Havia uma grande curiosidade de como Donald Trump iria se comportar diante do primeiro debate presidencial rumo a Casa Branca, com transmissão ao vivo para cerca de 100 milhões de expectadores. Muitos achavam que Trump seria orientado a ser menos agressivo contra a candidata democrata, pelo menos neste primeiro debate. Bem que ele tentou … mas … após uns 15 minutos… partiu para cima de Hillary com a agressividade que lhe é característica, perguntando entre outras coisas, porque a candidata que está na política há 30 anos, não fez as coisas que está sugerindo agora.

Hillary começou o debate calma, mas após cerca de 45 minutos de debate com Trump, demonstrava desconforto com a agressividade do candidato republicano. No início Trump foi melhor no debate, por ser mais objetivo com as sugestões para melhorar a economia americana. Hillary foi mais genérica e professoral, enquanto de defendia da “fúria” de Trump.

No dia seguinte nos Estados Unidos, as primeiras pesquisas da sucessão presidencial indicam que Hillary Clinton venceu o primeiro debate contra Donald Trump na corrida pela Casa Branca. A democrata absorveu os ataques do republicano, que demonstrou muita impaciência e agressividade.

Os dois candidatos precisavam se mostrar calmos, equilibrados e bem informados sobre os problemas do país, a começar pela economia. A democrata Hillary Clinton disse que iria defender a classe média e aumentar o salário mínimo. O candidato republicano, Donald Trump, prometeu cortar impostos dos mais ricos para estimular os empresários a criar novos postos de trabalho.

Perguntado sobre por que se recusa a divulgar declaração de Imposto de Renda, como é tradição na campanha americana, Trump ofereceu um acordo. “Vou mostrar meu Imposto de Renda se Hillary entregar os 33 mil e-mails que ela apagou do servidor”, afirmou. Hillary não aceitou a provoção e seguiu com as cobranças. “Ele deve ter algo terrível a esconder”, disse a candidata democrata.

Sobre o tema do comércio exterior, Trump defendeu os empregos para os americanos e acusou o ex-presidente Bill Clinton de fechar o pior acordo da história, o Nafta, a área de livre comércio da América do Norte, que inclui Estados Unidos, México e Canadá. Hillary rebateu: “Você vive a sua própria ‘realidade'”.  Trump disse que as fábricas americanas saíram dos EUA e foram para outros países com o  México.

Os americanos pararam para assistir ao debate entre Hillary e Trump. Os dois candidatos se concentraram em conquistar os eleitores indecisos, que devem decidir a eleição americana.

 

 

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.