Novo VW Tigual Allspace – motor 1.4 flex com 150 cv de potência e câmbio DSG

P1050986

COMPARTILHE

Segunda geração chega totalmente remodelada em três versões de acabamento: 250 TSI, Comfortline 250 TSI e R-Line 350 TSI.

Preço: R$ 124.900,00 (motor 1.4) a R$ 179.900,00 (motor 2.0).

AMAURI TERUO YAMAZAKI – SÃO PAULO – SP

Andamos no novo Tiguan Allspace importado da fábrica da VW em Puebla no México e que estará disponível para venda no final de maio.

O novo Tiguan está 27 cm mais comprido, 3 cm mais largo, 7mm mais baixo e a distância entre-eixos aumentou 18 cm em relação a geração anterior. O Tiguan era um SUV médio, agora tornou-se um SUV grande, praticamente do mesmo comprimento do Mitsubishi Outlander.

A frente está mais quadrada e robusta, com dois frisos cromados que cruzam a grade do radiador. A lateral deixa claro que o modelo cresceu muito em comprimento, com destaque para a linha única que acentua a elegância do modelo até as lanternas traseiras.

O modelo tem agora a maior distância entre-eixos da categoria e o espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro é grande (para a versão de 5 lugares), permitindo que os mesmos viagem até de pernas cruzadas. As medidas são as mesmas nas 3 versões.

O novo Tiguan cresceu impressionantes 27 cm no comprimento. Foto: Amauri Yamazaki
O novo Tiguan cresceu impressionantes 27 cm no comprimento. No mercado brasileiro, o Tiguan conta com três opções de rodas de liga leve (17”, 18” e 19”), oferecidas de acordo com a versão de acabamento. Na versão testada, pneus 215/65/R17 Kumho de perfil alto, ideal para este tipo de veículo proporcionando mais conforto. Foto: Amauri Yamazaki

CONECTIVIDADE

Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que proporciona conectividade com os smartphones através do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas com sensor de aproximação, proporciona interatividade para informação e entretenimento. O sistema permite conexão bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma para o banco traseiro.

Disponível também recursos de comando de voz e navegação integrados possibilitando uma condução confortável e segura.

O Discover Media inclui sistema de navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

Conectado de série em todas as versões o sistema de infotainment tem  8 polegadas,  controle por voz e espelhamento de smartphone por plataformas Apple CarPlay, Mirrorlink e Android Auto

Painel moderno e boa ergonomia. Ar-condicionado de 3 zonas, com regulagem de temperatura no banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki
Painel moderno característico dos modelos da VW. Boa ergonomia e muito espaço para todos os passageiros. Ar-condicionado de 3 zonas, com regulagem de temperatura da 3a zona no banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Na traseira, as lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira. Os retrorrefletores ficam posicionados de maneira estratégica, na mesma linha das lanternas e do escapamento. Toda a iluminação da parte de trás é em LEDs, em todas as versões.

Traseira mais elegante do Tiguan Allspace. Foto: Amauri Yamazaki
Traseira mais reta e robusta do novo Tiguan Allspace. Foto: Amauri Yamazaki

A capacidade do porta-malas agora é de 710 litros para o modelo com 2 fileiras de banco para 5 pessoas, com um ganho de 51% no volume com relação a geração anterior.

A lista de itens de série, conforto e comodidade inclui: Ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva.

O Tiguan Allspace 250 TSI, traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop, mais moderna e eficiente, igual aos encontrados nos carros da Audi. Em algumas situações o carro desliga o motor antes de parar no farol, para economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes.

Completam a lista de equipamentos: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.

MOTOR

Aqui está um dos pontos fortes do modelo. O Tiguan Allspace é equipado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI com o motor 1.4 TSI Total Flex. Fabricado no Brasil, o motor tem potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 5.000 rpm. Torque de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a 1.400 rpm e se mantém até 3.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.

O  propulsor, uma das obras primas da VW-Audi, é silencioso, econômico e potente, sendo mais ágil que outros modelos de sua categoria com maior cavalaria,  mas que não tem um câmbio tão eficiente como o DSG. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flex.

De acordo com a VW, o Tiguan com motor 1.4 vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h, independente do combustível. A tração no modelo testado é dianteira (4 x 2).

Motor 1.4 TSi do VW Tiguan com 150 cv de potência é fabricado na cidade de São Carlos - SP. Foto: Amauri Yamazaki
O moderno motor 1.4 TSi do VW Tiguan com 150 cv de potência é fabricado no Brasil na cidade de São Carlos – SP.  Foto: Amauri Yamazaki

CONSUMO

No período em que realizamos a avaliação o modelo fez 10 km/l com gasolina na cidade e 14,0 km/l na estrada. Com um tanque de gasolina, dá para rodar 500 km dentro da cidade de São Paulo, antes de entrar na reserva.

CÂMBIO

Transmissão DSG com 6 marchas, uma das mais modernas disponíveis no mercado, maximiza a potência do motor e a eficiência energética, economizando combustível e aumentando a autonomia do veículo. Borboletas no volante permitem trocas manuais.

REVISÕES GRATUÍTAS

Terceira zona do ar-condicionado digital tem regulagem no banco traseiro. Um luxo. Foto: Amauri Yamazaki
Terceira zona do ar-condicionado digital tem regulagem no banco traseiro. Um luxo. Foto: Amauri Yamazaki

A VW do Brasil desenvolveu um benefício denominado “Revisão de Série”, que estará disponível em todas as versões do modelo onde as três primeiras revisões (10.000 km – 12 meses, 20.000 km – 24 meses e 30.000 km -36 meses) serão gratuitas. Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão-de-obra na concessionária. De acordo com a VW o custo médio das revisões dos modelos deste segmento fica ao redor de R$ 1.465,00.

GARANTIA

Três anos de garantia total.

CORES: Uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).

MANUAL COGNITIVO

Oferece o “manual cognitivo” IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro, uma das novidades da VW nos novos lançamentos.

O QUE FALTA NO TIGUAN: Câmera de ré na versão de entrada.

O espaço para os passageiros do banco traseiro é grande. Foto: Amauri Yamazaki
O espaço para as pernas  dos passageiros do banco traseiro é grande. Foto: Amauri Yamazaki
Novo design do Tiguan, mais quadrado e elegante. Foto: Amauri Yamazaki
Novo design do Tiguan mais quadrado e robusto . Foto: Amauri Yamazaki
Design robusto da nova Tiguan chama a atenção nas ruas. Preço em todas as versões é bastante competitivo. Foto: Amauri Yamazaki
Design robusto da nova Tiguan chama a atenção nas ruas. Preço em todas as versões é bastante competitivo. Foto: Amauri Yamazaki

FICHA TÉCNICA TIGUAN 1.4 TSI – 5 Lugares

MOTOR: 4 cilindros em linha, flex, com 150 cv de potência e injeção direta multiponto de combustível.

TRANSMISSÃO: Automático DSG, seis marchas + ré. Dupla embreagem.

CONSUMO: Com gasolina, média de 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

SUSPENSÃO: Dianteira – independente McPherson | Traseira – braços múltiplos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

DIREÇÃO: Elétrica.

FREIOS: Dianteiros – disco ventilado | Traseiros – disco sólido.

RODAS E PNEUS: Roda 7Jx17 – Pneus Kuhmo 215/65 R17.

COMPRIMENTO: 4.701 mm

LARGURA SEM ESPELHO: 1.839 mm

LARGURA COM ESPELHO: 2.099 mm

ALTURA: 1.658 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2.790 mm

PORTA MALAS: 710 litros

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 58 litros

PESO EM ORDEM DE MARCHA: 1.562 kg

PESO BRUTO TOTAL: 2.160 kg

ACELERAÇÃO: 0 a 100 km/h = 9,5 segundos

VELOCIDADE MÁXIMA: 195 km/h

GARANTIA: 3 anos do veículo completo e 12 anos para perfuração de chapa por corrosão

PREÇOS SUGERIDOS:

Tiguan Allspace 250 TSI : R$ 124.990,00
Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI: R$ 149.990,00
Tiguan Allspace R-Line 350 TSI: R$ 179.990,00

Valores dos opcionais para as 3 versões:

Teto solar panorâmico: R$ 4.000,00
Pintura metálica: R$ 2.140,00
Pintura perolizada: R$ 2.550,00

 

 

Deixe uma resposta

*