Crossover não tem concorrentes sendo o único do segmento com sete lugares ao preço de R$ 103.790,00.

Andamos com o Chevrolet Spin Activ7 modelo 2021 que está mais equipado.

O Spin é um veículo que está há seis anos no mercado com características que o tornam único no segmento.

A princípio, o modelo ficou conhecido pelo amplo espaço interno e pela capacidade de carga, o Spin é um carro para a família, sendo conhecido também por estar presente em grande parte dos táxis nos aeroportos.

À primeira vista, notamos a adoção da gravata Chevrolet com fundo preto, exclusiva de configurações especiais da marca.

A cor preta passa a dar o tom também para os acabamentos da grade frontal, das molduras centrais inferiores do para-choque dianteiro e traseiro além dos estribos laterais e do rack de teto em formato de “U”.

O Spin é um veículo fácil de dirigir e logo nos primeiros quilômetros notamos que a GM conseguiu afinar ainda mais o aproveitamento da potência do motor, através da recalibração do câmbio aumentando a agilidade do Spin.

Segurança

A novidade do Spin para a linha 2021 está na adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração, como item de série em todas as configurações.

Spin Activ7 tem estilo aventureiro com rack no teto e rodas de 16 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Além disso, o recurso reduz o risco de perda de controle do veículo em condições extremas ao limitar a velocidade quando ela se torna incompatível com a trajetória ou a aderência do piso.

O crossover também ganhou assistente de partida em aclive, útil em saídas de em planos inclinados. O item funciona com as configurações de câmbio automático e manual, ambos de seis marchas.

O alerta de não afivelamento do cinto do passageiro foi incluso para complementar o aviso referente ao do lado do condutor, que já equipava o modelo.

Ao passo que também foram inclusos um novo grafismo do painel de instrumentos e a opção de cor Azul Eclipse para a carroceria.

Nesse sentido, o controlador de limite de velocidade é outra inovação e está disponível desde as configurações intermediárias.

Teclas no volante permitem ao motorista determinar a velocidade máxima que o carro poderia alcançar em acelerações para evitar multas de trânsito, por exemplo.

Em relação à parte mecânica, a principal alteração fica por conta da nova geração da transmissão automática de seis marchas, de funcionamento mais suave e eficiente, em linha com os recentes lançamentos da Chevrolet, como os novos Onix e Tracker.

Conectividade

Fica por conta do multimídia MyLink de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de telemática OnStar com seus serviços de segurança e proteção, sem equivalente nos concorrentes.

Tela multimídia de 7 polegadas MyLink e espelho retrovisor interno eletrocrômico. Controle de som e celular no volante. Foto: Amauri Yamazaki
Bancos revestidos com tecido de alto padrão e logo Activ, com costuras na cor amarelo. Foto: Amauri Yamazaki
Bom espaço para os passageiros do banco traseiro que é corrediço. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Transversal, 4 cilindros, 1.8 SPE/4 ECO Flex com 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com etanol.

De acordo com a GM, a transmissão AT6 foi especialmente recalibrada para aproveitar com harmonia ainda mais a potência do motor.

Motor 4 cilindros, transversal, aspirado com 111 cv de potência abastecido com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo

Durante o período de avaliação o Spin fez uma média de 9,2 km/l na cidade com gasolina e 12,5 km/l na estrada, somente com o motorista. Nesse sentido, o consumo de combustível está dentro do esperado.

Porta Malas

Atualmente, pode chegar a 710 litros com a segunda e a terceira fileira de bancos rebatidos. Bem como, existe a versão com 5 lugares sem a terceira fileira de bancos.

Terceira fileira dos bancos podem ser rebatidos para aumentar o espaço de carga. Foto: Amauri Yamazaki

Versões

Atualmente,  a linha Spin tem quatro versões de acabamento: LS, LT, Premier e Activ.

Além disso, a versão Activ tem opção para 5 ou 7 lugares.

Símbolo Chevrolet com fundo preto e identificação Activ7. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica

Motor: 4 cilindros, transversal, 1.8, 8V, flex com 111cv de potência com etanol e 106 cv com gasolina.

Torque: 17,7 kgf.m com etanol e 16,8 kgf.m com gasolina.

Tração: Dianteira.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2 segundos.

Câmbio: automático de 6 velocidades.

Multimídia: 7 polegadas sensível ao toque.

Altura: 1.686 mm.

Distância entre eixos: 2.260 mm.

Tanque de combustível: 53 litros.

Suspensão dianteira: McPherson independente.

Suspensão traseira: Eixo de torção.

Freios dianteiros: Discos ventilados.

Freios traseiros: Tambor.

Rodas: 16 polegadas de alumínio.

Pneus: 205/60 R16 – Pirelli.

Airbags: 2.

Faróis: Com regulagem de altura.

Garantia: 3 anos.

Preço Spin Activ 5 lugares: R$ 99.890,00.

Preço Spin Activ 7 lugares: R$ 103.790,00.

O que falta no Spin modelo 2021

Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.

Motor turbo presente no Onix. Contudo, o Spin apresenta boa agilidade no trânsito.

O que o Spin tem de sobra

Confiabilidade mecânica. Além disso, possui baixo custo de manutenção.

Espaço, conforto e versatilidade.

Definitivamente o único em seu segmento com 7 lugares. Nesse sentido, o modelo não tem concorrentes.

Posição do motorista elevada e grande área envidraçada fazem do Spin um veículo agradável de dirigir. Foto: Amauri Yamazaki
Para-choques preto em plástico não riscam com as “batidinhas”. Foto: Amauri Yamazaki

Andamos com o Chevrolet Spin Activ7 modelo 2021.

Em suma, uma compra segura com preço razoável.

 

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