• Assistente Ativo de Frenagem, Assistente de Fadiga e Assistente de Subida em Rampa

• Sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos, operação mãos livres e câmera de ré

• Mais potência e torque para o motor OM 651 CDI

São Paulo – SP

Robusta, inteligente, interativa e inovadora, a nova Sprinter começará a ser comercializada no Brasil até o final deste ano.

Ela traz muitas novidades tecnológicas inéditas no País, o que consolida sua posição de líder em inovação no mercado de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT – peso bruto total).

“Nova Sprinter. 100 % PRA VOCÊ!” – este é o posicionamento mundial do produto que agora se estende também ao mercado brasileiro, destacando mais valor agregado aos clientes em tecnologia, interatividade, segurança, conforto e performance.

De acordo com a montadora, a Sprinter oferece o melhor custo/benefício de sua categoria.

A novidade é a introdução do sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia.

Esse item opcional oferece mais praticidade para o dia a dia do motorista, além de conforto e segurança.

Seu cockpit é similar ao de um automóvel, com alto padrão de ergonomia e bem-estar a bordo.

A marca inova com recursos como a direção elétrica e o Keyless Start, acionamento do motor sem o uso da chave.

O volante é semelhante ao de um carro de passeio, com design moderno e acabamento refinado.

Motores mais potentes

O consagrado motor OM 651 CDI da Sprinter é reconhecido no mercado pela eficiência, durabilidade e padrão de consumo.

Com maiores potências, a Sprinter ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm).

A versão 416 CDI traz mais uma vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.

Com o novo portfólio, a Sprinter continua oferecendo a maior linha de veículos comerciais leves para atender todos os clientes e todas as demandas do segmento.

São 60 modelos entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos.

Novos faróis valorizam o design

O design externo da Sprinter está cada vez mais moderno e reforça seu clássico perfil, destacando-se por suas linhas harmônicas, pela estrela de grandes proporções no centro da grade frontal e por suas linhas aerodinâmicas aprimoradas, o que resulta em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível.

Os novos faróis agregam valor estético e econômico aos clientes. A altura do farol, numa posição elevada, mantém a elegância e beleza do design ao mesmo tempo em que oferece mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos. Isso aumenta a durabilidade do conjunto de faróis e reduz os custos de reposição de peças.

Tecnologia de segurança

A introdução do ABA, do Assistente de Fadiga e do Assistente de Subida em Rampa amplia ainda mais o padrão de segurança ativa da Sprinter, que já é destaque no Brasil por tecnologias exclusivas como o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist).

Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light).

Sprinter recebe o ABA 

A Sprinter traz para o Brasil o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas.

À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.

O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres.

Assistente de Fadiga

O Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.

O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor.

Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h.

Assistente de Subida em Rampa

Para maior conforto de dirigibilidade, a nova Sprinter passa a contar com o Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid). Essa tecnologia auxilia o condutor nas partidas em aclives. A Sprinter permanece com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o veículo. Isso traz mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás.

Pioneiro ESP Adaptativo

Este programa de estabilidade é um dos principais diferenciais tecnológicos da Sprinter, que foi a primeiro veículo comercial leve a trazer essa inovação para o Brasil em 2012. O ESP reduz significantemente o risco de derrapagem e capotamento, mesmo em situações críticas, além de garantir maior estabilidade do veículo.

Além de suas 9 já conhecidas funções, o ESP ganhou 4 novos sistemas como o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem) que juntamenete com os demais itens do ESP visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.

O programa integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).

Assistente de Vento Lateral

O Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) faz o acionamento unilateral dos freios para amenizar o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória sem a intervenção do motorista. O motorista é informado que o sistema está ativo por meio de uma mensagem no painel.

O sistema é ativado a partir de uma velocidade de cerca de 80 km/h, utilizando os sensores do ESP para detectar fortes rajadas de ventos laterais.

As correções da trajetória são realizadas automaticamente pelo sistema, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo.

O sistema é ativado por meio de frenagem das rodas do lado que o veículo recebe a rajada de vento, reduzindo significativamente a mudança de trajetória.

Luzes de Circulação Diurna

Também já disponível na Sprinter, as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light) ligam-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, desde que o interruptor das luzes esteja na posição de desligado.

Câmera de ré com visor no display MBUX

Novidade para vans e furgões da nova Linha Sprinter. Disponível para a configuração com display MBUX, a câmera de ré traz mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras. Isso resulta em mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros e objetos.

Pacote de segurança mais abrangente

A nova Sprinter receberá também diversos outros itens já disponíveis na linha atual, reforçando o alto padrão de segurança do veículo: freios a disco, airbag duplo, sistema SRS (tensionador do cinto de segurança), luzes de freio adaptativas e piloto automático com limitador de velocidade.

Divulgação

Conceito monobloco garante a robustez estrutural do veículo

A estrutura da Sprinter foi desenvolvida para a preservação da vida dos ocupantes e isso está presente também na nova linha. O conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

Em caso de acidente, reduz a deformação do habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.

Numa eventual colisão, o motor é deslocado para baixo do veículo, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros.

Padrão de conforto em todas as aplicações

Em termos de conforto, a nova Sprinter traz duas inovações exclusivas para o mercado brasileiro: o Keyless Start e a direção elétrica.

O Keyless Start permite a partida do veículo sem o engate da chave. Basta o motorista estar dentro da Sprinter e com a chave do veículo (no bolso, por exemplo) para ligá-lo sem a necessidade de colocar a chave no contato.

Essa tecnologia traz conforto e praticidade para o motorista, além de mais segurança, porque o sistema automaticamente tranca o veículo assim que o motorista se afasta.

Já a direção elétrica se caracteriza por uma operação mais leve, com conforto similar ao de um automóvel. Isso se traduz em maior facilidade e praticidade de condução e manobras, aliviando esforços do motorista.

A nova Sprinter inova com um sistema de ar condicionado mais eficiente, com dois compressores para todas as versões. Com mais capacidade (11 kW), está disponível também para furgões com vidros.

A nova Sprinter dá um salto marcante em interatividade. A grande novidade é o MBUX, sistema multimídia exclusivo da Mercedes-Benz, item opcional para os clientes.

O MBUX utiliza uma tela touch screen de 7 polegadas, com controle por touch screen e também por botões no painel. Além de um novo rádio AM/FM, conta com entrada USB tipo “C” (para ocupantes da frente e passageiros) e caixas de som de duas vias na parte dianteira.

Outras inovações que chegam para a Sprinter com o MBUX são o espelhamento de aplicativos de smartphones (compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto), a função “hands-free” (mãos livres) com telefone e transmissão de áudio via Bluetooth® e câmera de ré na tela do MBUX.

Motor mais potente

O motor OM 651 CDI é o mesmo da atual linha Sprinter: biturbo de 2,2 litros e 4 cilindros, com injeção direta CDI (Common Rail Direct Injection).

A novidade é a nova parametrização eletrônica do motor com foco em melhor eficiência, o que resultou em maiores potências e torques: 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm (314 CDI Street) e 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm (416 CDI e 516 CDI).

Com maiores potência e torque, o OM 651 CDI da Sprinter otimiza sua performance e agilidade no trânsito, alcançando níveis melhores de arrancada e retomada de velocidade, condições muito importantes no interior dos bairros e nas ladeiras, além de maiores velocidades médias, aumentando a produtividade no transporte.

A caixa de câmbio dos chassis com cabina da nova linha Sprinter sairá de fábrica com preparação para instalação de tomada de força, oferecendo uma potência de 28 kW.

A nova Sprinter chegará ao mercado brasileiro pouco mais de um ano após seu lançamento no mercado europeu. Ela potencializa ainda mais os consagrados diferenciais da Sprinter no País, como o seu alto padrão de qualidade, agilidade, tecnologia, segurança, conforto e robustez. Também reforça a excelência em custo operacional, com mais rentabilidade para os clientes.

A Mercedes-Benz oferece serviços especializados e customizados para clientes do segmento, como o Plano de Manutenção Mercedes-Benz ServiceCare, o Mercedes-Benz Service24 Horas e os atrativos financiamentos do Banco e do Consórcio da própria marca.

Resumo das 18 novidades que a Nova Sprinter traz para o cliente

Segurança

  • Assistente Ativo de Frenagem (ABA)
  • Assistente de Fadiga (Attention Assist)
  • Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid)
  • Alarme na chave
  • Novos faróis em posição mais elevada

Interatividade

  • Sistema multimídia MBUX:

+ Tela digital touch screen

+ Espelhamento de aplicativos compatíveis do celular

+ Operação mãos livres (hands-free)

+ Entrada USB

+ Câmera de ré na tela multimídia

  • Volante multifuncional
  • Novo rádio
  • Entrada USB para motorista e passageiros

Conforto

  • Keyless Start
  • Direção elétrica
  • Novo cockpit com conceito similar a um automóvel
  • Novo volante similar ao de um automóvel
  • Novos compartimentos
  • Ar condicionado mais eficiente

Performance

  • Nova eletrônica do motor OM 651: mais potência e torque
  • Maior capacidade de carga para Sprinter 416 (220 kg a mais de PBT em relação ao atual 415)
  • Preparação para instalação de tomada de força no câmbio

 

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