GP de São Paulo de F-1 acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

Um Grande Prêmio Sustentável em Interlagos.

Compensação de carbono, compostagem, água em embalagem tipo tetrapak (redução de plástico), programa estruturado de coleta.

O meio ambiente agradece às providências que a organização do Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021, tomou para a corrida deste ano e que avançará mais nos próximos anos.

Nesse sentido, a ação de sustentabilidade é uma das metas primordiais da Federação Internacional de Automobilismo e da F-1 que implica, em etapas, a adoção de combustível de fontes renováveis e uma enérgica redução do uso de plástico e a pegada de carbono.

Pilotos como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton estão envolvidos em todas as campanhas de conscientização sobre o meio ambiente.

‘Desde que começamos a planejar a corrida deste ano, a ideia de um evento ecologicamente sustentável sempre esteve presente. Isso deverá avançar mais a cada ano. Mas já estamos dando um grande passo’, comenta o CEO do GP, Alan Adler.

Allan Adler – CEO do GP de São Paulo de F-1. Foto: Amauri Yamazaki

Emissões de Carbono

Em Interlagos, pela primeira vez, haverá a compensação de 100% das emissões de carbono em uma operação ligada à preservação da floresta amazônica.

Na área central do autódromo, a Sauber Sustentabilidade instalará um equipamento de tecnologia própria para transformar os resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes e pontos de alimentação em adubo.

Esta máquina tem a capacidade de processar 2,4 toneladas de resíduos em cerca de 2,0 toneladas de adubo, sem produzir gases, que será aplicado no próprio autódromo.

“Ficamos muito honrados com a escolha de ‘fornecedor oficial’ para desempenhar essa função e esperamos que outras empresas sigam essa boa prática ambiental’, diz o diretor da Sauber Sustentabilidade, Antonio Barbosa.

No quesito plástico, alumínio e papel, a parceria entre a startup Coletando Soluções, Solvi Essencis Ambiental, maior entidade de gestão de resíduos da América Latina, e a empresa de limpeza Lume, que opera com a Coopercaps, cooperativa de catadores, estão desenvolvendo um projeto racional de coleta para os próximos anos.

Este ano, pela primeira vez, a AMLURB – Agente Municipal de Limpeza Urbana – está envolvida com o recolhimento de resíduos.

A princípio, a previsão é que cerca de 40 toneladas poderão ser recicladas após o evento.

Um componente essencial na redução de plástico: a água A9, da Poty Companhia de Bebidas.

Pela primeira vez, a água comercializada nas arquibancadas de Interlagos virá com embalagem do tipo tetrapak, ecologicamente corretas.

Serão 200 mil unidades de 500 ml cada.

Já a UTEP do Brasil – Usina de Tratamento Ecológico de Pneus – receberá cerca de 7500 pneus que foram substituídos nas barreiras de proteção e transformá-los em pisos ou ligas para asfalto.

A questão do consumo de diesel para os geradores também está incluída na estratégia de sustentabilidade. Para este ano haverá uma redução de cerca de 20 mil litros em relação à corrida de 2019.

Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021

Data: 12, 13 e 14 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo

Site oficial: www.f1saopaulo.com.br

Ingressos: à venda na tiqueteira oficial do evento (eventim.com.br/f1saopaulo), na loja oficial do F1 GP São Paulo no Market Place  e na bilheteria do autódromo de Interlagos, que funciona até o dia 11/11 das 9h às 17h, no dia 12/11 das 7h às 17h e nos dias 12 e 14/11, das 7h ao meio-dia.

Todos os ingressos estão sujeitos à disponibilidade.

Protocolo Covid

Para acessar o autódromo nos dias do GP o público deverá apresentar documento com foto e comprovante completo de vacina através do aplicativo Chronus i-Passport, que deve ser ativado até o dia 10 de novembro.

Nesse sentido, quem não tiver completado o sistema vacinal deverá apresentar teste negativo para Covid tipo antígeno (realizado até 24h antes de cada acesso ao autódromo) ou RT-PCR (realizado até 48 horas antes do acesso ao autódromo).

Além disso, não será permitida a entrada de maiores de 12 anos que não tenham recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

O uso de máscara é obrigatório durante todo o evento.

Autódromo de Interlagos é um dos mais tradicionais da F-1. Foto: Hoch Zwei

Programação

SEXTA-FEIRA – 12 de novembro

12:30 – 13:30 –  Treino Livre: 1ª sessão
16:00 – 17:30 –  Qualificação

SÁBADO – 13 de novembro

12:00 – 13:00 –  Treino Livre: 2ª sessão
16:30 – 17:00 –  Sprint – 30 minutos de duração

DOMINGO – 14 de novembro

14:00 Largada para o GP de São Paulo de F-1.
Total de 71 voltas = 306 km

Toda a programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.

 

Um Grande Prêmio Sustentável em Interlagos.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.