Novos modelos da família 650 já estão nas concessionárias com estilo único e alta performance.

Honda CBR 650R e CB 650R modelo 2020.

Dois grandes destaques do Salão Duas Rodas 2019, já estão à disposição nos 1.100 pontos de vendas da Honda em todo Brasil.

Tratam-se da CB 650R e CBR 650R, modelos que refletem o novo posicionamento da marca em oferecer novos conceitos, sempre coma mais alta tecnologia.

Inspirada no conceito Neo Sports Café a nova representante da linha CB mescla design minimalista com a agressividade das café racer, pela substituição do sufixo “F” pelo “R”, que desde sempre designa as Honda de verdadeira inspiração esportiva.

CB 650R Neo Sports Café tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Foto: Caio Mattos

Disponível nas cores azul perolizado, vermelho e prata metálico, a naked CB 650R tem preço público sugerido de R$ 39.416,00, base estado de São Paulo, não inclusos despesas de frete e seguro.

Já a CBR 650R 2020 tem nas formas de sua carenagem uma clara identidade com a superesportiva de referência da Honda, a Fireblade.

Além disso, a versão esportiva segue o conceito “Total Control”, e mesmo com a troca do “F” pelo “R” no nome, segue acessível para usuários desde os mais experientes a novatos que desejam evoluir na pilotagem.

CBR 650R nas cores vermelho e cinza metálico. Motor 4 cilindros tem potência de 88,4 cv à 11.500 rpm.  Foto: Caio Mattos

Disponível nas cores vermelho e cinza metálico, a CBR 650R tem preço público sugerido de R$ 41.080,00, base estado de São Paulo, sem frete e seguro.

Elegância com esportividade

A CB 650R explora o conceito Neo Sports Café através de proporções ultra compactas, que exaltam o motor 4 cilindros em linha e conciliam agressividade com elegância.

Contudo, com 4 kg a menos no peso a naked traz uma suspensão dianteira tipo invertido, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves.

A posição de pilotagem permite um posicionamento agressivo graças ao guidão de alumínio cônico e pedaleiras recuadas.

CB 650R está 4 quilos mais leve e tem preço público sugerido de R$ 39.416,00 no Estado de São Paulo. Foto: Caio Mattos

Do mesmo modo, a iluminação Full-LED destaca o novo grupo ótico dianteiro, circular característico do estilo Neo Sports Café.

Iluminação Full-LED. Foto: Caio Mattos

O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marchas.

Honda CBR 650R e CB 650R modelo 2020 tem painel de instrumentos em LCD. Foto: Caio Mattos

A esportiva CBR 650R a carenagem tem como destaque a parte frontal, composta pelo novo grupo ótico duplo e tomadas de ar, elementos que evidenciam a forte esportividade do modelo.

Nesse sentido, o novo banco em dois níveis, a rabeta essencial e os semi-guidões fixados sob a mesa superior, que oferecem posicionamento ideal para pilotagem esportiva.

Iluminação Full-LED, painel Black out, indicador de marchas também estão presentes na CBR 650R, assim como a inédita suspensão invertida, a frenagem com cálipers radiais e as rodas aliviadas.

Motor e Chassi

DOHC refrigerado a líquido com câmbio de 6 marchas, com embreagem assistida deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control.

O chassi tubular de aço tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado resultou em uma economia de peso de 1,9 kg, se comparado com o chassi da “F.

Desempenho e conforto

• Entrega de torque mais linear, com elevação progressiva à partir dos 7.000 rpm;
• Embreagem deslizante de acionamento assistido;
• Suspensão dianteira Showa SFF de 41mm de diâmetro;
• Cálipers de freio dianteiro com fixação radial.

A atualização técnica do motor da CB 650R e CBR 650R oferece desempenho mais esportivo aos modelos.

Deste modo, o motor DOHC de 16 válvulas e 649 cm3 recebeu alterações para aumentar a entrega de potência em médias rotações.

A potência é de 88,4 cv à 11.500 rpm o torque é de 6,13 kgm.f a 8.000 rpm.

Uma característica do motor 4 cilindros é a extensa rede de passagens internas do líquido de refrigeração, que permitiu eliminar em grande parte mangueiras externas do sistema.

Um aspecto marcante deste motor é a inclinação da bancada dos cilindros 30º à frente, solução que somada ao câmbio verticalizado e pequeno motor de arranque situado atrás da bancada, favoreceu a obtenção de dimensões longitudinais contidas.

O sistema de admissão de ar da CB 650R é composto por duas tomadas de ar situadas ao lado do tanque.

Na CBR 650R, as tomadas de ar – também duplas – estão situadas na parte frontal da carenagem.

Em ambas, a caixa do filtro de ar foi modificada em relação às “F”, alteração que é, em parte, responsável pelas características de entrega de potência otimizadas.

Outra modificação foi a majoração dos coletores de escape, cujos tubos passaram de 35 para 38,1 mm de diâmetro, com o intuito de atender os maiores níveis de potência e rotação máxima.

CBR 650R as tomadas de ar estão posicionadas na parte frontal da carenagem. Foto: Caio Mattos

Nova embreagem

A embreagem agora é do tipo deslizante, o que previne perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas, frequentes na pilotagem esportiva.

Como resultado, o acionamento da embreagem reduziu em 12% o esforço necessário para o acionamento da alavanca. Isso faz bastante diferença para o motociclista.

O sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control – se encarrega de conter perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração.

De acordo com a Honda, tal dispositivo proporciona tranquilidade para a pilotagem em pisos de baixa aderência. Pilotos experientes podem desativar o controle de tração através de um botão no punho esquerdo.

A CB 650R e CBR 650R compartilham um chassi tubular de aço tipo Diamond, que difere daquele usado nas “F” na região do eixo da balança de suspensão traseira, alteração que resultou em economia de peso de 1,9 kg.

As traves que sobem em direção guidão também tiveram sua especificação modificada, estando mais flexíveis na região central e mais rígidas na conjunção com a coluna de direção.

Tal alteração foi motivada pela introdução de uma nova suspensão dianteira, a Showa SFF (Separated Function Fork) do tipo invertido. Suspensões invertidas tem como vantagem a redução do peso.

A suspensão traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em 7 posições, trabalhando vinculado diretamente a balança de suspensão traseira assimétrica.

Suspensão traseira regulável na pré-carga da mola em 7 posições. Foto: Caio Mattos

Freios

Sistema ABS antitravamento atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de 4 pistões fixados radialmente.

Por outro lado, o disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples.

Freios com sistema ABS antitravamento. Foto: Caio Mattos

Novas também são as rodas, mais leves, com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

Design & Aspectos práticos

• CB 650R segue o estilo Neo Sports Café
• CBR 650R traz carenagem inspirada na Fireblade
• Iluminação Full LED e painel LCD Black out

Compacta e agressiva, a CB 650R se caracteriza pela curta rabeta e grupo ótico circular aderente à suspensão e painel de instrumentos.

Além disso, distingue o estilo Neo Sports Café o longo tanque, de formato musculoso, que se funde com o poderoso motor de 4 cilindros em linha.

Porém; a CBR 650R os faróis duplos com extremidades voltadas para o alto remetem à fonte de inspiração de seu design, a superesportiva Fireblade.

Atualmente, o tanque tem formas para o contato físico que requer a pilotagem esportiva e o conjunto formado pelo assento em dois níveis e rabeta complementa a silhueta, valorizando a centralização de massas.

Nova posição de pilotagem

Todavia, a posição de pilotagem de ambas foi revista em relação às precedentes “F”.

Na CB 650R, o guidão foi avançado em 13 mm e está 8 mm mais baixo, alterações complementadas pela elevação das pedaleiras em 6 mm e recuo de 3 mm.

Nesse sentido, o resultado é um posicionamento mais esportivo e coerente com a proposta Neo Sports Café.

A CBR 650R também recebeu nova posição de pilotagem, com os semi-guidões avançados em 30 mm e posicionados de maneira ao piloto aproveitar a proteção oferecida pela bolha para-brisa.

CBR 650R o guidão foi avançado em 13 mm e está 8 mm mais baixo. Foto: Caio Mattos

Além disso, um sistema de segurança suplementar equipa a CB 650R e CBR 650R.  Trata-se do Emergency Stop Signal, que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

Honda CBR 650R e CB 650R modelo 2020 : Garantia, preços e cores

Enfim, a Honda CB 650R e CBR 650R 2020 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de contar com a cobertura do Honda Assistance (Assistência 24h), durante o período que durar a garantia.

Atualmente os modelos já estão nas concessionárias Honda com preço de R$ 39.416,00 para o modelo CB 650R, nas cores azul perolizado, vermelho e prata metálico.

Por fim, a CBR 650R 2020 tem preço público sugerido de R$ 41.080,00, nas cores vermelho e cinza metálico.

Os preços tem como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas como frente e seguro.

Escreva um comentário