SDA jun18

Em seu estande, fabricante faz homenagem à história dos primeiros 781 imigrantes que desembarcaram no país

Durante o Festival, a Toyota também celebra os 60 anos de presença no Brasil

São Paulo – SP

A Toyota do Brasil participa do 21º Festival do Japão como uma das principais incentivadoras do evento objetivando preservar, divulgar e manter a cultura japonesa para novas gerações.

O festival acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, de 20 a 22 de julho.

Para esta edição, o tema proposto pela organização (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) foca nos 110 anos da Imigração Japonesa no País. Além de homenagear a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, em 2018 a Toyota do Brasil também celebra 60 anos de atividade em território nacional.

Em seu novo estande com o dobro da área utilizada em 2017, a Toyota montou uma composição cenográfica com 781 luzes, em alusão à história dos primeiros imigrantes japoneses que vieram a bordo do navio Kasato-Maru e chegaram ao Brasil para trabalhar nas fazendas de café do Estado de São Paulo, em 18 de junho de 1908.

A quantidade de luzes corresponde ao número exato de japoneses que estavam na embarcação.

P1060250
Estande da Toyota esteve  localizado na entrada da rua principal do Festival. Foto: Amauri Yamazaki

No espaço reservado da Toyota, uma linha do tempo levará os visitantes para uma viagem, em uma trajetória de 60 anos atrás, data do início das operações da fabricante no País.

Em destaque na frente do estande, a marca exibe o recém-lançado Yaris, nas versões hatchback e sedã, o compacto Etios, o sedã médio Corolla, o SUV RAV4 e o protótipo do Prius flex, que combina a tecnologia híbrida com etanol, inédita no mundo e anunciada pela Toyota em março deste ano.

A Lexus, marca de luxo da Toyota, também garante presença no Festival do Japão com a exposição do utilitário RX 350.

ATRAÇÕES DO ESTANDE DA TOYOTA

Como parte da celebração de 60 anos de atuação no País, a Toyota montou uma área exclusiva na entrada do Pavilhão para exibição do Bandeirante. Os visitantes poderão tirar uma foto com vestimentas características da cultura japonesa ao lado do veículo e postar em sua conta no Instagram.

Logo após utilizar a hashtag #Toyotafestivaldojapao, em perfil aberto, a foto será impressa e poderá ser retirada gratuitamente pelo público no próprio estande da marca.

Rafael Change - presidente da Toyota do Brasil e Venezuela e Otacílio Nascimento da área de Relações Públicas da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, com Otacílio Nascimento, da área de Relações Públicas da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki

Origamis com TPS: Os visitantes do estande da Toyota serão desafiados a fazer individualmente seus origamis. Posteriormente, receberão orientação para aplicar o método TPS na montagem do origami em uma espécie de linha de produção.

Como resultado, a Toyota demonstrará a quantidade de origamis finalizados com atividades padronizadas, ritmo de produção e trabalho em equipe.

Caricatura Digital: Um profissional estará no estande da fabricante fazendo caricaturas pelo tablet, que serão impressas e entregues aos visitantes gratuitamente.

Área destinada a caricatura digital no estande da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki
Área destinada a caricatura digital no estande da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki

A expectativa da organização é receber cerca de 200 mil visitantes durante os três dias Festival.

No sábado, 21 de julho, haverá uma cerimônia especial de comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa com a participação de autoridades brasileiras e do governo japonês, além da presença da Princesa Mako, do Japão.

TPS no Festival do Japão
Pela primeira vez, o Festival do Japão conta com o suporte da metodologia de trabalho proposto pelo Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), que foca no gerenciamento e otimização de processos, industrial ou serviços, priorizando a qualidade dentro do menor prazo e com o menor custo.

Celso Simomura - Vice Presidente de Compras, Logística e Relações Públicas da Toyota do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki
Celso Simomura – Vice Presidente de Compras, Logística e Relações Públicas da Toyota do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

No Festival do Japão, o escopo para aplicação do TPS, orientado pela equipe de especialistas da própria fabricante, consistiu em aprimorar a experiência dos visitantes por meio de melhorias quanto à fluidez do fluxo de visitantes, tanto no pavilhão quanto na praça gastronômica.

Alexandre Kosima foi o responsável pela implementação do método TPS durante o Festival do Japão. Foto: Amauri Yamazaki
Alexandre Kosima foi o responsável pela implementação do método TPS durante o Festival do Japão. Foto: Amauri Yamazaki

O trabalho do TPS para o Festival teve início no começo deste ano. Parte dos representantes das províncias japonesas que atuam na praça de alimentação do Festival do Japão (kenjinkais) demonstrou interesse em conhecer mais sobre o TPS. Estes representantes, juntamente ao comitê de organização do evento, foram convidados para um treinamento básico sobre a filosofia do sistema, realizado na fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (SP).

No primeiro contato, os participantes foram imersos na essência do TPS, o valor agregado que a prática do sistema reflete na operação, como identificar desperdícios nos processos e implementar kaizens (conceito de melhoria contínua).

Posteriormente, o grupo de TPS da Toyota visitou o trabalho culinário realizado por algumas dessas províncias para captar etapas onde o sistema poderia contribuir para agilizar as atividades durante o Festival do Japão.

Um exemplo prático da economia gerada pelo TPS foi a montagem e finalização de um dos pratos. Na rotina normal, uma equipe de cinco integrantes levou aproximadamente 3,5 minutos para a conclusão da atividade.

Com melhorias simples realizadas com base no TPS, como alteração na sequência e aproximação de ingredientes e utensílios e definição do trabalho padronizado para cada voluntário, o tempo de preparo do mesmo prato caiu para 1,5 minuto, utilizando apenas dois integrantes.

Deputado federal Walter Ihoshi e Tiago Sugahara da Toyota do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki
Deputado federal Walter Ihoshi foi recepcionado por Tiago Sugahara da Toyota do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

A Toyota teve também a oportunidade de conduzir uma apresentação para todos os representantes das províncias envolvidas na organização do evento. Na ocasião, o grupo de TPS apontou algumas sugestões de melhorias, como por exemplo:

– Alteração de disposição (layout e quantidade) de mesas e cadeiras com o objetivo de maximizar o fluxo contínuo de pessoas, reduzindo possíveis interferências;
– Melhor distribuição nos pontos de vendas de ingressos no perímetro entre o estacionamento e a entrada do Pavilhão durante o evento;
– Incentivo para venda antecipada a fim de reduzir filas nas bilheterias do Pavilhão;
– Aprimoramento e intensificação na comunicação visual no Pavilhão para melhor orientação aos visitantes;

O prefeito de São Bernardo do Campo - SP, Orlando Morando visita o estande da Toyota durante o Festival do Japão. Foto: Amauri Yamazaki
O prefeito de São Bernardo do Campo – SP, Orlando Morando (centro), visita o estande da Toyota durante o Festival do Japão. A esquerda o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, a direita, Luiz Carlos Andrade Jr, da Toyota South América, acompanhado por Tiago Sugahara da área de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki
O prefeito de São Bernardo do Campo - SP, aproveitou e almoçou no estande da Toyota do Brasil, acompanhado por Rafael Suzuki, Luiz Carlos Andrade Jr e Tiago Sugahara. Foto: Amauri Yamazaki
O prefeito Orlando Morando de São Bernardo do Campo – SP, aproveitou a visita e almoçou no estande da Toyota do Brasil, acompanhado por Rafael Suzuki, Luiz Carlos Andrade Jr e Tiago Sugahara. Foto: Amauri Yamazaki

TPS no Guinness World Records
O Festival do Japão é considerado o maior evento da cultura japonesa no mundo. Por essa razão, um feito grandioso está sendo preparado pela comissão organizadora do evento. Trata-se da tentativa de entrada no Guinness World Records a partir da preparação de mais de 500 tipos diferentes de pratos, que deverá garantir o título de “Maior Mostruário de Pratos da Culinária Japonesa”. A avaliação será realizada pela auditoria do Guinness na manhã do dia 21 de julho.

A proposta é que cada uma das 47 províncias participantes do Festival faça, em média, dez pratos, com ao menos dois ingredientes diferentes. A avaliação será baseada em quantidade e ingredientes, além de outros critérios.
Tudo será preparado por uma equipe de cerca de 20 voluntários do Festival que constituem a denominada Comissão Guinness, montada especialmente para o projeto. Nove membros do grupo de TPS da Toyota do Brasil também prestarão suporte para essa atividade.

Para a conquista do recorde no Guinness, o TPS apoiará todo sistema logístico, desde o gerenciamento na entrega dos pratos, até gestão visual para identificação de possíveis anormalidades nos processos.

Steve St. Angelo posa com as gueixas durante o Festival. Foto: Amauri Yamazaki
Steve St. Angelo posa com as gueixas no estande da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki
Celso Simomura, Tiago Sugahara e Otacílio Nascimento recepcionam as gueixas no estande da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki
Celso Simomura (esquerda), Tiago Sugahara (centro) e Otacílio Nascimento (direita) recepcionam as gueixas no estande da Toyota durante o Festival do Japão. Foto: Amauri Yamazaki

Sobre o TPS
O TPS foi desenvolvido no pós-Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, chefe de produção da Toyota na época, e começou a ser empregado nas décadas de 60 e 70, sempre operando sob dois pilares: o Just-In-Time, ou seja, produzir e transportar aquilo que é necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária; e o Jidoka, conceito que propõe 100% de qualidade de produção sem permitir que um defeito ou falha siga sem ser identificado.

A Toyota do Brasil possui um grupo de profissionais especializados em práticas de TPS, responsável por aplicar os princípios deste sistema por meio de parcerias.  A mais recente aplicação do TPS fora do ambiente industrial foi no Hospital Santa Cruz, em São Paulo.

Neste caso, as intervenções realizadas pela equipe de TPS da Toyota reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro leva para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento foi reduzida em pelo menos 30 minutos. O profissional passou a iniciar a medicação mais rápido e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.

Festival do Japão – 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Data: 20, 21 e 22 de julho de 2018
20/07 (sexta) das 12h às 21h
21/07 (sábado) das 9h às 21h
22/07 (domingo) das 10h às 18h
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – SP

SDA jun18

Equipe da Toyota durante o Festival do Japão. Foto: Amauri Yamazaki
Equipe da Toyota durante o Festival do Japão. Foto: Amauri Yamazaki

Ebrats-850x120

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.