Conforto e mecânica estão entre os atrativos do SUV de entrada da Toyota.

Andamos no Corolla Cross XR 2.0 flex com 177 cv de potência.

Lançado em março deste ano, o Corolla Cross tornou-se gradativamente um sucesso de vendas da Toyota no Brasil.

Produzido na cidade de Sorocaba – SP, o Corolla Cross inicialmente canibalizou vendas do Corolla sedan, mas gradativamente ganhou clientes da concorrência sem atrapalhar o sedan mais vendido do país.

O modelo de entrada XR tem um acabamento mais simples, com bancos em tecido simples, ar-condicionado de uma zona e sem carregador de celular sem fio.

Contudo, apresenta uma excelente relação custo benefício, já que o SUV é mais confortável que o Corolla sedan, além de ser mais espaçoso.

Além disso, o Corolla Cross é mais confortável que seus principais concorrentes, por ter uma suspensão mais macia que absorve os impactos com mais eficiência.

Faróis de halogêneo na versão XR e faróis de neblina em LED, de série. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Transmite mais robustez e presença que o Corolla sedan dado ao seu porte mais robusto.

Distância entre eixos de 2.640 mm e rodas de liga leve de 17 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças.

Nesse sentido, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação de amplitude.

Painel de instrumentos analógico com computador de bordo digital e sistema multimídia de 8 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Na versão de entrada o sistema de ar-condicionado é digital de uma zona, com dutos para os passageiros do banco traseiro.

Estão disponíveis no volante: comandos para telefone, volume e computador de bordo.

O freio de estacionamento é no pedal esquerdo como nos carros americanos e os espelhos retrovisores recolhem automaticamente quando o motorista trava o veículo.

Campo de Visão

A posição de dirigir elevada tornou o campo de visão 120 mm mais alto do que o Corolla sedã.

Além disso, foram realizados aprimoramentos como o estreitamento da coluna A em 7 mm (na comparação com o sedã), o que além de ajudar na visibilidade, contribui para a redução do ruído do vento.

Bancos em tecido na cor preta na versão de entrada. Foto: Amauri Yamazaki

Isolamento acústico

Foram colocados isoladores de som adicionais no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas que resultam em menor vibração.

Modelo de entrada vem com 7 airbags e espaço para cinco adultos com conforto. Foto: Amauri Yamazaki
Duto do ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

O motor a combustão flex, 2.0L Dynamic Force de 4 cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm com etanol e 169 cv com gasolina.

O torque com etanol ou gasolina é de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

Sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. São 2 injeções assim como no Corolla.

Motor 4 cilindros aspirado, 2.0 flex, com 177 cv de potência com etanol. Na cidade, o consumo com etanol foi de 6,2 km/l. Foto:Toyota

Transmissão

Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem eliminando perdas e atritos.

Suspensão

Dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora com buchas de borracha grandes que permitem que a suspensão trabalhe bem em terrenos com grandes ondulações.

Suspensão macia está entre os atrativos do Corolla Cross. Cor Vermelho Granada. Foto: Amauri Yamazaki

Raio de Giro

De acordo com a montadora, ele tem o menor raio de giro da categoria, sendo possível realizar uma manobra de 180º em apenas 10,4 m, contribuindo para realizar balizas e circular em locais apertados.

Porta-malas com capacidade para 440 litros e garantia Toyota de 5 anos. Foto: Amauri Yamazaki

Garantia

5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) .

Plataforma

O Corolla Cross é  construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedã, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro.

Corolla Cross XR é um SUV robusto, potente, confortável e com boa relação custo-benefício. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Atualmente, desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED e ISOFIX, para fixação de cadeirinhas.

 

COMPARTILHAR

10 Comentáros

  1. Muito lindo e elegante
    Corolla e um carro perfeito
    Parabéns pelo modelo Cross XR

  2. CARLOS A FERRACINA

    Veículo perfeito , merecia bancos de couro pelo preço.

  3. Antonio Barbosa dos Santos

    Gostei desse SUV da Toyota, tem cara de bravo!!!

  4. Pedro Ferreira

    Um designer muito bonito ,sem falar os acessórios, além de tudo é um Toyota