a robótica e as pessoas podem trabalhar juntas alavancando, mutuamente, seus pontos fortes. A empresa demonstrou essa ideia com o 3E-D18, um conceito de rebocador autônomo off-road que utiliza inteligência artificial para auxiliar as pessoas numa ampla gama de atividades de trabalho.

Projetado pela Honda R&D Americas, o 3E-D18 pode ser equipado com um sistema de motor e transmissão elétrico ou a gasolina e pode acomodar uma infinidade de acessórios, visando ampliar a eficiência e aumentando a segurança para empresas públicas, comerciais e de consumo, como de busca e regaste, combate à incêndios, construção e agricultura. O conceito 3E-D18 tem o potencial de minimizar a exposição humana a ambientes perigosos e pode desempenhar tarefas domésticas demoradas.

Com base no chassi do ATV da marca, com um histórico de 30 anos chegando a locais de difícil acesso, o 3E-D18 está equipado com tração nas quatro rodas e pneus agressivos, praticamente indestrutíveis e sem ar, permitindo escalar quase qualquer obstáculo. O conceito 3E-D18 possui GPS e autonomia baseada em sensores, que são capazes de guiar a unidade em quase todos os ambientes. Seu tamanho pequeno o torna super manobrável e perfeito para uma variedade de ambientes.

A Honda também exibe o 3E-B18, um conceito de mobilidade pessoal versátil, que foi projetado para uso casual em ambientes internos e externos, capacitando as pessoas usufruírem da mobilidade em várias situações. Seu tamanho compacto e capacidade de girar em torno de um pequeno raio permitem que trafegue em espaços apertados, enquanto seu assento, com ajuste de altura, possui uma função que o mantém nivelado, mesmo em declives ou aclives. O pedal estreito do 3E-B18 permite uma manobra tão flexível quanto um pedestre, permitindo ser usado em muitos locais.

Para o 3E-B18, a Honda prevê uma plataforma alimentada pelo Mobile Power Pack, que pode ser equipada com sensores de inteligência artificial para operação autônoma e que se conecta com vários dispositivos para criar uma variedade de cenários de uso.

3E – Experience (Vivenciar)
“Vivenciar” revela a ideia de que as pessoas e os dispositivos robóticos crescem juntos pela interação um com o outro, tornando a robótica ainda mais útil para as pessoas e sociedade como um todo. Esse conceito é demonstrado no 3E-C18, um conceito de compacto elétrico criado para servir como uma plataforma móvel de apoio às atividades de empreendedores, artistas e pessoas que buscam novas maneiras de criar valor para a sociedade.

A plataforma, habilitada com inteligência artificial, pode aprender observando como as pessoas agem e operando autonomamente. Com um visual de carrinho, ela ainda oferece espaços para transporte de itens e uma cobertura acoplada a uma plataforma compacta, com função de direção.

Além de poder acomodar vários complementos para uso pessoal e comercial, a plataforma base do conceito 3E-C18 também pode ser equipada com um Mobile Power Pack, que liberará o robô de quaisquer restrições relacionadas ao tempo de carregamento.

O

3E – Empathy (Sentir Empatia)
“Sentir Empatia” revela o conceito de que dispositivos de robótica possuem podem alcançar a empatia mútua com as pessoas, ao mesmo tempo em que oferecem apoio para atividades humanas. Para concretizar esse conceito, a Honda aplicou a inteligência artificial ao dispositivo 3E-A18, que permite ao robô se comunicar e cooperar com as pessoas.

Desenvolvido para apoiar de forma perfeita as pessoas em suas vidas cotidianas, o 3E-A18 pode servir de guia em locais de aglomeração de pessoas como aeroportos ou shopping centers. Além de comunicação verbal, realizada por câmeras e sensores integrados, o conceito 3E-A18 é capaz de oferecer informações e cuidados, compreendendo as necessidades individuais das pessoas, analisando seus arredores e suas expressões.

Reconhecendo que muitas pessoas precisam de conforto quando colocadas em situações estressantes, o 3E-A18 é projetado com um revestimento exterior macio convidativo ao toque e ao abraço. O conceito se comunica com uma variedade de expressões faciais simples e fáceis de compreender, facilitando uma comunicação amigável e confortável entre pessoas e robôs. Equipado com uma roda de direção omnidirecional, o 3E-A18 pode mover-se em qualquer direção.

Mobile Power Pack World (Pacote Móvel de Energia)
O Mobile Power Pack World demonstra a visão holística da Honda de como uma fonte de energia renovável pode ser utilizada para abastecer produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte, dispositivos digitais e aplicações domésticas. Como a geração de energia não necessariamente coincide com a demanda por energia, a Honda prevê aproveitar a energia excedente e armazená-la em baterias eficientes e portáteis.

O Honda Mobile Power Pack é uma bateria portátil, recarregável e intercambiável que pode ser utilizada como fonte de energia em diversas situações. Cada Honda Mobile Power Pack possui uma saída de 1KWh ou mais, e vários pacotes de energia podem ser usados simultaneamente, possibilitando o uso do Power Pack como fonte de energia para motocicletas elétricas e produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte. A utilização de baterias portáteis e substituíveis elimina os tempos de recarga atualmente associados aos veículos elétricos.

Quando combinado com o carregador e descarregador do Conceito Portátil de Carregamento e Fornecimento do Honda Mobile Power Pack, o dispositivo pode ser utilizado como fonte de energia para atividades recreativas ou durante uma emergência. O carregador/descarregador não apenas carrega o Mobile Power Pack, mas também o utiliza como fonte de energia para dispositivos elétricos conectados. Equipado com rodas, o conceito portátil é fácil de transportar, impermeável e à prova de poeira, permitindo que seja utilizado em atividades recreativas ao ar livre.

A Honda também exibe o Conceito Expansível de Carregamento e Fornecimento do Honda Mobile Power Pack, que pode ser usado como uma fonte de energia em residências, acomodando vários dispositivos eletrônicos. O Mobile Power Pack se comunica com outros dispositivos e pode coletar dados sobre como ele está sendo usado e, em seguida, enviar dados para outros dispositivos enquanto são carregados.

Além de apresentar soluções de energia convenientes, o Conceito Permutador mostra como uma unidade de estação de carregamento pode transferir cargas para várias unidades do Honda Mobile Power Pack ao mesmo tempo e fornecer pacotes de energia móveis de substituição.

A Honda prevê que o conceito seja utilizado em esquinas para fornecer pacotes de substituição de bateria para pessoas que usam produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte. Além disso, ele pode contribuir para a estabilização do fornecimento de eletricidade ao entregar para a rede energia dos Power Packs durante os momentos de pico de consumo.

Para mostrar como o Mobile Power Pack se conecta à mobilidade pessoal diária, a Honda exibe a PCX Electric, uma scooter totalmente elétrica equipada com o motor elétrico exclusivo de alta performance da Honda e um pacote de energia móvel removível do Honda Mobile Power Pack, além do Conceito 4W-Vehicle, um veículo compacto e ágil baseado na Honda Pioneer 500 side-by-side. Equipado com entradas para dois Honda Mobile Power Packs em cada lado, o veículo de emissão zero permite menor impacto para o meio ambiente incluindo situações off-road.

Deixe uma resposta

*