O Onix 2020 ganhou novo design, nova mecânica turbo, mais espaço e novos itens de segurança e conforto.

São Paulo – SP

A General Motors investiu pesado no novo Onix mudando praticamente tudo no automóvel mais vendido do país.

Da geração anterior ficaram somente o motor 1.0 aspirado e o nome do carro.

Por fora, o hatch ganhou desenho mais reto acentuando a esportividade.

Na versão Premier, os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do modelo. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um efeito e proporciona uma aparência marcante.

O friso cromado destaca a linha de cintura elevada agregando sofisticação à versão Premier, que vem equipado com rodas de 16 polegadas com novo desenho.

As medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura (+ 41mm) , distância entre-eixos (+23 mm) e comprimento (+230mm). Com isso, o modelo passou a ter 4.163 mm de comprimento proporcionando mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro.

Novo Onix está maior, mais elegante e mais confortável. No banco traseiro o modelo é mais confortável que o Toyota Yaris e o Ford Ka. Rodas de liga leve 16 polegadas na versão Premier. Foto: Amauri Yamazaki

Por dentro, o novo painel de instrumentos é muito mais elegante que o da versão anterior com o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura.

Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.

Novo painel de instrumentos é muito mais elegante que a versão anterior. Sistema de som é superior ao do VW Polo, Ford Ka, Hyundai HB 20 e Toyota Yaris/Etios.   Foto: Amauri Yamazaki

Sistema multimídia MyLink de nova geração do tipo flutuante, facilita a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática na versão Premier.

Sistema multimídia flutuante é mais elegante e fácil de manusear. O ar-condicionado do novo Onix é o mais potente do segmento. Sistema de partida agora por botão (esquerda) Foto: Amauri Yamazaki

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço estão disponíveis para todas versões.

No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.

Volante com base reta para economizar espaço e comandos de som, telefone, computador de bordo e piloto automático. Foto: Amauri Yamazaki

Os passageiros do banco traseiro ganham dimensões ampliadas com o banco redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros, além de duas tomadas USB.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

NOVO MOTOR TURBO

Na mecânica, o Onix ganhou um novo motor 1.0 turbo com 116 cv de potência altamente eficiente que encara de frente o motor 1.0 turbo do VW Polo.

O torque é de 16,8 kgf.m e ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,1 segundos.

O consumo de combustível com gasolina durante o período de avaliação foi de 9,7 km/l na cidade conforme demonstra o computador de bordo.

O antigo motor 1.4 saiu de linha para o Onix.

Novo motor 1.0 turbo com 116 cv de potência trouxe um elevado nível de agilidade proporcionando prazer ao dirigir. Foto: Amauri Yamazaki

O motor 1.0 aspirado de 82 cv de potência continua nas versões de entrada.

CÂMBIO

Na versão testada Premier, câmbio automático de 6 velocidades.

DIRIGIBILIDADE

Com o motor turbo a Chevrolet resolve o ponto fraco do carro que estava na mecânica, se comparado ao Polo e demais concorrentes principais.

Com o novo motor o Onix proporciona prazer ao dirigir com uma agilidade acima da média do seu segmento. Quando o turbo entre em funcionamento é possível ouvir um leve “assovio” da turbina, o que vai agradar principalmente quem gosta de mecânica.

Durante o período de avaliação o consumo médio após percorrer 355,9 km foi de 9,7 km/l na cidade, com gasolina comum. Foto: Amauri Yamazaki

WIFI

O Onix passa a ser o primeiro veículo em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo.

Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados do seu celular para acessar a internet, pois o carro já vem com uma linha telefônica da operadora Claro, com o sistema de internet de alta velocidade é nativo, mas após um breve período é cobrado do cliente uma mensalidade.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos.

Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch.

A tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira.

Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:

Auxílio para resgate em caso de acidente
Resposta automática em caso de acidentes
Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto
Serviços de emergências
Comandos remotos

Design mais reto e esportivo. Foto: Amauri Yamazaki

SEGURANÇA

Desde as versões de entrada, o carro vem equipado com um pacote de segurança que incluem: airbags frontais, laterais e de cortina; controle de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix para ancoramento de cadeirinhas e alerta de não afivelamento dos cintos de segurança.

A estrutura do novo Onix também foi reforçada e agora utiliza 17% mais de aços de alta resistência.

Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar melhor eficiência.

Com a nova suspensão, foram eliminados 6kg e do novo motor mais 15kg.

Já o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido proporcionando mais segurança e melhor dirigibilidade.

TABELA DE PREÇOS:

Onix Premier I 1.0 turbo automático: R$ 71.790,00

Onix Premier II 1.0 turbo automático: R$ 74.790,00 (+ alerta de ponto cego, + ar-condicionado digital + assistente de estacionamento automático).

CONCLUSÃO:

Com as novas atualizações e principalmente a nova mecânica, o Onix melhorou muito e deve continuar sendo o automóvel mais vendido do Brasil, com folga.

Duas tomadas USB para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Escreva um comentário