Modelo ganhou atualização no design e melhorias no interior e na mecânica.

Andamos no Renault Duster Iconic CVT para avaliação da linha 2021.

Design

Por fora, o modelo ganhou atualizações que impressionam tornando o modelo ainda mais atraente e mantendo o aspecto robusto que o caracteriza.

Os novos faróis ganharam luzes diurnas de LED em formato de “C”  com o novo para-choque se integrando harmoniosamente ao capô.

Com a redução do ângulo do para-brisa o Duster ficou mais aerodinâmico. Na lateral, foi aumentada a sua linha de cintura diminuindo a área envidraçada, contudo, sem prejuízo a visibilidade para as manobras.

Novas rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas na versão Iconic e cintura mais alta diminuiu a área envidraçada. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

A princípio aqui estão as grandes mudanças na linha 2021, com o novo painel de instrumentos.

De cara, dá para notar a nova central multimídia Easy Link, com tela de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, bem mais elegante e rápida que a versão anterior.

A nova central tem layout personalizável para até 5 usuários diferentes, sendo possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.

O Duster também ganhou alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis, importantes itens de segurança.

A montadora introduziu novos elementos de absorção e isolamento, acompanhados de janelas das portas dianteiras mais espessas, reduzindo ruídos e barulhos internamente.

Os bancos são de couro na versão Iconic com novas espumas e novo revestimento.

O sistema de ar-condicionado é digital de uma zona.

Novo painel foi redesenhado com novas saídas de ar e nova central multimídia Easy Link com tela de 8’’, mais moderna e conectada. Foto: Rodolfo Buhrer

Central Multimídia

Através da nova central multimídia é possível:

– Escolher um nome e uma foto de capa;
– Definir um layout personalizado da tela;
– Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
– Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
– Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
– Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
– Personalizar o som das teclas.

Novo Renault Duster 2021. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Uma novidade do Duster 2021 é o sistema Multiview, com quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.

Nesse sentido o sistema proporciona mais conforto e segurança para o motorista vencer situações em terreno off-road.

Novos bancos personalizados com costuras em destaque mais confortáveis. Foto: Amauri Yamazaki

Ângulos

O novo Duster reúne robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Dessa forma, com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com tranquilidade.

Design atrativo e ângulo de saída de 34°5’. Foto: Amauri Yamazaki

Além disso, o veículo vem com o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, além de amplo espaço interno.

O Duster tem o maior porta malas da categoria com 475 litros (contra  420 do VW T-Cross). Foto: Amauri Yamazaki

Robustez

De acordo com a Renault, o modelo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.

Destravamento do veículo

Além disso, o modelo ganhou a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inseri-la no painel.

Em outras palavras, é o sistema mais cômodo e eficiente de todos os modelos do seu segmento.

Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Novo motor 1.6 SCe com tecnologia Start & Stop, adicionada às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Produzido no Paraná, o  novo motor substitui com eficiência o antigo 2.0.

O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e apresenta bom desempenho.

Além disso, o motor é flex e com etanol atinge a potência de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.

De acordo com a montadora, a tecnologia de motores desenvolvida na F-1 foram incorporadas ao 1.6SCe;

Durante o período de avaliação o modelo fez 7,5 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com etanol.

Câmbio CVT X-Tronic

Funciona com conforto e eficiência aproveitando bem a potência do motor. Além disso, possui software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente.

A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio.

Preços Duster 2021

Zen: R$ 74.690,00Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.

Zen CVT X-Tronic R$ 89.690,00 –  Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

Intense CVT X-TronicR$ 90.290,00Opcional: banco de couro.

Iconic CVT X-Tronic R$ 94.290,00 – Todos os itens da versão Intense  + sistema Multiview com 4 câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantada e apoio de braço.

Garantia: 3 anos ou 100.000 km.

Renault Duster tem 3 anos de garantia ou 100.000 km. Foto: Amauri Yamazaki

O que falta no Duster 2021

Em suma, faltam mais informações simultâneas do computador de bordo para o motorista não precisar ficar apertando os botões frequentemente para chegar a informação desejada.

O que o Duster 2021 tem de bom

Definitivamente o novo Duster ganhou melhorias no design, mecânica e principalmente no interior, tornando o modelo uma das melhores relações custo/benefício do segmento.

Dessa forma, o modelo tem preço bastante competitivo.

Andamos no Renault Duster Iconic CVT 2021 que ficou mais atrativo. Foto: Amauri Yamazaki

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.