Versão Freestyle tem motor 1.5 com 136 cv de potência e câmbio automático de 6 marchas.

São Paulo – SP

Avaliamos a versão aventureira do Ford Ka, o Freestyle, que estreou na linha 2019 acompanhada de um excelente pacote de equipamentos.

De cara, notamos que a cor “marron trancoso” (metálica) caiu bem no Freestyle, dando um aspecto distinto e elegante ao modelo.

Andando com o veículo notamos que o Freestyle é fácil de dirigir, tem altura elevada do solo e o novo motor 1.5, de 3 cilindros, entrega mais torque que o motor do Onix, seu principal concorrente. O torque é importante para as arrancadas e principalmente para as ultrapassagens, proporcionando força e agilidade ao veículo.

A posição do motorista e passageiros é agradável já que o Ka tem suspensão elevada dando uma agradável sensação de não ficar abaixo do veículo ao lado. Com isso o veículo supera sem dificuldades as lombadas e as valetas em seu caminho.

Design de um SUV e elevada altura do solo de 188 mm tornam o veículo atrativo. Foto: Amauri Yamazaki

A versão Freestyle é muito bem equipada sendo acompanhada de série por: 6 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de rampa, assistente de frenagem e emergência, tela de 6,5 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia Sync 3 com posição destacada no painel, retrovisores externos com indicador de direção, sensor de estacionamento traseiro, iluminação do porta luvas, iluminação do porta-malas, tapetes de borracha tipo bandeja, 4 alto falantes, câmera de ré, computador de bordo, bluetooth, controles de áudio no volante, rack no teto que suporta até 50 quilos, 2 entradas USB e leitura e envio de mensagens SMS e direção elétrica com sistema progressivo.

Painel de instrumentos e central multimídia elevada de 6,5 polegadas sensível ao toque. Foto: Amauri Yamazaki

Avaliamos a versão com câmbio automático de 6 marchas, sendo que existe uma versão com câmbio manual de 5 marchas.

O acabamento interno melhorou sendo superior aos seus principais concorrentes como o Chevrolet Onix e VW Gol.

Os bancos são forrados em couro e tecido e o acionamento dos espelhos retrovisores fica em uma posição que o motorista tem de se esticar para regular a melhor posição dos espelhos.

No banco traseiro cintos de segurança de três pontos retráteis para 3 passageiros.

As rodas são de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15, com pintura cinza perolizada.

MOTOR

Entre as novidades estão o novo motor 3 cilindros, 1.5 flex , em substituição ao 1.5 Sigma de 4 cilindros. A potência máxima é de 136 cv com etanol e 128 cv com gasolina. Torque máximo de 16,1 kgfm com etanol e 15,6 kgfm com gasolina, ambos a 4.750 rpm.

De acordo com a Ford, o Ka Freestyle 1.5 vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com câmbio automático e em 10,4 segundos com câmbio manual.

O Ford Ka tem o motor mais potente do segmento com 136 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

CÂMBIO

Automático de 6 velocidades na versão testada, sem borboletas no volante.

Câmbio automático de 6 velocidades com possibilidade de trocas manuais na própria alavanda. Duas entradas USB. Foto: Amauri Yamazaki

Câmbio manual também é novo, com vários melhorias para oferecer precisão, economia e baixo nível de ruído, incluindo peso reduzido e primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização.

CONECTIVIDADE

SYNC 3, a central multimídia com tela “flutuante” sensível ao toque de 6,5 polegadas e recursos de conectividade. Compatível com Android Auto, Apple CarPlay e dá acesso a vários aplicativos. Entre outras funções, permite a sincronização do Waze com aparelhos iPhone, além de Android, pela interface SYNC AppLink. Tem interface gráfica de alta velocidade, sistema de reconhecimento de voz aprimorado, atualização via USB e duas portas USB no painel para carga rápida de celulares.

Central multimídia elevada facilita bastante na leitura das informações. Foto: Amauri Yamazaki

ACÚSTICA

O Ka FreeStyle também é o carro mais silencioso da categoria. Seu pacote acústico inclui reforços estruturais na carroceria, para-brisa acústico e nova calibração das buchas da suspensão para redução dos ruídos de rodagem.

O Ka também ganhou nova calibragem de direção e reforços estruturais na carroceria que são notados quando o veículo passa por lombadas, dando uma sensação de robustez.

AIRBAGS

O modelo tem uma excelente oferta de equipamentos vindo equipado com 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina.

Ka Freestyle possui bom espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

SEGURANÇA

O modelo vem equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração e um sistema de proteção anticapotamento com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir o controle.

A estrutura da carroceria do Ka FreeStyle é reforçada com a aplicação de aços especiais e reforços adicionais nos pilares, no teto e no assoalho. Algumas peças tiveram sua espessura ampliada em até 1,2 mm. Também é o único da categoria com seis airbags – frontais, laterais e de cortina.

Assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento, setas nos retrovisores, alarme volumétrico e ganchos Isofix para cadeiras infantis são outros itens de segurança.

ESTRUTURA REFORÇADA

Além de maior altura livre do solo, de 188 mm, tem bitola ampliada em 30 mm para aumentar a estabilidade. Conta com eixo traseiro 30% mais rígido e barra estabilizadora de diâmetro maior (23 mm).

Estrutura reforçada proporciona sensação de segurança. Foto: Amauri Yamazaki

CONSUMO

No período em que realizamos a avaliação o veículo fez 10 km/l na cidade e 13,5 km/ na estrada, com gasolina.

TABELA DE PREÇOS:

Ka Freestyle manual: R$ 63.990,00

Ka Freestyle automático: R$ 68.490,00

Design acertado faz do Ka um sucesso de vendas no país. Foto: Amauri Yamazaki
Porta malas tem capacidade para 257 litros e vem acompanhado de um tapete de borracha tipo bandeja. Foto: Amauri Yamazaki

Divulgação
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.