Este ano a prioridade é vacinar os 12,3 milhões de habitantes da maior cidade da América do Sul.

Cidade de São Paulo celebra 467 Anos.

A cidade de São Paulo faz aniversário no dia 25 de janeiro (segunda) mantendo a posição de maior cidade da América do Sul em número de habitantes, além de ser a cidade que mais recebe turistas no Brasil.

A capital tem sua vocação no turismo de negócios, com o turismo de lazer em segundo plano, mas em constante crescimento devido as atrações culturais, shows (Lollapalooza), espetáculos, gastronomia e eventos esportivos como o GP São Paulo de F-1, confirmado para o dia 7 de novembro.

Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove uma série de atrações gratuitas para celebrar o aniversário da cidade, em diversos bairros da capital.

Em abril de 2018, a cidade de São Paulo passou a ser administrada pelo prefeito Bruno Covas (38), advogado e economista do PSDB.

Para comemorar os 467 anos da cidade estão programados shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais e atividades de lazer.

Porém este ano, devido à pandemia, não estão programados shows pela cidade que está voltada a organizar a logística para a vacinação com a Coronavac para combater à Covid-19.

A data é convertida em feriado municipal na cidade, para que os seus habitantes possam usufruir das comemorações.

Devido ao seu tamanho, muitas pessoas que nasceram na capital não conhecem diversos atrativos da cidade como o Mercado Municipal (passeio obrigatório) e a vista proporcionada pelo Terraço Itália.

Prefeito de São Paulo Bruno Covas – Divulgação

Confira Dicas para Visitar no Feriado de São Paulo

MASP – Museu de Arte de São Paulo

O museu está localizado na avenida Paulista, sendo um dos mais importantes museus da América do Sul.

O Masp conta com um acervo de oito mil peças com obras de grandes nomes da pintura nacional como: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Júnior.

Entre os estrangeiros estão: Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

Grande parte do núcleo de arte europeia é composta de pintura francesa, como os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix.

Do movimento impressionista, encontram-se obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas.

Há ainda exposições temporárias, que apresentam os mais variados temas ou suportes. Como exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura que se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens.

O visitante sempre encontra uma novidade ao visitar o local.

MASP

Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP
Tel. 11 3149-5959
Terça: 10h-20h (bilheteria aberta até 19h30)
Quarta -Domingo: 10h-18h (bilheteria aberta até 17h30)
Segunda: fechado

MASP – Museu de Arte de São Paulo. Cidade de São Paulo celebra 467 Anos Divulgação

Mercado Municipal de São Paulo

Conhecido como Mercadão está localizado no centro histórico de São Paulo, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, próximo ao centro velho de São Paulo.

Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, tendo mais de oito décadas de história, onde foi projetado para ser um entreposto especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e demais produtos alimentícios.

O Mercadão conta com 12.600 m2 e abriga mais de 1.500 funcionários que movimentam 350 toneladas de alimentos selecionados diariamente em seus mais de 280 boxes. Por serem selecionados os alimentos ofertados no Mercadão não são baratos.

Mercado Municipal de São Paulo. Foto: Amauri Yamazaki

Os turistas que vão visitar o Mercadão costumam saborear o sanduíche de mortadela (super rechegado) e os pastéis de bacalhau e de pernil, estão entre as diversas atrações gastronômicas do local.

Mercado Municipal de São Paulo
Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo – SP
Tel. 11 3313-3365
Horários: segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
www.oportaldomercadao.com.br

Museu do Futebol

Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol está localizado dentro do estádio do Pacaembu. O projeto ocupa área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio.

Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.

Três eixos norteiam o passeio pelo museu: Emoção, História e Diversão.

Em primeiro lugar, o visitante começa o percurso no saguão de entrada, batizado de Sala do Torcedor, onde estão reunidos objetos utilizados pelos torcedores como chaveiros, cinzeiros, flâmulas, broches e bandeiras.

Depois de torcer, é hora de se sentir entre os ídolos.

Museu do Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu. Divulgação

A pessoa circula entre grandes painéis suspensos da Sala Anjos Barrocos, nos quais são exibidas as imagens em movimento de craques como Pelé, Falcão, Zico, Bebeto, Didi, Romário, Ronaldo, Gilmar, Gérson, Sócrates, Rivelino.

Além disso, personalidades como Zagalo, Armando Nogueira, Galvão Bueno, Juca Kfouri, Arnaldo César Coelho, narraram seus gols preferidos.

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 17h (bilheteria até as 16h) e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h).
Horários podem ser alterados em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, verifique a agenda.

Sala São Paulo

Construída com estrutura de concreto e alvenaria de tijolos no estilo Luis XVI, ocupa uma área total de 25 mil m², com projeto arquitetônico de Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves, chegou a ser premiado no III° Congresso Pan-americano de Arquitetos, de 1927.

Em 1930, foram entregues ao público a ala das plataformas e o concourse. Em seguida houve nova paralisação decorrente dos reflexos trazidos pela Revolução de 1932 e, dois anos depois, inaugurou-se a estação, já com o nome de Estação Júlio Prestes.

Sala São Paulo está localizada no centro da capital. Divulgação

O fim da era de ouro do café, somado à degradação da região central de São Paulo e do transporte ferroviário no Brasil, levaram a estação ao esquecimento, aos maus tratos e, mais tarde, ao semi-abandono.

Em 1990 surgiu a proposta de se recuperar a estação e transformar parte de seu belo edifício na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sala São Paulo, hoje considerada a melhor sala de concertos da América Latina.

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, s/n, Luz – Centro (Metrô Luz)
Tel. 11 3367-9500

Gastronomia

Um dos pontos fortes da capital. Há praticamente todos os tipos de gastronomia na cidade e para todos os bolsos.

Churrasco

As melhores churrascarias do país estão na capital. As do sistema de rodízio destaca-se o Haragano´s Beef na avenida Rebouças um das preferidas pelos turistas. O restaurante disponibiliza cinco vans Mercedes Benz com ar-condicionado para buscar e levar os clientes gratuitamente para os hotéis da capital.

Carnes nobres, abastado buffet com saladas, frios e sushis no almoço e no jantar.

O restaurante também dispõe de um local reservado para eventos e uma grande adega que pode ser visitada pelo cliente. O estabelecimento possui uma sala de recreação para crianças. Entre os clientes do Haragano´s Beef está o bilionário inglês Bernie Ecclestone (90) ex-proprietário da Fórmula-1, que frequenta o restaurante há mais de 15 anos.

Haragano´s Beef antigo Vento Haragano. Divulgação

HARAGANO´s Beef
Avenida Rebouças, 1001 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Tel. 11 3083-4625

Almoço:
Segunda à sexta: 11:30 às 16:00

Jantar:
Segunda à sexta: 18:30 às 23:45
Domingos e feriados: 11:30 às 23:00

Frutos do Mar

Agora no verão uma boa dica para quem aprecia frutos do mar é o restaurante Rufino´s.

O restaurante é referência no segmento, sendo bastante requisitado todos os dias da semana no almoço e no jantar.

Com três ambientes acolhedores em sua unidade no Itaim, o Rufino´s está preparado para receber a sua família, os amigos ou a sua comitiva.

Destaque para os frutos do mar servidos em porções generosas. Ostras, mexilhões, camarões e peixes selecionados.

Restaurante Rufino´s – Divulgação

Experimente os mexilhões à provençal. São deliciosos e ficam prontos rapidamente. Um dos pratos mais solicitados é o peixe a Rufino´s acompanhado de batatas, tomate e cebola cozida.

Farta e sofisticada carta de vinhos. Além disso, entre seus clientes estão  o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o empresário José Roberto Marinho.

RUFINO´S restaurante
Unidade Itaim: Rua Doutor Mário Ferraz, 377 – Itaim – São Paulo – SP
Tel. 11 3074-8800
Unidade Guarujá: Av. Miguel Estéfano, 4795 – Praia da Enseada – Guarujá – SP Tel. 13 3351-5771
www.rufinos.com.br
Foto: Rufino´s

Comida Japonesa

Para quem gosta de comida japonesa São Paulo tem uma infinidade de restaurantes em praticamente todos os bairros. Uma das referências é o Sushi Isao o mais completo e sofisticado buffet de comida japonesa do país. Sushis, sashimis e temakis são montados na frente dos clientes pelos sushimen, para um público exigente que frequenta o restaurante.

Mais de 90 tipos de pratos frios e quentes com as melhores combinações e iguarias.

Primordialmente, o buffet de ostras também é destaque onde os clientes servem-se à vontade. Local ideal para apreciar um bom saquê, com a atmosfera agradável propiciada pela decoração japonesa.

Sobremesas inclusas no valor do buffet.

O proprietário Isao Gushi acompanha diariamente toda a operação do restaurante para manter a qualidade do estabelecimento.
O restaurante recebeu em 2018, uma premiação em Dubai através da Confederação Mundial de Negócios.

SUSHI ISAO
Rua da Glória, 111 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP, próximo da estação do metrô Liberdade. Tel. 11 3106-7287 / 3105-7625

Terça a sábado
Almoço: 11:30 às 14:30
Jantar: 18:00 às 21:40

Domingos e feriados
Almoço: 11:30 às 14:30
Jantar: 18:00 às 21:00

www.sushiisao.com.br

São Paulo em Números:

Segundo dados da São Paulo Turismo

1 – POPULAÇÃO
População residente 12,2 milhões
Homens 0 (47%)
Mulheres 0 (53%)
Crescimento Populacional ao ano 0,75%
Taxa de Natalidade 15,6 – mil habitantes
Taxa de Mortalidade 06,1 – mil habitantes
Expectativa de Vida 75 anos

2 – A CIDADE DE SÃO PAULO TEM:

12% do PIB do Brasil.
19 bilionários.
3ª maior Bolsa de Valores do Mundo
As maiores colônias: japonesa, alemã, espanhola e portuguesa fora dos países.

3 – POPULAÇÃO

01 – São Paulo 12,2 milhões
02 – Rio de Janeiro 6,7 milhões
03 – Brasília 3,0 milhões
04 – Salvador 2,9 milhões
05 – Fortaleza 2,6 milhões
06 – Belo Horizonte 2,5 milhões
07 – Manaus 2,1 milhões
08 – Curitiba 1,9 milhões
09 – Recife 1,6 milhões
10 – Goiânia 1,5 milhões

 

Cidade de São Paulo celebra 467 Anos.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.