Modelo pioneiro no conceito Neo Sports Café tem motor 4 cilindros com 141,4 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque

Preço: R$ 58.690,00

São Paulo – SP

A Moto Honda da Amazônia lançou esta semana a CB 1000R, um modelo 100% novo, projetada para oferecer uma performance esportiva e capaz de satisfazer quem busca uma moto para um passeio tranquilo.

Estas características estão na raiz do conceito Neo Sports Café, inaugurado pela CB 1000R, sendo um modelo de alta cilindrada que representa um marco no segmento de acordo com Alexandre Cury, diretor comercial da Moto Honda da Amazônia.

O motor oferece alta performance – nas três primeiras marchas, até os 130 km/h, a CB 1000R é mais rápida que a CBR 1000RR Fireblade, um verdadeiro “canhão”. Tamanha performance é administrada com a ajuda de uma sofisticada tecnologia eletrônica para dar conta de tanta potência.

Os quatro Riding Modes possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e do controle de tração.

Três dos Riding Modes são pré-ajustados: em RAIN a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado.

Honda CB 1000R já está disponível nas concessionárias da marca. Foto: Caio Mattos

No modo STANDARD o nível de potência, do controle de tração e do freio-motor é intermediário para os três parâmetros.

No modo SPORT a potência é ajustada em nível pleno, e tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo.

O quarto modo é o USER, que permite determinar o nível de cada um dos parâmetros de acordo ao gosto do piloto, e inclusive desligar o controle de tração.

O peso a seco é de apenas 199 kg, e a potência de 141,4 cv proporcionam à Honda CB 1000R uma relação peso-potência comparável à de superesportivas.

Tal realidade justifica escolha de componentes de alta especificação para a parte ciclística – suspensões e freios – que, em conjunto com o chassi monotrave de aço, oferecem a dirigibilidade esperada para uma super naked.

Conceito Neo Sports Café valoriza detalhes em metal
• Silhueta trapezoidal e ultracompacta
• Chassi monotrave de aço, de baixo peso
• Suspensões totalmente reguláveis Showa
• Freios dianteiros com cálipers de quatro pistões e fixação radial

O design da Honda CB 1000R procurou segue uma direção para se diferenciar das naked tradicionais.

Elementos como o farol Full LED e o suporte de placa, fixado à balança da suspensão monobraço traseira, permitiram evidenciar a curta rabeta de alumínio que incorpora a lanterna traseira em LED e alças para o garupa.

A iluminação Full LED da CB 1000R tem uma característica das DRL (Daytime Running Light) na dianteira e traseira.

Daytime Running Light na dianteira e na traseira. Foto: Caio Mattos

O painel de instrumentos, totalmente digital, conta com velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de combustível, relógio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do motor, computador de bordo (consumo médio, instantâneo e autonomia restante) indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração selecionados, além de luzes alerta para indicadores de direção, ABS, luz alta, sobreaquecimento do liquido de arrefecimento, corte do controle de tração, pressão do óleo do motor, injeção.

A CB 1000R conta com o HISS (Honda Ignition Security System), sistema de proteção eletrônica que garante o acionamento do motor apenas pela chave original

Quanto ao chassi, a trave única superior tem perfil quadrado, que na região dos suportes de pedaleiras se une a placas de alumínio onde está fixado o eixo da balança monobraço da suspensão traseira.

As medidas fundamentais do chassi determinam a inclinação da coluna de direção a 25º e do trail, de 100 mm. A distância entre eixos é de apenas 1.452 mm e a distribuição de peso é de 49/51% (frente/trás).

Design é um dos pontos forte da CB 1000R. Honda

A posição de pilotagem resultante do triângulo formado por guidão, assento e pedaleiras é confortável.

A altura do guidão em relação ao nível do assento favorece um posicionamento ereto, com adequado encaixe dos joelhos no tanque.

A suspensão dianteira, ajustável, é uma Showa SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston), cuja principal característica é abrigar todas as funções de amortecimento de um lado e reservar o outro lado para a mola.

Trata-se de uma arquitetura que garante, ao mesmo tempo, resposta uniforme, conforto e controle em todas as condições de condução.

Na traseira a balança monobraço está ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regulável.

O sistema de freios é composto de discos flutuantes de 310 mm na dianteira com cálipers radiais com quatro pistões.

Na traseira, o cáliper de dois pistões age no disco único de 256 mm.

A roda traseira côncava calça pneu de 190/55 ZR17, na frente o pneu tem medida 120/70 ZR17.

Conceito Neo Café. Honda

Motor de quatro cilindros em linha é derivado da Fireblade

• Emissão de torque privilegia as médias rotações
• Acelerador eletrônico, três Riding Modes predefinidos e um personalizável
• Três níveis de potência, freio-motor e controle de tração
• Sistema de escape 4×2
• Embreagem deslizante com comando hidráulico

O motor DOHC de 998cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm.

O sistema de alimentação PGM-FI se vale de quatro corpos de borboleta de 44 mm de diâmetro que “respiram” em uma caixa de filtro de ar cujos dutos favorecem o fluxo de modo a maximizar a respiração do motor.

O sistema de escape 4×2 conta com quatro catalisadores e sonoridade de uma streetfighter puro-sangue assim que são superados os 5.500 rpm.

O câmbio de seis marchas atua em conjunto com a embreagem deslizante de comando hidráulico, equipamento que auxilia nas reduções de marcha mais radicais em pilotagem esportiva, limitando eventuais perdas de aderência do pneu traseiro que poderiam causar instabilidade.

A escolha entre os quatro Riding Modes ocorre através de comando situado no punho esquerdo do guidão.

É possível visualizar no painel de instrumentos o nível escolhido para a seleção personalizável (USER) atuando individualmente no nível de potência do motor (P), do freio-motor (EB) e do controle de tração (HSTC), sendo que este último pode ser desativado.

Outro dispositivo personalizável é o shift light, luz que indica o momento para efetuar a troca para uma marcha superior.

Honda CB1000R inaugura o conceito Neo Café. Foto: Honda

PREÇO e GARANTIA

A Honda CB 1000R tem preço público sugerido de R$ 58.690,00 (base Estado de São Paulo).

As cores são o vermelho metálico e o preto perolizado.

A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance que garante a assistência 24 horas em países da América do Sul.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.