O design da nova frente que j? havia sido introduzida na linha Premium e Platinum, agora passa para toda a linha.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – S?o Paulo – SP

Testamos o Toyota Etios Sed? X 1.5 autom?tico modelo 2018 da Toyota para avalia??o. O modelo X ? o mais b?sico da linha e n?o vem equipado com sistema de som. Basicamente a principal mudan?a est? no desenho da nova frente, muito mais bonita, que j? havia sido introduzida em 2016 em dois modelos mais caros da linha.

Uma das novidades est? no novo desenho da frente ter sido realizada no novo Centro de Design da Toyota em S?o Bernardo do Campo ? SP, por projetistas brasileiros, com suporte da matriz. Com este centro de design a Toyota do Brasil ganhou autonomia e agilidade, para realizar o que achar necess?rio para satisfazer principalmente os clientes brasileiros, de longe; o maior mercado da Am?rica do Sul.

Destaques para os novos para-choques dianteiros e traseiros e a nova grade, que trouxe ao modelo maior sofistica??o.

O Etios X 1.5 sed? ? um carro f?cil de dirigir e caracteriza-se pela agilidade, robustez e maciez da suspens?o, al?m de grande espa?o interno e tamb?m do seu porta malas com 562 litros, um dos maiores da categoria.

No tr?nsito o motor 1.5 responde bem e n?o perde em nada para os outros motores 1.6 aspirados da concorr?ncia. O c?mbio autom?tico de 4 marchas herdado do Corolla 2013 foi adaptado para atender as especifica??es do Etios, proporcionando bom desempenho, com gasolina ou etanol.

Nota-se principalmente em S?o Paulo, que muitos taxistas passaram a eleger o Etios como um dos melhores modelos para trabalhar, devido ?s caracter?sticas mencionadas acima, aliada ao baixo custo de manuten??o e excelente valor de revenda. Grande parte dos taxistas que compraram o Renault Logan substitu?ram o carro pelo Toyota Etios, que por fora tem mais ou menos as mesmas dimens?es, mas com uma performance e confiabilidade muito superior. A diferen?a ? grande.

O porta malas do Etios ? alto e comprido, o que impressiona as pessoas que n?o conhecem o carro. Para se colocar a bagagem no fundo do porta malas, a pessoa?tem de entrar com mais da metade do corpo dentro do compartimento.

O motor do?Etios?avaliado?foi um 4 cilindros,?1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC 16 v?lvulas, com 107 cv de pot?ncia a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, tamb?m a 5.600 giros, com gasolina. A transmiss?o autom?tica de 4 velocidades, facilita muito a vida do motorista.

Em nossa avalia??o o?sed? fez 7,0 km por litro na cidade com etanol e 9,5 km por litro com gasolina, tamb?m em trecho urbano. Fomos os primeiros a pegar o carro com apenas 40 quil?metros rodados. Ap?s uns 4.000 km o carro tende a ser um pouco mais econ?mico.

O?Etios?vem com?dire??o eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combust?vel; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advert?ncia para portas abertas, chave na igni??o e cinto de seguran?a; vidros dianteiros e traseiros com acionamento el?trico, sendo o do motorista com fun??o auto-down; travas el?tricas; entre outros itens de conforto, conveni?ncia e seguran?a, al?m dos obrigat?rios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de ?ltima gera??o.

ACABAMENTO INTERNO

Todas as vers?es t?m interior predominante em tons escuros e painel com acabamento Total Black. O painel de instrumentos?vem com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolu??o, o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes c?rculos re?nem as informa??es de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o term?metro do motor, o esquerdo, o veloc?metro e o indicador de combust?vel. A tela exibe diversas informa??es sobre condu??o, em proje??o tridimensional. Entre elas, a marcha que est? sendo utilizada na transmiss?o autom?tica.

P1040549
Display de 4.2 polegadas digital TFT no painel de instrumentos. Foto: Amauri Yamazaki

SEGURAN?A

O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do Pa?s a conquistar quatro estrelas (de cinco poss?veis), em prote??o para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colis?o do Latin NCAP. Todas as vers?es s?o equipadas com airbag frontal duplo e freios ABS com distribui??o eletr?nica de frenagem (EBD).

CUSTO DE MANUTEN??O

De acordo com a montadora at? os 60.000 km, o custo total com revis?es ? de pouco mais de R$ 2.600,00, um dos menores do mercado.

Baixo custo de manuten??o, excelente valor de revenda e uma das duas melhores assist?ncias t?cnicas do pa?s, fazem do Etios um dos modelos com melhor custo benef?cio do segmento. Foto: Amauri Yamazaki
Baixo custo de manuten??o, excelente valor de revenda e uma das melhores assist?ncias t?cnicas do pa?s (junto com a Honda), fazem do Etios um dos modelos com melhor custo benef?cio do segmento. Foto: Amauri Yamazaki

 

O QUE O ETIOS SEDàTEM DE SOBRA

  • Confiabilidade
  • Excelente valor de revenda
  • Assist?ncia t?cnica eficiente com baixo custo de manuten??o.
  • Boa mec?nica
  • Bom?espa?o interno e?excelente porta malas com capacidade para 562 litros.

O QUE FALTA NO ETIOS SED?

  • Sistema de som de linha
  • Sensor sonoro no para-choque traseiro (devia ser obrigat?rio em todos os carros nacionais)
  • Melhor posicionamento da trava manual das portas que fica atr?s do volante, em um lugar escondido e?de dif?cil acesso.
  • Trava autom?tica nas portas

PRE?OS DA LINHA ETIOS SED? 2018

X 1.5L 16V manual?R$ 50.690,00

X 1.5L 16V autom?tico?R$ 55.590,00

XS 1.5L 16V manual?R$ 53.990,00

XS 1.5L 16V autom?tico?R$ 58.890,00

XLS 1.5L 16V autom?tico?R$ 64.190,00

Platinum 1.5L 16V autom?tico?R$ 68.390,00

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.