Carro de entrada da Mercedes vem com o novo motor 1.3 turbo com 163 cv de potência.

Andamos com a Mercedes A 200 sedan Advance, modelo mais acessível da marca no Brasil.

Em contato com o veículo no pátio da Mercedes, o A 200 sedan, exibe sua carroceria compacta com estilo harmonioso arredondado.

O veículo acolhe com sofisticação o motorista que está prestes a conhecer o sedan durante o período de avaliação.

Além de bonito e luxuoso, o Mercedes A 200 sedan é um automóvel seguro, tendo obtido cinco estrelas no teste de impacto do Euro NCAP, na proteção a adulto, criança, pedestre e capotagem.

Faróis com tecnologia Full LED e o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos. Foto: Amauri Yamazaki

Os novos faróis Full LED de alta performance proporcionam maior segurança à noite, além de economizar energia.

Não há faróis de neblina uma vez que a tecnologia Full LED proporciona toda a iluminação que o motorista necessita.

Distância entre eixos de 272 mm, rodas de 18 polegadas diamantadas e pneus run flat. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Sofisticado como era de se esperar em um Mercedes proporciona excelente ergonomia, acabamento requintado com alumínio escovado e bancos de alto padrão com ajustes elétricos para motorista e passageiro dianteiro.

O painel de instrumentos é 100% digital de alta definição com os modernos recursos de assistência de direção e segurança.

Sistema multimídia funciona com agilidade conforme o comando do motorista, com destaque para o comando de voz Mercedes, um show a parte.

Com ele, o motorista fala o nome de uma pessoa para fazer uma ligação telefônica e o sistema de telefonia Mercedes localiza o contato e faz a ligação sem que o motorista tire as mãos do volante. Alta tecnologia proporcionando comodidade e segurança.

Bem como, estão à disposição do motorista 4 modos de condução: Individual, Sport, Comfort e Eco.

Painel de instrumentos digital configurável, multimídia de 10,2 polegadas e 3 entradas USB-C. Foto: Amauri Yamazaki

De série: central multimídia MBUX (Mercedes Benz User Experience), faróis full LED, câmera de ré, sensor de chuva, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, pneus run flat, 7 airbags, monitoramento da pressão dos pneus, controle de cruzeiro e rodas de 18 polegadas.

Painel de instrumentos digital configurável. Foto: Amauri Yamazaki
Indicador de consumo, velocímetro digital e uma série de configurações a disposição do motorista. Foto: Amauri Yamazaki

Com tecnologia Mercedes, o motorista pode acessar os comandos do veículo de 4 formas: voz,  pelo touchpad, pelo volante e pela central multimídia. Show de tecnologia.

Motor

Transversal, 4 cilindros, 1.332 cm³, turbo, com 163 cv de potência é de alto de desempenho e foi desenvolvido em parceria com a Renault, funciona somente a gasolina

O torque é de 250 NM de 1.620 a 4.000 rpm.

Equipado com o sistema Start & Stop que pode ser desativado.

O motor entrega excelente torque e “cresce” nas ultrapassagens, fazendo com que o motorista fique surpreso com a performance do 1.3.

Além disso, o motor vem com a tecnologia de sistema de gerenciamento de cilindros sob demanda, que pode desativar 2 cilindros quando o veículo entender que não são necessários para economizar combustível.

Câmbio

Automatizado de 7 marchas é rápido e de alto desempenho.

Teto solar panorâmico e bancos dianteiros com ajuste elétrico, sendo o do motorista com memória . Foto: Amauri Yamazaki

Consumo

Durante nosso período de avaliação o consumo foi de 10,7 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, sempre com gasolina, no modo Comfort. O motor não é flex.

Espaço para quatro adultos, pois o túnel central é elevado. Foto: Amauri Yamazaki

Assistente de frenagem

O sistema alerta sobre uma colisão iminente por meio de sinais visuais e sonoros. Se após o alerta o motorista frear com força insuficiente, o sistema oferece a servo assistência ajustada à situação.

Se o motorista não reagir, o assistente de frenagem ativo assume o controle e executa uma frenagem autônoma para tentar reduzir a energia ao máximo possível.

O sistema também é capaz de detectar veículos parados e pedestres atravessando a pista e frear de uma velocidade de até aproximadamente 60 km/h.

Design elegante, duas saídas de escapamento cromadas e porta-malas com capacidade para 430 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

É firme como na maioria dos carros alemães.

O que o A 200 sedan tem de bom:

Mecânica turbo de alta performance, sistemas de auxílio a direção, eficiência energética e comando de voz altamente eficiente.

O que o A 200 sedan precisa melhorar:

Preço, ar-condicionado de uma zona (poderia ser de duas zonas) e incluir dutos do ar-condicionado para os passageiros  do banco traseiro.

Não vem com controle de cruzeiro adaptativo.

Touchpad central para acessar os comandos do veículo como o sistema de navegação do smartphone. Foto: Mercedes

A 200 sedan Advance – Ficha Técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 163 cv a 5.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.620 rpm
Câmbio: Automatizado de 7 marchas, 7G – DCT
Suspensão dianteira: Independente McPherson
Suspensão traseira: Eixo de torção
Pneus e rodas:  225/45 R18
Freio dianteiro:Disco ventilado
Freio traseira:  Disco sólido
Peso: 1.385 kg
Comprimento: 4.549 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.446 mm
Entre-eixos: 2.729 mm
Porta-malas: 430 litros
Tanque de combustível: 43 litros
Comprimento: 4.549 mm
Largura: 1.992 mm
Altura: 1.446 mm

A garantia é de 24 meses. Foto: Amauri Yamazaki

Uma das coisas que mais impressiona no Mercedes A 200 sedan é a performance do  novo motor 4 cilindros, 1.3 turbo, de 163 cv de potência, e de como ele cresce quando solicitado.

A princípio, com o dólar na casa dos R$ 5,50 (outubro 21) fica difícil para a Mercedes ter um preço razoável mesmo no modelo de entrada.

Por último, o design interno da Mercedes é o mais requintado entre os três fabricantes de automóvel de luxo alemães.

 

Andamos com a Mercedes A 200 sedan Advance.

 

COMPARTILHAR

12 Comentáros

  1. Mercedes sempre à frente,além de sofisticado e moderno tem um excelente motor!!!Parabens pela matéria…

  2. Paulo Roberto Manzieri Responder

    Você prefere uma Mercedez-Benz ou uma BMW?
    Tem dúvida?
    A Mercedez não dá manutenção enquanto que a BMW dá e o valor é muito alto para encostar o veiculo na oficina.
    Você quer carro para toda a vida?
    Recomendo a Mercedez-Benz.

  3. HEWERTON LUIZ DE OLIVEIRA Responder

    Mercedes e um carro muito elegante e confortável
    Esse modelo e top com 163 CV muito veloz
    Parabéns Mercedes

  4. CARLOS A FERRACINA Responder

    Mais uma vez a Mercedes esbanjando categoria , aliando performance e estilo em mais um de seus veículos.

  5. A evolução deste Mercedes chegou ao bando do motorista e não chegou quem vai atrás! Kkkkkkk
    Pessoas acima de 1,75m sobre com o teto baixo e pouco espaço em longas viagens!
    Para os recém casados, um belo carro, mas com família, fica complicado!
    O painel, sim, se destaca e deixa o prazer de dirigir e um motor pequeno traz potência suficiente pra por um sorriso no canto da boca!!

Escreva um comentário