A Volvo lançou no Brasil o XC40, seu mais novo utilitário esportivo com preço a partir de R$ 194.950,00 para a versão intermediária Momentum.

Volvo XC40 chega ao país com motor turbo de 252 cv de potência.

Andamos no Volvo XC 40, eleito carro do ano na Europa, durante o Salão do Automóvel de Genebra em março.  O modelo chegou ao país em abril e já se tornou um sucesso de vendas, sendo que desde o dia 15 de janeiro até o mês de abril, foram realizadas 1.000 reservas do novo SUV.

Atualmente o XC40 é importado da Bélgica, sendo oferecido em três versões: T4 (motor com 190 cv), T5 Momentum (255 cv) e T5 R-Design (255 cv).

O SUV é rápido, silencioso, confortável (tem suspensão mais macia que os concorrentes alemães) e acabamento à altura do segmento de alto luxo. Ele é ágil no trânsito e fácil de estacionar. O painel de instrumentos é 100% digital (configurável) e impressiona a altíssima resolução da câmera de ré. O acabamento interno não fica atrás dos seus concorrentes alemães, com materiais de alta qualidade e excelente ergonomia.

Pela sua elegância o modelo desfila nas ruas e a luz diurna em formato T (martelo de Thor) chama a atenção da maioria das pessoas. O amarelo do pisca-pisca dianteiro é mais visível que a maioria dos veículos, proporcionando maior visibilidade para os motoristas e pedestres, aumentando a segurança.

CONCORRENTES

No Brasil, o XC40 concorre principalmente com o Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA. Pouca gente sabe, mas a Volvo tem aumentado suas vendas no Brasil, mesmo com a crise que atingiu o setor há 3 anos.

Nesse sentido, para melhorar o valor de revenda e a satisfação de seus clientes criou um plano com valor fixo das revisões, como será mostrado abaixo.

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA – Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo modelos totalmente híbridos ou eletrificados.

Bem como, desenvolvida em conjunto com a Geely chinesa, controladora da marca sueca, a nova plataforma proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.

A versatilidade dessa plataforma permitiu reunir design refinado, interior confortável e recursos avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40, em condição de aumentar as vendas da empresa em todo o mundo.

O modelo apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, proporcionando conforto e espaço interno para todos os ocupantes.

DESIGN

Design escandinavo, combinando robustez com visual refinado. A imponência da dianteira é proporcionada também pelo sofisticado sistema de iluminação dianteira do XC40.

Design elegante e característico dos modelos Volvo. Foto: Amauri Yamazaki
Design elegante característico dos modelos Volvo. Modelo chama bastante atenção nas ruas. Foto: Amauri Yamazaki

De acordo com a montadora, o Volvo Full LED  incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” contribui para a visualização do veículo.

Nesse sentido o sistema LED também está presente no conjunto de iluminação dos faróis de neblina.

Na traseira, a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.

Assim como o caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.

Traseira tem o design mais bonito do segmento. Foto: Amauri Yamazaki
Traseira tem o design mais bonito do segmento. Foto: Amauri Yamazaki

INTERIOR

Espaço de armazenamento funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento sem fio), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no console central.

Contudo, para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, foram retirados os autofalantes do local e desenvolvido um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um tablet.

O XC40 também oferece espaço para guardar objetos, como uma área de armazenamento em uma caixa revestida de tecido e uma lixeira que pode ser facilmente removida para o passageiro descartar o lixo.

No porta-malas, um assoalho versátil pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens.

CONECTIVIDADE

O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é acessível pela tela sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne os comandos do veículo.

O display recebeu atualização gráfica tornando o uso para o motorista mais intuitivo.

Navegação, conectividade e entretenimento estão a poucos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz.

A integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Volvo XC 40 D4 AWD
Painel de instrumentos do XC 40. Foto: Divulgação

O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.

Painel de instrumentos 100% digital. Foto: Amauri Yamazaki
Painel de instrumentos 100% digital. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de som o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência.

Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência.

Bem como, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

DIRIGIBILIDADE

Tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução.

Atualmente são cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade:

•    Eco: Econômico;
•    Comfort: Suavidade nas reações do veículo;
•    Off-road: Fora de estrada;
•    Dynamic: Esportiva;
•    Individual: Customiza a configuração.

TRANSMISSÃO & MOTOR

Automática Geartronic de 8 velocidades.

Motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina com 252 cv de potência e torque de 350 N.m (35,7 kgfm) entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade.

Nesse sentido, o motor T5 é mais potente que os modelos equivalentes da Audi, BMW e Mercedes.

Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai de 0 aos 100 km/h, em apenas 6,4 segundos.

No período de avaliação o modelo fez uma média de 7,9 km/l na cidade com gasolina (não é flex).

O motor T4 com 190 cv de potência e preço mais acessível chega a partir de julho.

A mecânica é um dos pontos fortes do modelo. Foto: Amauri Yamazaki
Volvo XC40 chega ao país com motor turbo de 252 cv de potência. Foto: Amauri Yamazaki

SEGURANÇA

Equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais à frente do carro.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.

Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista.

O XC40 disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.

O XC 40 tem mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro que o Audi Q3. Foto: Amauri Yamazaki
O XC 40 tem mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro que o Audi Q3. Foto: Amauri Yamazaki

Além disso, o modelo acrescenta à lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h.

Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato no país dotado com essa tecnologia.

Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas (a partir da versão R-Design) ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).

Por fim, o XC40 está disponível nas 31 concessionárias da Volvo nas versões T5 Momentum e T5 R-Design. Em julho chega a configuração T4 a mais acessível.

REVISÃO COM PREÇO FIXO

Para aumentar o valor de revenda do modelo a Volvo desenvolveu um plano de revisão com preço fixo. Com a chegada do XC 40 a marca estende esses serviços para 150 mil kms em toda a gama de produtos. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, para programar os valores para as revisões.

Capturar

TABELA DE PREÇOS (modelo 2019):

XC40 T4 – R$ 169.950,00 (a partir de julho)

XC40 T5 Momentum – R$ 194.950,00

XC40 T5 R-Design – R$ 214.950,00

VENDAS PARA PCD – Programa Volvo For All, que oferece a pessoas com deficiência isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra do modelo.

Tabela de preços para Vendas Especiais (PCD):

XC40 T4 – R$ 145.950,00 (a partir de julho)

XC40 T5 Momentum – R$ 169.950,00

XC40 T5 R-Design – R$ 189.950,00

VOLVO XC40 – FICHA TÉCNICA

MOTOR: 4 cilindros em linha, T5 Drive E, 252 cv de potência a 5.500 rmp, turbo, injeção direta e torque 350 Nm (35,7 kgfm)

COMBUSTÍVEL: Gasolina

TRAÇÃO: Integral AWD

ACELERAÇÃO: 0 a 100 km/h em 6,4 segundos

CÂMBIO: Automático com 8 velocidades + ré

SUSPENSÃO DIANTEIRA: McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

SUSPENSÃO TRASEIRA: Independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

DIREÇÃO: Elétrica

FREIOS: ABS, Distribuição de Frenagem Eletrônica EDB e Assistente de Frenagem Eletrônica EBA.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 54 litros

CAPACIDADE DO PORTA MALAS: 460 litros

Peso em ordem de marcha: 1.762 kg

ALTURA: 1.652 mm

COMPRIMENTO: 4.425 mm

LARGURA: 1.863

LARGURA COM RETROVISORES: 2.034 mm

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS: 2.702 mm

Design traseiro é o mais bonito do segmento. Porta malas com capacidade para 460 litros. Foto: Amauri Yamazaki
Design traseiro é o mais bonito do segmento. Porta malas com capacidade para 460 litros. Foto: Amauri Yamazaki

City mai18 banner2

Saídas de ar para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki
Saídas de ar para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki
Pisca-pisca do Volvo XC 40 é mais visível que a maioria dos modelos, aumentando a segurança de pedestres e motoristas. Foto: Amauri Yamazaki
Pisca-pisca do Volvo XC 40 é mais visível que a maioria dos modelos, aumentando a segurança de pedestres e motoristas. Foto: Amauri Yamazaki

Volvo XC40 chega ao país com motor turbo de 252 cv

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.