São Paulo – SP

O projeto itinerante “Sabores da Mantiqueira”, do professor Vitor da Costa Pompeu, professor de Gastronomia do Senac, de Campos do Jordão, será uma das atrações da 7ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que acontece por três finais de semana de novembro – 1 a 4, 9 a 11 e 15 a 18 – na cidade de Gonçalves, Sul de Minas Gerais, com o apoio pedagógico do Senac/Campos do Jordão.

Costa Pompeu e os professores Ricardo Barbosa e Vitor Rabelo vão orientar os agricultores locais a produzir, com qualidade, insumos naturais para o fornecimento a restaurantes da região. O projeto Sabores da Mantiqueira mapeia os produtores da região e identifica potenciais fornecedores, a quem – com a ajuda das prefeituras – são transmitidas informações técnicas, capazes de influenciar no resultado da oferta qualificada de alimentos.

Petiscos dos chefs podem ser degustados durante o evento. Divulgação

Em sua 7ª edição com o tema “Em Minas é assim!”, o festival é realizado pela Associação Pró-Turismo de Gonçalves, Gonçalvestur. Durante seis anos, o evento foi realizado no Centro Recreativo, localizado na área central da cidade. Este ano, porém, os organizadores conseguiram transferir o festival para o Ginásio Poliesportivo, também no centro, mas em local mais amplo e facilidades de estacionamento.

“Este ano, teremos 21 estandes no pavilhão do Centro Recreativo de Gonçalves, sendo 16 barracas de comidas da roça, de experiências gastronômicas da região da Mantiqueira e também comidas vegetarianas e veganas, além de dois estandes de produção associada ao turismo (um sítio e o Projeto Sabores da Mantiqueira) e três estandes de bebidas”, explica Fernanda Kurebayashi, proprietária da A Senhora das Especiarias e uma das organizadoras do evento.

Outra novidade do 7º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves é a extensão do evento por três finais de semana, nos dias 1 a 4, 9 a 11 e 15 a 18 de novembro, sendo que às quintas e sextas-feiras somente no horário do jantar; sábados, almoço e jantar; e aos domingos somente no almoço.

Evento: 7º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, “Em Minas é assim!”.
Local: Ginásio Poliesportivo
Endereço: Rua Amélia Gomes Vieira, 110, Gonçalves – MG

Programação:
1/11 (quinta-feira) – abertura, jantar a partir das 20h
2 e 3/11 (sexta-feira e sábado) – almoço das 12h às 16h / jantar das 19h às 23h
4/11 (domingo) – almoço das 12h às 16h

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.