Novo SUV da Ford é o mais confortável e vem com o melhor sistema multimídia do segmento.

Andamos no Territory 1.5 Titanium turbo, o lançamento mais importante da Ford do Brasil, em 2020.

Atualmente, o Territory é importado da China onde a Ford produz o modelo em parceria com a montadora local JMC.

Em primeiro lugar, causou boa impressão o porte do veículo, bem como a cor cinza maiorca combinou perfeitamente com o interior bege  da versão Titanium.

Ao entrar no veículo não tem como não ficar impressionado com o bom gosto e o conforto que o modelo proporciona.

Design

O capô alto, o entre-eixos longo e a traseira curta tem um perfil elegante e esportivo. Os faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras são em LED.

Todos concordam que a lateral e a traseira do Territory lembram o Land Rover Evoque.

Entre-eixos de 2.716 mm e rodas de 18 polegadas na versão Titanium e pneus 235/50/R18. Foto: Amauri Yamazaki

O SUV está disponível em duas versões, SEL e Titanium, ambas com motor 1.5 turbo EcoBoost GTDi com 150 cv de potência utilizando somente a gasolina.

Interior

No interior, o acabamento do Territory é superior em relação aos seus concorrentes diretos: Jeep Compass, VW Tiguan, Toyota RAV-4 e Chevrolet Equinox, devido ao refinamento.

Em termos de conforto o Territory tem o volante mais leve de todo o segmento, bancos mais macios que o dos rivais acima, e até mesmo dos SUV Lexus UX, NX e RX.

Sua suspensão absorve bem as irregularidades do asfalto sendo bem mais macia que a do Jeep Compass e VW Tiguan.

Com a distância entre-eixos de 2.716 mm, largura de 1.936 mm (sem espelhos) e comprimento de 4.580 mm, o Territory oferece um nível superior de conforto para os passageiros. Ele é bem mais largo que o Chevrolet Equinox.

Contudo, o sistema de ar-condicionado do Territory é de uma zona.

Interior sofisticado vem com materiais agradáveis ao toque. Foto: Amauri Yamazaki

Nos bancos da frente, o SUV é líder em espaço do assento ao teto (1.006 mm) e vão livre para a cabeça (56 mm). No banco traseiro, tem o maior espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm).

O banco traseiro, além de um descansa-braço rebatível com porta-copo, conta com saídas do ar-condicionado automático digital e entrada USB.

Entre-eixos de 2.716 mm proporcionam excelente espaço para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema Multimídia

O Territory vem disparado com o melhor sistema multimídia do segmento. Sua central SYNC Touch tem tela de 10,1 polegadas e software superior aos concorrentes do segmento e até mesmo de muitos SUVs de alto luxo.

Com o sistema multimídia do SUV é possível acompanhar 4 funções ao mesmo tempo: sistema de som, ar-condicionado, configurações e telefone, sendo facilmente configurável digitalmente proporcionando um show de conectividade de última geração.

Com a tela de 10,1 polegadas fica fácil ler e identificar todas as informações no sistema multimídia facilitando a vida do motorista.

Sistema multimídia de 10,1 polegadas é disparado o melhor e o mais sofisticado do segmento. Foto: Amauri Yamazaki

Assistência de Direção

Equipado de série com 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Versão topo de linha Titanium tem preço de R$ 197.900,00 e três anos de garantia. Foto: Amauri Yamazaki

A versão Titanium vem com câmera 360° com visualização panorâmica de altíssima definição.  Trata-se de um item exclusivo entre os concorrentes do segmento que permite acompanhar tudo o que acontece em torno do veículo, aumentando a segurança em todas as situações.

O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e 4 níveis de distância do veículo à frente.

Versão topo de linha Titanium vem com teto solar panorâmico ao preço de R$ 197.900,00. Foto: Amauri Yamazaki

A função Stop & Go freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos, aumentando o conforto em viagens.

O alerta de colisão frontal com frenagem automática, o alerta de saída de faixa, o alerta de ponto cego, o estacionamento automático e os faróis com acendimento automático são outros assistentes que auxiliam o motorista a dirigir com mais conforto e segurança.

Painel de instrumentos totalmente digital, com tela colorida de 10” que pode ser personalizada em três temas.

A Ford acertou no design e no conceito do Territory. O design lateral e a traseira lembram o Land Rover Evoque. Foto: Amauri Yamazaki

Motor e Câmbio

Motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI, com intercooler, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável acionado por corrente.

A potência é de 150 cv a 5.300 rpm e torque máximo de 22,9 kgfm, disponível na faixa de 1.500 a 4.000 rpm.

No período de avaliação o consumo foi de 10,0 km/l na cidade sempre com gasolina, pois o motor não é flex.

Transmissão automática CVT com relação continuamente variável com a opção de trocas manuais com 8 marchas simuladas maximiza a potência do motor.

Motor turbo 1.5 com 150 cv de potência é silencioso. Foto: Amauri Yamazaki

O que falta no Ford Territory

Ar-condicionado de duas zonas. Ele vem equipado com ar-condicionado digital de uma zona.

Pontos fortes do Ford Territory

Conforto – o melhor do segmento.

Multimídia de 10,1 polegadas – o melhor do segmento.

Direção elétrica: a mais leve do segmento.

Porta malas da versão Titanium tem capacidade para 348 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica – Territory

Motor: 4 cilindros, 1.5 turbo Ecoboost com injeção direta

Potência: 150 cv a 5.300 rpm

Torque: 22,9 kgfm entre 1.500 a 4.000 rpm

Transmissão: automática CVT com 8 marchas manuais simuladas

Tração: Dianteira

Velocidade máxima: 180 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 segundos

Direção: Elétrica

Diâmetro de giro: 11,9 m

Suspensão Dianteira: McPherson

Suspensão Traseira: Multilink

Freios Dianteiro: Discos ventilados com ABS e ESC

Freios Traseiro: Discos sólidos com ABS e ESC

Rodas versão SEL: Liga leve de 17 polegadas e pneus 235/55/R17

Rodas versão Titanium: Liga leve de 18 polegadas e pneus 235/50/R18

Comprimento: 4.580 mm

Entre-eixos: 2.716 mm

Largura sem espelho: 1.936 mm

Largura com espelho: 2.179 mm

Porta malas: 348 litros

Peso: 1.632 kg

Tanque de combustível: 52 litros

Airbags: 6 (frontais, laterais e cortina)

2 entradas USB frontais

Central Multimídia SYNC Touch: 8 alto-falantes

Ar-condicionado: Digital de uma zona

Preço versão SEL: 179.900,00

Preço versão Titanium: R$ 197.900,00

Garantia: Três anos de garantia

De acordo com o fabricante, o SUV tem manutenção econômica, incluindo os custos de revisão, peças e seguro.

Logo, a cor metálica Cinza Maiorca combinou perfeitamente com o interior na cor bege. Foto: Amauri Yamazaki
O novo SUV da Ford superou nossas expectativas com relação a conforto, acabamento e sistema multimídia. Foto: Amauri Yamazaki

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.