De acordo com a Honda, o novo Accord híbrido faz até 17,6 km/litro em trecho urbano.

Honda Accord híbrido chega no segundo semestre.

A Honda apresentou hoje pela internet o novo Accord 2021 híbrido, que estará disponível nas concessionárias no início do segundo semestre.

A introdução de modelos híbridos foi anunciada pela montadora durante o Salão do Automóvel de 2018, com três modelos.

O Accord e:HEV substituiu o Accord Touring que ainda é vendido nas concessionárias com motor 2.0 turbo com 256 cv de potência.

De acordo com a montadora, a tecnologia e:HEV vem com um motor 2.0 aspirado (sem turbo) de ciclo Atikinson a gasolina com 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, acoplado a dois motores elétricos inseridos em uma transmissão CVT.

A versão 2021 terá rodas de 17 polegadas. Foto: Honda

Modos de Operação

Há três modos principais de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque.

A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.

Motor do novo Accord híbrido 2021 é aspirado (sem turbo). Honda

Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Ainda assim, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem.

Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

Modo EV Drive

O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave.

O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação.

O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Logo, uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.

Além dos modos Sport e ECON, que alteram a aceleração, essa função de seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do acelerador.

Identificação do sistema híbrido na tampa do porta malas traseiro. Honda

Como resultado, o sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas.

Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar um consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO.

Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e ótimo comportamento dinâmico.

Graças à evolução dos conjuntos de baterias e da unidade de controle de energia, o Accord híbrido consegue oferecer o mesmo espaço interno da versão com motor à combustão, sem a bateria ou outros componentes ocuparem o espaço para bagagem ou passageiros.

Reestilização

O novo Accord híbrido ganhou reestilização na dianteira com novo parachoque, grade e novos faróis de neblina em LED, além de novo desenho das rodas de 17 polegadas.

Dianteira do novo Accord com novo parachoque dianteiro. Honda

Na traseira, a mudança ficou na parte inferior do parachoque e logo e:HEV identificado o modelo híbrido.

Traseira com identificação e_HEV do sistema híbrido. Honda

Painel de Instrumentos

O modelo ganhou novas funções no painel de instrumentos e no sistema multimídia, mostrando o funcionamento do sistema e:HEV.

Novo painel de instrumentos mostra o funcionamento do sistema híbrido. Honda

Na parte de conectividade, o espelhamento agora pode ser realizado sem fito para Apple CarPlay e Android Auto, além de um carregador de celular sem fio, mais potente, com 15W, e 2 portas USB para os passageiros do banco traseiro.

Painel de instrumentos do Honda Accord. Honda

Honda Sensing

O modelo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão.

Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.

Nesse sentido, a partir da versão 2021, o Accord passa a contar com alerta de presença no banco traseiro, para que o motorista não esqueça crianças ou objetos no carro.

Preço

Não foi divulgado, mas o Accord Touring que ainda é vendido nas concessionárias tem preço de R$ 257.900,00.

Garantia do sistema híbrido

Também não foi divulgado.

 

Preço e garantia do novo Accord versão 2021 não foram divulgados. Honda
O Honda Accord é o segundo automóvel com carreira mais longa na história da Honda, após a do Civic. Honda

Honda Accord híbrido chega no segundo semestre.

COMPARTILHAR

Escreva um comentário