O Prius o carro mais econômico vendido no Brasil segundo o Inmetro, registrando 18,9 km/l na cidade e 17,0 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Automóvel hí­brido mais vendido do mundo está com acabamento mais luxuoso e preço mais acessível.

Versío Única a R$ 119.950,00.

AMAURI TERUO YAMAZAKI Brasí­lia – DF

A Toyota lançou em grande estilo no Brasil a quarta geraçío do Prius, o veículo híbrido pioneiro e de maior sucesso global, com vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países. A Toyota e a Ford sío praticamente as únicas montadoras que tem se esforçado para desenvolver a tecnologia híbrida no país. Com o congestionamento pesado principalmente nas grandes capitais, o automóvel híbrido seria de grande contribuiçío para a economia de combustível e para reduçío da emissío dos poluentes.

Com um grande banquete na embaixada do Japío em Brasília com a presença da imprensa especializada, a maior montadora de automóveis do mundo fez o lançamento do novo Prius, e declarou que até 2050, todos os seus modelos serío híbridos, elétricos ou movidos por célula de combustível (hidrogênio). O carro somente com motor a combustío será extinto da linha de produçío da empresa.

Malagrine
Toyota Prius 2017
O Prius é o primeiro veículo da marca a ser montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota).

Esta nova plataforma resultou em um desenho futurista e melhor conforto e dirigibilidade. Seu centro de gravidade está mais baixo e seu coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de 0.25 para 0.24.

DESIGN FUTURISTA

A quarta geraçío do Prius foi redesenhada com linhas mais marcantes lembrando o desenho animado dos Jetsons (desenho animado sobre uma família no futuro).

Seu novo desenho causa impacto. O desenho do Prius foi pensado para minimizar o consumo de combustível. As rodas de liga leve de 15 polegadas, receberam calotas em forma de onda, para diminuir a resistência ao ar.

O Prius está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço dentro do carro também aumentou, sío 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas tem capacidade para 412 litros.

INTERIOR

No interior as mudanças também foram significativas. Dá para perceber logo de cara que a qualidade dos materiais utilizados no interior estío mais sofisticados e agradáveis ao toque. O painel está mais funcional e agora é disposto em camadas e definem de maneira clara a zona de exibiçío dos instrumentos. Os comandos ao alcance da mío do condutor, como a manopla de transmissío do tipo joystick, localizada diretamente no painel, dío o toque futurista do modelo.

Nos bancos dianteiros, reforços no estofado ampliaram o conforto, proporcionando ergonomia mais precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes.

Malagrine
Painel central, característica do Prius. Novos comandos e material mais sofisticado foram utilizados.
EQUIPAMENTOS

Ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, concentra o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há passageiros. Este sistema reconhece automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a zona frontal.

A novidade fica também pelo carregador de celular sem fio (para os celulares que possuem a tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave, e com o sistema de igniçío, por meio do Start Button.

Banco do motorista com regulagem de altura e distância, regulagem lombar elétrica, revestimento em couro nos assentos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros elétricos com funçío “um toque” e sistema antiesmagamento. Coluna de direçío com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direçío, retrovisor interno eletrocrí´mico, volante em padrío couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo e controle de velocidade de cruzeiro.

SISTEMA DE íUDIO E COMPUTADOR DE BORDO

O sistema multimídia vem com rádio AM/FM, CD e MP3 player, Bluetooth®, USB e AUX, além de sistema de navegação em uma tela de 7º sensível ao toque.

Computador de bordo com monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas, onde o motorista pode personalizar o conteúdo da tela principal.

A opção simples traz a velocidade do veículo, quantidade de combustível, indicador do modo de conduçío (Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida e economia média de combustível. A visío segmentada acrescenta informaçíµes como indicador simplificado do sistema híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo sistema híbrido.

A tela multifuncional possui sete abas. Na primeira é possível visualizar o funcionamento do sistema híbrido, ter orientaçío de “acelerador ECO”, que propíµe diretrizes para uma conduçío mais amigável ao meio ambiente; e acessar a funçío ECO Score e pontuar quío “amiga do meio ambiente” foi sua conduçío em uma determinada distância.

Malagrine
Carregador de celular sem fio para os aparelhos que possuem esta tecnologia.
MOTORIZAí‡íƒO E CONSUMO DE COMBUSTíVEL

Combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, e teve reduçío de tamanho e peso. Este motor funciona em conjunto com um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, gerando potência combinada de 123 cv. Em testes realizados pela Toyota no Japío, ele acelerou de 0 a 100 km/h Segundo o Inmetro o novo Prius é o carro mais econí´mico do Brasil, tendo feito 17,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina. Ele nío é flex. De acordo com a Toyota ele vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

O eixo da transmissío e o motor elétrico também foram redesenhados, reduzindo o peso combinado. O propulsor elétrico, especificamente, está mais compacto e teve sua relaçío peso/potência melhorada. Em comparaçío í geraçío atual, houve uma reduçío de 20% nas perdas mecânicas por fricçío.

O software do sistema híbrido recebeu atualizaçíµes que melhoraram a percepçío de aceleraçío, revelando respostas mais suaves e diretas.

A bateria híbrida de níquel antes localizada no porta-malas foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro, contribuindo para a reduçío do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na conduçío do veículo.

O modelo emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.

Cí‚MBIO

A transmissío do Novo Prius continua ser do tipo CVT.

FREIOS

O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumulam a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Sistemas ABS e EDB presentes nas quatro rodas.

NOVA PLATAFORMA TNGA

A rigidez torcional do Novo Prius foi aumentada em 60% em relaçío í geraçío anterior, devido ao uso de laser com pontos de soldagem em intervalos mais curtos no chassi. A quantidade de de aço de alta resistência aumentou de 3% para 19% trazendo mais segurança para os ocupantes. A plataforma TNGA também possibilitou otimizaçío aerodinâmica do Prius, em virtude da maior inclinaçío do modelo í frente, com reduçío de cerca de 70 mm na altura. O centro de gravidade ficou 20 mm mais baixo proporcionando mais estabilidade.

Malagrine
Design arrojado.
SEGURANçA

Em versío íºnica ele vem equipado com sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor); alerta sonoro para uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros; câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro; sistema de alarme í distância e travas de segurança para crianças nas portas traseiras. Farí³is de neblina em LED dianteiros, presentes na geraçío anterior, o novo Prius recebeu luz de neblina traseira, também em LED e o controle de estabilidade (VSC).

MANUTENçãO ACESSíVEL

De acordo com a Toyota, o Prius possui um plano de manutençío fechado que prevê seis revisíµes ao longo de seis anos, além da garantia de três anos oferecida pela Toyota. Os serviços podem ser realizados nas 214 concessionárias da marca no país. Para aumentar a venda do Prius, os preços estabelecidos pela Toyota nas revisíµes dos 10 mil aos 50 mil km sío prí³ximos aos do Corolla, com um dos mais competitivos pacotes de manutençío em seu segmento.

CORES

Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e Vermelho Emoçío.

Viagem para o lançamento do Prius a Brasília foi realizada a convite da Toyota.

COMPARTILHAR

Escreva um comentário