Apresentado no Sal?o do Autom?vel de S?o Paulo em 2016, o novo SUV compacto da Honda vai se posicionar entre o Fit e o HR-V. Motor 4 cilindros 1.5 i-VTEC flex, com 116 cv de pot?ncia e c?mbio CVT.

 

AMAURI TERUO YAMAZAKI – Sumar?- SP

A Honda do Brasil surpreendeu a todos ao convocar a imprensa especializada para apresentar seu novo SUV, no ?ltimo dia de janeiro. Com o WR-V, a montadora vai ampliar a sua linha de modelos no Brasil, com o lan?amento de um utilit?rio esportivo compacto, a partir do dia?25 de?mar?o deste ano.

Segundo a Honda o projeto foi desenvolvido no Brasil (na sede da Honda South America na cidade de Sumar?-SP) e possui caracter?sticas de versatilidade e robustez, em um tamanho compacto posicionando entre o Fit e o HR-V. O modelo n?o ser? apenas para o mercado brasileiro e entrar? no portfolio dos modelos globais da Honda.

De acordo com a montadora, o WR-V foi?direcionado para os clientes que querem um SUV, mas ainda n?o possuem condi??es financeiras para comprar o HR-V, o ve?culo mais vendido da Honda no Brasil. O seu p?blico deve ser predominantemente jovem e com uma grande quantidade de solteiros.

Batizado de ?Little Giant? pelos engenheiros brasileiros, o modelo ? traduzido na forma de um SUV robusto, com uma carroceria compacta, mas com amplo espa?o interno e versatilidade, aliado a uma mec?nica consagrada (motor do City e do Fit),?com baixo consumo de combust?vel.

O WR-V ? o lan?amento mais importante da Honda Autom?veis no Brasil em 2017, quando a empresa comemora 20 anos da fabrica??o de autom?veis no pa?s. O ve?culo j? est? sendo produzido na f?brica de Sumar? no interior do Estado de S?o Paulo, juntamente com Civic, HR-V, City e Fit.

A f?brica da Honda?em Sumar? opera a 100% de sua capacidade instalada operando?em dois turnos. Caso a economia brasileira apresente uma recupera??o consistente, a empresa poder? inaugurar a f?brica de autom?veis de Itirapina, tamb?m no interior de S?o Paulo, com uma ?rea cinco vezes maior que a f?brica de Sumar?.

 

Issao Mizoguchi - CEO da Honda para Am?rica Latina durante o pr?-lan?amento do WR-V em Sumar?-SP. Foto: Amauri Teruo Yamazaki
Issao Mizoguchi – CEO da Honda para Am?rica Latina, durante o pr?-lan?amento do WR-V. Foto: Amauri ?Yamazaki

DESIGN

O design externo do WR-V assemelha-se ao do Fit, principalmente na dianteira e na lateral. Na traseira novos far?is d?o uma diferencia??o maior para o novo modelo. Por?m, ele ? mais robusto (3,9 cent?metros mais largo) que o Fit, com uma frente elevada e?com mais presen?a, e com grade frontal que caracteriza a linha de SUVs da Honda. Ele tamb?m se diferencia do Fit por vir equipado com far?is com luzes de uso diurno em LED.

O WR-V possui design envolvente, com padr?es de forma trapezoidais, como na grade inferior frontal, nas rodas e nas molduras dos para-lamas.

O design traseiro e sua lateral trazem tra?os mais horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura. Seu desenho traz harmonia, com entre-eixos mais largo que o Fit, boa altura de rodagem e conjunto de roda/pneu com grande di?metro. Ele ? complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras marcantes.

Design mais robusto que o Fit, maior altura do solo, maior dist?ncia entre-eixos e suspens?o refor?ada. Foto: Honda
Design mais robusto que o Fit, maior altura do solo, maior dist?ncia entre-eixos e suspens?o refor?ada. Foto: Honda

CONCEITO DIN?MICO

O conjunto din?mico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, v?o livre e ?ngulos de ataque e sa?da compat?veis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade?do modelo. El? ? 4,7 cm mais alto que o Fit, de quem aproveita a plataforma, mas o chassi e as suspens?es s?o diferentes, mais robustas. Segundo os engenheiros da Honda, andando com o modelo ? poss?vel perceber bem a diferen?a entre o Fit e o WR-V.

Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e?179 mm?m de altura livre do solo, o WR-V traz medidas compactas que o tornam ?gil de condu??o nos centros urbanos. Os 17,9 cm de v?o livre do solo e os ?ngulos de ataque e sa?da de 21? e 33?, garantem boa?entrada e boa sa?da?em pisos mais irregulares, comuns no Brasil.

A suspens?o adota amortecedores com batente hidr?ulico e di?metro de cilindro refor?ado, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria, garantindo estabilidade mesmo com uma altura do solo mais elevada. As buchas frontais s?o mais robustas, bem como a travessa de suspens?o, com enfoque no conforto de rodagem.

O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de dire??o EPS (Electric Power Steering), ? eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.

As rodas de 16 polegadas trazem composto de alum?nio com liga diferenciada, que reduz o ru?do de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e baixa vibra??o. Um pacote ac?stico completo, com isoladores instalados em diversos pontos do carro, colaboram para manter o sil?ncio a bordo.

Lan?amento oficial do WR-X ser? em mar?o deste ano. Foto: Honda
Lan?amento oficial do WR-X no Brasil?ser? em mar?o deste ano. O pa?s ser? o primeiro?a receber o novo?modelo global da Honda.?Foto: Honda

INTERIOR

O WR-V traz um interior amplo com acabamento e materiais lembrando bastante o interior e o painel do Fit. Uma das inova??es est? no sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh) permitindo diversas configura??es de assentos e a acomoda??o de objetos de grandes dimens?es. O modo Refresh permite ainda assoalho plano, que amplia o espa?o ?til para bagagens.

Os bancos envolventes com padronagens in?ditas de revestimento, que diferem conforme a cor da carroceria, permitindo um estilo ?nico ao SUV, n?o adotado em nenhum outro modelo da Honda. S?o duas combina??es de cores do revestimento navalhado ? preto e prata ou preto e laranja ? que conferem um visual din?mico, moderno e diferenciado para o interior do WR-V, quebrando a monotonia do preto. No painel, um friso horizontal aumenta a sensa??o de amplitude do interior, e pelo quadro de instrumentos com computador de bordo multifun??es Bluemeter.

 

Painel e interior semelhante ao do Fit. Foto: Honda
Painel e interior semelhante ao Fit. Foto: Honda

 

bancos
Com o WR-V a montadora introduz bancos e interior em duas tonalidades para quebrar a monotonia do preto. Foto: Honda

 

MOTOR E C?MBIO

O WR-V ? equipado com o motor 4 cilindros 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletr?nico vari?vel de sincroniza??o e abertura de v?lvulas, mesmo motor do Fit e do City. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das v?lvulas para obter a m?xima efici?ncia em diferentes regimes de rota??o.

Com isso, o WR-V traz excelente desempenho e economia de combust?vel, que garantiu nota A na avalia??o do Conpet na categoria ?esporte utilit?rio compacto?, com agilidade similar a de ve?culos com maior cilindrada.

Com etanol, o motor gera 116 cv de pot?ncia a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque ? 4.800 rpm.? Com gasolina, s?o 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m ? 4.800 rpm.

O c?mbio autom?tico?CVT possui conversor de torque, proporcionando resposta r?pida e acelera??o linear sem trancos.

Segundo Roberto Akiyama vice-presidente da Honda, inicialmente ser?o produzidos somente modelos com c?mbio autom?tico.

LAN?AMENTO NO BRASIL

O WR-V ser? comercializado no Brasil a partir de mar?o de 2017 e, posteriormente, tamb?m em outros pa?ses da Am?rica do Sul, pois agora faz parte do portfolio dos modelos globais da montadora.

De acordo com a Honda o nome do WR-V significa Winsome Runabout Vehicle, ou ve?culo recreacional e cativante.

O pre?o ainda n?o foi?divulgado mas?deve partir de R$ 70.000,00.

 

Pr?-lan?amento do WR-V foi na sede da Honda South Am?rica na cidade de Sumar?-SP.
Pr?-lan?amento do WR-V foi na sede da Honda South Am?rica na cidade de Sumar?-SP. Foto: Amauri Teruo Yamazaki
Viagem para o pr?-lan?amento do WR-V a convite da Honda.

 

 

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