Equipe de pista afina os treinos para o GP Brasil de Fórmula 1

COMPARTILHE

Os membros das equipes médica e de resgate passaram horas debruçados sobre o cockpit de um carro de F1, treinando o resgate e atendimento do piloto. Este foi o final de semana do quarto e último treino coletivo das equipes de pista para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro em Interlagos. O ensaio final será no dia 29 de outubro, durante o “Simulado Geral”.

O cockpit, que traz o emblema da FIA, divulgando sua campanha de segurança e sustentabilidade no automobilismo esportivo, é o melhor instrumento para preparar as equipes que cuidam de dois aspectos cruciais em uma corrida de F1: a remoção de um piloto em caso de acidente e a rápida intervenção dos médicos. O treino de extração do piloto pode ser executado com o cockpit na posição normal ou tombado para o lado esquerdo ou direito, quando a cabeça do piloto fica protegida pelo santo antônio. Nesse segundo caso, o primeiro médico a chegar é obrigado, praticamente, a entrar embaixo do carro para avaliar as condições do piloto.

O cockpit da FIA traz todas as características de um carro de F1 com as caixas laterais, santo antônio, banco removível, volante e cinto de segurança. O cockpit permite que o treinamento seja muito próximo da realidade de um carro de F1.

“Esta simulação faz com que a equipe enfrente uma situação, praticamente, idêntica à que pode enfrentar nos treinos ou na corrida” diz o diretor esportivo do GP Brasil, Alfredo Tambucci Jr.

Além de Tambucci Jr, o treinamento foi dirigido pelo novo diretor de prova Felippe Biazzi e pelo diretor médico do GP Brasil, Dino Altmann. E o cockpit voltará a ser utilizado também na semana no GP. Na quinta, dia 10 de novembro, haverá um exercício no box da equipe Mercedes e, na sexta, na pista, com a presença do delegado-médico da Federação Internacional de Automobilismo.

Os ingressos para o GP Brasil de Fórmula 1 – 2016 estão à venda através do único site oficial do evento – www.gpbrasil.com.br.  O GP Brasil de F1 também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

 

Deixe uma resposta

*