O Etios passa a ofertar controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

Entrando no Etios 2019, a primeira coisa que se observa é o amplo espaço do carro. Como o modelo é largo, motorista e passageiros viajam sem aperto, mesmo com cinco ocupantes a bordo.

A bordo do modelo, verifica-se rapidamente que o motor 1.5 flex do Etios, dá conta do recado, sendo mais rápido e eficiente que muito motor 1.6, disponível no mercado. O carro roda macio, com baixo nível de ruído e responde bem quando solicitado. O câmbio automático de 4 velocidades do antigo Corolla, atua com eficiência para maximizar a potência do motor.

Outro item importante é a suspensão. Ela absorve bem as irregularidades do asfalto de forma silenciosa e eficiente, proporcionando conforto para todos os ocupantes.

O Etios com motor 1.5 é um carro ágil, mais espaçoso para os passageiros que seus concorrentes VW Polo e Fiat Argo, e com uma grande área envidraçada que facilita a dirigibilidade do motorista.

Na linha 2019, toda a família (com exceção da X-STD), foi equipada com os sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de partida em rampa (HAC) e controle de tração (TRC).

Painel do Etios 2019. Foto: Amauri Yamazaki
Painel central característico do Etios. Foto: Amauri Yamazaki

As configurações X, X-Plus, que substitui a XS, e a XLS receberam novos itens de série.

Na linha 2019, foi criada uma versão exclusiva para vendas corporativas, a X-STD M/T. A versão aventureira Cross deixará de ser produzido a partir deste mês.

VERSÕES E ESPECIFICAÇÕES
Na linha Etios 2019 uma novidade: a versão X-STD M/T, fica posicionada abaixo da X.

O Etios 2019 segue com cinco versões disponíveis para o mercado, tanto na carroceria hatchback quanto sedã.

Os diferenciais ficam visíveis nas opções X, X-Plus, que vem no lugar da intermediária XS, além da XLS. Na lista de aprimoramentos da X-Plus, em relação à anterior XS, foram incluídas rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores.

Para se destacar, a opção XLS vem com novo desenho de rodas para proporcionar um ar mais elegante ao modelo.

Na topo do portfólio, permanece a versão Platinum.

Modelo é compacto por fora, mas grande por dentro por ser bem largo. Foto: Amauri Yamazaki
Modelo é compacto por fora, mas grande por dentro, por ser bem largo e com cabine alta. Foto: Amauri Yamazaki

A principal mudança estética na linha Etios 2019, incluindo hatchbacks e sedãs, é o seu desenho frontal: do X até o Platinum, a moldura que envolve a grade central do Etios ganhou retoque na cor preta e amplifica a área do emblema.

LISTA DE EQUIPAMENTOS
Um dos maiores diferenciais do Etios está na sua ampla lista de itens de conforto e conveniência em cada versão.

O modelo, partindo do X-STD, possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado analógico; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração. A versão X reúne todos os itens dispon& iacute;veis na X-STD e acrescenta as modificações do design com faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.

Consumo com etanol foi o ponto fraco do modelo, com um consumo de 6,2 km/ com etanol. Foto: Toyota.
Consumo com etanol foi um dos pontos fracos do modelo, com um consumo de 6,2 km/ na cidade com etanol. O outro foi o modelo não ter sensor sonoro de distância no para-choque traseiro nem câmera de ré, para facilitar as manobras. Foto: Toyota.

A versão X-Plus adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.

A linha Etios 2019 vem equipada com os mesmos motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, dotadas de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, que atua no gerenciamento dos sistems de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

Motor 1.5 produzido no Brasil é um dos pontos fortes do Etios. Foto: Amauri Yamazaki
Motor 1.5 com 107 cv de potência com etanol produzido no Brasil é um dos pontos fortes do Etios. Torque de 14,7 kgf.m  a 4.000 rmp funciona bem, com o motor subindo rápido de giro quando solicitado. Foto: Amauri Yamazaki

No quadro das versões, há disponibilidade das seguintes caixas de transmissão: manual de seis velocidades na versão X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hactch e sedã); XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedã).

NOVOS ITENS DE SEGURANÇA
O Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.

O line-up, considerando as versões X, X-Plus, XLS e Platinum acompanham novos sistemas de segurança passiva. Na lista, estão incluídos: sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC).

Na linha 2019, os equipamentos de segurança como: encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX são padrão.

O porta-malas tem capacidade para 270 litros na versão hatch. Foto: Amauri Yamazaki
O porta-malas tem capacidade para 270 litros na versão hatch. Foto: Amauri Yamazaki

O reforço é garantido ao trazer, em todas as versões, airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
Ao longo desses anos, a Toyota nunca deixou de implementar melhorias em seu modelo. Como reconhecimento destas iniciativas, o compacto da Toyota tornou-se símbolo de satisfação e lealdade entre os proprietários. Do total de clientes que trocaram seus Etios, 50% compraram um novo Etios.
Muito dessa credibilidade se deve ao custo de propriedade do modelo. Até os 60.000 km, o custo total com revisões é de pouco mais de R$ 2.800,00, um dos menores do mercado.

Na linha Etios 2019, estão disponíveis as cores prata, branco pérola e sólida, preto, cinza e soma, ainda, nova cor super vermelho.

PONTOS ALTOS DO ETIOS

Motor, suspensão, espaço interno, valor de revenda e uma das melhores assistência técnicas do país.

PONTOS A SEREM MELHORADOS DO ETIOS

Falta sensor de distância no para-choque traseiro, trava automática das portas quando o carro começa a andar e câmbio automático com mais de 4 marchas para ser mais econômico, principalmente na estrada. Consumo com etanol precisa melhorar.

TABELA DE PREÇOS DA LINHA ETIOS 2019

Capturar

Espaço para os passageiros do banco traseiro é um dos pontos altos do Etios. Foto: Amauri Yamazaki
Espaço para os passageiros do banco traseiro é um dos pontos altos do Etios. Foto: Amauri Yamazaki
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.