Em sua primeira eleição, o candidato do PSDB impressiona e vence a disputa com 53,29% dos votos válidos.

João Doria, do PSDB, foi eleito neste domingo prefeito de São Paulo para os próximos mandato. O empresário teve 53,29% dos votos válidos. Doria é o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos. Ele toma posse em 1º de janeiro de 2017.

Em seu discurso de vitória no domingo (2), João Doria Júnior, fez questão de homenagear lideranças históricas como os ex-governadores do Estado André Franco Montoro e Mario Covas. Dória também lançou a candidatura do governador Geraldo Alckmin à Presidência da República, em 2018. Alckmin foi o padrinho de sua candidatura a prefeito de São Paulo, muito combatida dentro no próprio PSDB.

Doria afirmou que Alckmin era um “iluminado” e não havia “mal de se desejar” ser presidente da República. “Vamos às prévias [para escolher o candidato tucano à Presidência], sim, para demonstrar o sentimento democrático do PSDB e depois demonstrar aos partidos que estarão ao nosso lado”.

João Doria Junior fez questão também de homenagear, outras lideranças do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro das Relações Exteriores, José Serra (“um homem de bem”), e os senadores paulistas Aloysio Nunes Ferreira e José Aníbal. Ele também acenou amistosamente a um dos árduos adversários de sua candidatura, o ex-governador Alberto Goldman. “Ele merece o meu respeito.” E repetiu a fala contemporizadora a todos os outros que se opuseram ao seu nome, “aqueles que têm posição diferente da nossa”.

A vitória de Doria fortalece o governador Geraldo Alckmin em suas pretensões para a presidência para a república. Doria se impôs sobre outros nomes do PSDB, como Andrea Matarazzo que abandonou o partido e se uniu a Marta Suplicy do PMDB. Uma das surpresas da eleição a prefeitura de São Paulo, foi a queda da senadora Marta Suplicy, que ocupou a segunda posição nas pesquisas, mas terminou apenas na quarta colocação com 10,11% dos votos válidos.

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO A PREFEITO DE SÃO PAULO

1 РJọo Doria (PSDB): 53,42%

2 – Fernando Haddad (PT): 16,68%

3 – Celso Russomanno (PRB): 13,58%

4 – Marta (PMDB): 10,11%

5 – Luiza Erundina (PSOL): 3,16%

6 – Major Olimpio (SD): 2,05%

7 – Ricardo Young (REDE): 0,45%

8 – Levy Fidelix (PRTB): 0,38%

9 РJọo Bico (PSDC): 0,10%

10 – Altino (PSTU): 0,08%

11- Henrique Áreas (PCO): 0,02%

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.