SUV em versão única com tração integral e motor turbo com 190 cv de potência.

Andamos no Honda CR-V Touring turbo versão 2021.

A Honda do Brasil lançou em abril, a nova versão do CR-V incorporando atualizações no design e a inclusão de novos equipamentos de segurança.

Em sua quinta geração, o CR-V é o SUV topo de linha da Honda proporcionando precisão de direção, conforto e silencio a bordo.

Novos faróis de neblina em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Nova grade frontal e para-choque com visual mais e robusto, permitindo um posicionamento destacado dos novos faróis de neblina em LED, além de manter os faróis full LED.

Na lateral, o SUV ganha novas rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas e novo friso cromado.

Além disso, outra  novidade é a adoção do teto solar panorâmico, que amplia a luminosidade para os ocupantes.

Novas rodas escurecidas de 18 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Console central redesenhado, com um novo sistema de bandeja retrátil, que permite a acomodação de diferentes tipos de objetos.

O novo console central traz acabamento amadeirado acompanhando as linhas do painel e das laterais de portas e um  carregador de celular sem fio, além de 2 portas USB.

O sistema de áudio ganhou um subwoofer adicional no porta-malas, reforçando as frequências graves de som e totalizando 9 alto falantes no veículo.

Painel de instrumentos completo, carregador de smartphone sem fio e materiais suaves ao toque. Foto: Amauri Yamazaki

Central multimídia de 7 polegadas com GPS nativo e conectividade com smartphones Apple CarPlay e Android Auto, além botão físico para o controle de volume.

O CR-V adotou a tecnologia Idle Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas, reduzindo o consumo de combustível.

Central multimídia de 7 polegadas e ar-condicionado digital automático de duas zonas. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Foi adotado o Honda SENSING, pacote de tecnologia de segurança e assistência ao condutor, que foi adotado pela primeira vez no Accord.

O Honda SENSING traz o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Forward Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.

O sistema é composto por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal.

Com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Honda SENSING auxilia o motorista na prevenção de acidentes.

Ele ajuda a manter maior atenção sobre as condições de tráfego, alertando o motorista e, em determinadas condições, ajudando a evitar ou reduzir a severidade de uma colisão.

Bancos macios e confortáveis com revestimento de couro. Foto: Amauri Yamazaki

Controle de cruzeiro adaptativo

O Adaptive Cruise Control (ACC) com Low Speed Follow (LSF) auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente.

É possível estabelecer a velocidade de cruzeiro desejada e o intervalo até o veículo da frente, permitindo o uso do piloto automático em condições de tráfego leve.

O sistema usa o radar e a câmera monocular para monitorar continuamente a distância do veículo à frente e ajusta a velocidade do CR-V para manter o intervalo estabelecido.

É possível escolher entre um espaço curto, médio, longo ou extralongo.

Se preciso, o CR-V freia automaticamente usando o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA). O sistema Low Speed Follow (acompanhamento de fluxo em baixa velocidade) integrado aumenta a capacidade do piloto automático com a possibilidade de parada e partida dependendo das condições.

Conforto para cinco adultos. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de frenagem para mitigação de colisão

Trata-se do sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal.

Uma unidade de radar localizada atrás da grade dianteira e uma câmara monocular posicionada entre o espelho retrovisor e o para-brisa controlam as condições de tráfego à frente do veículo.

Se o sistema considera que é possível uma colisão com um veículo detectado, ele emite alertas visuais e sonoros para que o motorista execute ações corretivas.

Se a situação não for corrigida, o CMBS pode aplicar diferentes níveis de frenagem automática para ajudar a reduzir a velocidade do veículo e eventuais forças de colisão, ajudando assim a diminuir a gravidade de um choque caso o motorista não intervenha.

A unidade de radar e a câmera trabalham simultaneamente e em cooperação para controlar o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA – assistente de estabilidade do veículo), que inicia a frenagem se for necessário.

Teto solar passou a ser panorâmico na versão 2021. Foto: Amauri Yamazaki

Integrado ao CMBS, o Forward Collision Warning (FCW) usa a câmera monocular e o radar para detectar veículos à frente e determinar a possibilidade de uma colisão. Isso ajuda a diminuir a tensão no tráfego, contribuindo também para elevar o nível de segurança passiva.

Se o sistema FCW detectar um veículo à frente do CR-V e determinar que pode acontecer uma colisão devido à diferença entre as velocidades dos dois veículos, ele dispara alertas visuais e sonoros para o motorista.

O sistema FCW não irá frear automaticamente e o motorista continua sendo responsável por evitar colisões. Se o motorista não reagir aos alertas do FCW, então o CMBS entra em operação.

Atualizações no design trouxeram maior percepção de sofisticação. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de assistência de faixa

O Lane Keeping Assist System (LKAS) detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação. O LKAS usa uma câmera para ler a sinalização das faixas e o Electric Power Steering (EPS) para ajudar o motorista a manter seu posicionamento dentro da faixa.

O sistema usa uma câmera instalada na parte superior do para-brisa para identificar marcações pintadas, ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’ em velocidades entre 72 e 145 km/h.

Quando o LKAS detecta que o motorista está desviando do centro da faixa, gera uma correção de direção para manter o posicionamento. Contudo, o motorista precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

O LKAS pode ser ativado ou desativado usando um botão localizado na parte inferior direita do volante. O sistema suspenderá a operação após vários segundos se o motorista tirar as mãos do volante, emitindo um alerta visual, e voltando à ação quando o motorista mexer com o volante.

Porta-malas com capacidade para 522/1084 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema para mitigação de evasão de pista

O Lane Departure Warning (LDW) serve para alertar o motorista se o veículo estiver saindo da faixa sem que o pisca esteja acionado.

O sistema funciona em velocidades entre 72 e 145 km/h em estradas retas ou com curvas suaves, alertando sobre desvios de uma faixa detectada.

O LDW usa a mesma câmera no para-brisa utilizada pelo CMBS e LKAS. Se o veículo começar a sair da faixa sem que o indicador de direção seja acionado, o LDW ilumina uma mensagem saída da faixa e emite avisos visuais e sonoros para que o motorista reaja.

O sistema pode ser ativado ou desativado pelo botão RDM localizado no painel de instrumentos.

O Agile Handling Assist (AHA) aplica de maneira seletiva os freios do veículo para melhorar a resposta inicial e a capacidade geral de percorrer curvas.

Este sistema utiliza a vetorização de torque através dos freios para melhorar o traçado nas curvas e proporcionar maior confiança ao dirigir.

Duas entradas USB e carregador de smartphone sem fio. Divulgação

VSA

O sistema VSA analisa os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio.

O VSA é calibrado para funcionar de uma forma imperceptível e o motorista não chega a notar que está em operação. sempre que o sistema trabalha melhorando a estabilidade do veículo, uma luz indicadora pisca no painel de instrumentos.

O sistema Honda LaneWatch utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem da via na tela de 7 polegadas.

A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.

O CR-V traz ainda o TPMS, um indicador de pressão dos pneus, que usa a velocidade das rodas coletada pelo sistema de ABS para descobrir se a pressão de um dos pneus caiu abaixo do recomendados. Quando isso ocorre, um alerta é exibido no painel para avisar ao condutor da situação.

Driver Attention

Avalia a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele está desatento.

No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma xícara de café. Uma barra gráfica é exibida no painel indicando o nível de alerta do condutor.

Contudo, caso esse indicador se reduza a um nível crítico, um aviso sonoro é ativado, bem como a direção vibra, para auxiliar na retomada da atenção por parte do motorista.

A segurança é complementada ainda por 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas e freios ABS com EBD.

Conforto

Quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com informações sobre o veículo por meio da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel.

O display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, quando fazer o rodízio dos pneus, além de apresentar informações fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada.

Essas informações também podem ser visualizadas no Head Up Display, que projeta informações coloridas em um visor transparente que se eleva no momento da partida.

Alguns dos itens importantes de conforto e praticidade são:

Partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico, com sistema Brake Hold, tomadas USB na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória.

Walk Away

O sistema Walk Away Auto Lock tranca automaticamente o veículo quando o motorista se afasta, se a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo.

Para confirmar que o carro está trancado é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam.

O CR-V oferece espaço para bagagens amplo, largo e profundo. Foto: Amauri Yamazaki

Versatilidade

Com a segunda fileira de assentos dobrada, é possível carregar objetos de grandes dimensões, graças ao assoalho de carga totalmente plano. Além disso, o rebatimento dos bancos traseiros é feito de forma fácil.

A tampa elétrica programável do porta-malas pode ser operada pelo controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar).

O sistema de abertura do porta-malas sem o uso das mãos, basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro) para que a tampa abra automaticamente.

Contudo, esse acesso funciona desde que o usuário esteja levando consigo o controle remoto da chave.

Motor

Motor turbo, 1,5 litro, DOHC com injeção direta e 4 cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC).

Potência máxima de 190 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 24,5 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm.

O motor acoplado à transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.

Durante o período de avaliação o consumo de combustível foi de 8,6 km/l com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler. As persianas inferiores deixam uma pequena área sempre aberta para otimizar o fluxo de ar, mesmo quando fechadas.

Tração

O sistema de tração nas quatro rodas AWD oferece um equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e eficiente em consumo.

O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida disponíveis. A operação é automática.

Nesse sentido, acionando as rodas dianteiras quando necessário, o sistema passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em cooperação com o VSA e o Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS – direção elétrica adaptada ao movimento).

Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, como em velocidade constante, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto.

Honda CR-V passa com segurança por buracos, lombadas e pisos irregulares. Foto: Amauri Yamazaki

Rodagem refinada

O  chassi do CR-V proporciona uma dirigibilidade ágil com rodagem estável e equilibrada.

A suspensão dianteira MacPherson e a suspensão traseira multibraços com amortecedores de baixo atrito desenvolvidos para o modelo, bem como barra estabilizadora tubular na dianteira e sólida na traseira.

Para filtrar as imperfeições, o CR-V conta com buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira.

A utilização de uma suspensão dianteira com torres de amortecimento aumenta o espaço disponível para reforços da estrutura que protegem os ocupantes em uma colisão.

Além disso, a suspensão traseira multibraços oferece uma excelente combinação de qualidade de rodagem e dirigibilidade, ao mesmo tempo que maximiza o espaço para o banco traseiro e bagagem.

Andamos no Honda CR-V Touring turbo 2021.

 

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5 Comentáros

  1. Ficou top de mais
    Muito elegante e confortável por dentro
    Painel lindo
    Parabéns CR-V

  2. Ficou moderno e com visual elegante no interior