Picape ganhou motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência e sistema multimídia de 10,1 polegadas.

Nova Fiat Toro 1.3 turbo flex excede expectativas.

A Fiat do Brasil conseguiu ultrapassar todas as expectativas com relação a nova Toro 2022.

Os avanços incorporados a versão 2022, posicionaram a picape muito a frente dos concorrentes.

Por fora, as alterações estão principalmente no novo logo Fiat e no Fiat Flag (bandeira Fiat), no novo capô, grade e rodas.

A versão testada Volcano, possui diversos itens cromados aumentando a percepção de sofisticação.

Logo Fiat destacado e faróis Full Led estão entre as novidades da linha 2022. Foto: Amauri Yamazaki

Ao entrar no veículo, chama a atenção o novo sistema multimídia de 10,1 polegadas que se parece a um tablet em pé no centro do painel.

O painel de instrumentos é digital colorido e configurável com diversos layouts a ser escolhido pelo motorista, além das informações do computador de bordo, som e telefonia.

Dirigibilidade

A Toro (desde a versão anterior) chama a atenção por vir equipada com uma suspensão que se assemelha ao dos automóveis, mais macia e com mais estabilidade para fazer curvas.

Com isso, as viagens ficam mais confortáveis que as proporcionadas pelos seus concorrentes.

O novo motor 1.3 turbo resolveu o calcanhar de Aquiles da Toro, que era falta de potência e agilidade no trânsito. Agora a picape está muito mais rápida.

Novas rodas de liga leve de 18 polegadas e distância entre eixos de 2.990 mm. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Foi completamente renovado, com  novo painel de instrumentos e console central. A central multimídia dá um show de tecnologia e conectividade, sendo muito superior a todos os seus concorrentes.

Painel digital configurável de 7 polegadas e sistema multimídia de 10,1 polegadas (opcional a R$ 3.100,00) dá um show de tecnologia. Foto: Amauri Yamazaki

Volante multifuncional com trocas de marchas através de paddle shifts.

O usuário passa a contar com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado.

A montadora fez uma parceria com a TIM Brasil, com cobertura 4G e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação, assim como a GM fez com a Claro.

Além disso, o pacote oferece WiFi a bordo com internet em parceria com a TIM, com valores que variam entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

Multimídia de 10,1 polegadas da Toro 2022 é o melhor do segmento. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema Connect Me, pacote de conectividade

Com ele, você pode controlar diversos sistemas da Toro 2022 usando o smartphone, o smartwatch ou por meio da assistente virtual Alexa.

O ar-condicionado digital de duas zonas é eficiente no resfriamento e no aquecimento do interior.

O carregador de smartphone é sem fio e está bem localizado.

De acordo com a Fiat, os novos porta-objetos tem capacidade para armazenar 26 litros.

Bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista e sistema de som de primeira com definição de graves, agudos e médios. Foto: Amauri Yamazaki
Picape pode levar até cinco adultos. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Novo motor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol.

Abastecido com gasolina a potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

Sistema de injeção direta de combustível.

Além disso, o turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor.

Durante o período de avaliação o consumo com etanol foi de 6 km/l na cidade de São Paulo. Foto: Amauri Yamazaki

Tecnologia

Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e segurança para condutor e passageiros.

Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’.

Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona melhor visualização das informações.

Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)

O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:

– Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção;

– O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.

Suspensão dianteira McPherson e a traseira Multilink proporcionam dirigibilidade e conforto superior aos dos concorrentes. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

A dianteira traz o  sistema McPherson e a traseira é Multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Plataforma

A Nova Fiat Toro é construída sobre a plataforma global Small-Wide.

Dessa forma, ela é modular e flexível, reforçada estrutura monobloco, utilizando 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado, com elevada rigidez torcional e durabilidade, além da capacidade de absorver impactos em caso de acidentes.

Porta malas com capacidade para 820 litros e abertura dupla lateral proporciona praticidade. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica Fiat Toro 2022:

Comprimento: 4.915 mm

Largura sem retrovisores: 1.844 mm

Altura: 1.680 mm

Distância entre eixos: 2.990 mm

Porta Malas: 820 litros

Tanque de Combustível: 60 litros

Peso em ordem de marcha: 1.704 kg

Pneus: 215/65 17

Preço versão Volcano: a partir de R$ 152.491,00

Design imponente e os espelhos retrovisores externos rebatem quando o veículo é travado. Foto: Amauri Yamazaki

Nova Fiat Toro 1.3 turbo flex excede expectativas.

 

COMPARTILHAR

16 Comentáros

  1. Até que em fim a Fiat resolveu melhorar os pontos fracos das versões anteriores!
    Mudou a tática de de time que está ganhando também tem que mexer e melhorar pra agradar o consumidor!!

  2. Parabéns!
    Reportagem bem escrita e muito completa não perdendo
    nenhum detalhe.
    Depois de ler dá vontade de ter o Toro

  3. Um carro muito especial. Já tive oportunidade de dirigir de um amigo, me deixou na vontade de comprar..até fui procurar capota para deixar o que quero comprar meio…SUV

    Sou amante de pick-ups e sem dúvida a toro me surpreendeu.. valeu Fiat

Escreva um comentário