Única montadora a ter um parque eólico próprio no Brasil, Honda amplia a entrega de energia elétrica limpa e renovável.

Honda inaugura décimo aerogerador em seu parque eólico.

A Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil dedicada à gestão do parque eólico da marca, anuncia a ampliação da capacidade instalada em seu empreendimento, localizado na cidade de Xangri-Lá (RS).

Em novembro, entrou em operação mais um aerogerador conforme anúncio de expansão feito em abril de 2019.

Inaugurada em 2014, a iniciativa concretiza o compromisso da Honda com o meio ambiente.

Para atender à meta global de redução de emissão de gás carbônico em seus produtos e processos produtivos em 50% até 2050, tendo como base o volume emitido em 2000, a operação brasileira identificou no campo de geração eólica, a oportunidade de garantir uma matriz energética sustentável.

Essa fonte apresenta um dos menores índices de emissão de gás carbônico e é favorecida pela boa disponibilidade de ventos no país.

Parque Eólico

Em uma ação concreta para promover uma sociedade livre de carbono, a Honda decidiu construir um parque eólico próprio para suprir com energia elétrica limpa toda a demanda necessária para a produção local de seus automóveis.

A expansão da operação, com a inauguração de uma torre adicional, reforça uma estratégia ativa que privilegia o uso progressivo de recursos renováveis.

Prédio administrativo da Honda Energy localizado na cidade de Xangri-Lá (RS). HSA

A energia proveniente da Honda Energy atende à demanda elétrica da unidade de Sumaré – SP, onde estão localizados a fábrica de automóveis, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e a sede da empresa.

Em 2016, a energia eólica da Honda Energy passou a suprir também o escritório administrativo em São Paulo, no bairro do Morumbi e, desde 2019, a segunda unidade produtiva de automóveis, em Itirapina (SP).

“O parque eólico Honda Energy é uma iniciativa única no segmento automotivo no Brasil e representa nossos esforços em direção a uma sociedade cada vez mais sustentável.

Estamos expandindo a capacidade de geração do parque, entregando mais energia limpa ao sistema, com menos impacto ao meio ambiente’, afirma Otávio Mizikami, Presidente da Honda Energy e Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis.

Novo aerogerador

Com a conclusão da construção do novo aerogerador, o parque passa a contar com dez turbinas e uma capacidade de 31,7 megawatts (MW), um aumento na capacidade de geração em torno de 11%.

Em relação à nova torre, sua potência de geração é de 3,8 megawatts, 23% superior ao modelo dos demais aerogeradores, possui 112 metros de altura e está entre as maiores instaladas no Brasil.

As pás medem 66 metros e, quando montadas, alcançam diâmetro de 136 metros.

Esse conjunto é maior em relação aos demais e, em seu ponto mais alto, alcança 180 metros de altura.

Referência no cenário nacional de energia eólica, o parque eólico Honda Energy é a única operação de propriedade de uma empresa do setor automotivo.

Com ele, a Honda alcança a autossuficiência em energia elétrica limpa e renovável.

Novo aerogerador tem potência de 3,8 megawatts, 23% superior ao modelo dos demais e está entre as maiores instaladas atualmente no Brasil. HSA

Mais sustentabilidade, menos emissão

No resultado acumulado desde janeiro de 2015, a geração de energia elétrica da Honda Energy ultrapassa os 434 mil megawatts-hora (MWh), possibilitando a incorporação da energia limpa e renovável a p produção de mais de 734 mil automóveis.

Atualmente no campo ambiental, o resultado corresponde ao volume de mais de 30 mil toneladas de CO2 que deixou de ser emitido ao meio ambiente.

Honda inaugura décimo aerogerador em seu parque eólico.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.