O consumo médio com gasolina foi de 16,7 km/litro na cidade.

Avaliamos o Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 flex.

O Toyota Corolla Cross é produzido na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo, em todas as suas versões, desde fevereiro de 2021.

O modelo foi lançado durante a pandemia em março de 2021, após um investimento de R$ 1,0 bilhão para adaptar a fábrica onde são produzidos também a linha Yaris.

Único SUV híbrido produzido no Brasil impressiona pela harmonia entre o motor a combustão 1.8, e os dois motores elétricos, que proporcionam uma condução altamente eficiente.

Andar com o Corolla Cross híbrido flex é bem agradável, dada a maciez de sua suspensão, espaço interno, recursos de assistência a direção, boa potência com eficiência energética sem concorrentes no segmento.

Design

Transmite robustez e sofisticação dado ao seu porte e pelas rodas de liga leve de 18 polegadas na versão topo de linha XRX.

Faróis em LED, faróis de neblina em LED e sensores sonoros de distância dianteiro. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças com todo o acabamento disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação de amplitude.

A versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro, combustível e informações do computador de bordo.

Tela TFT de 7 polegadas no centro do painel. Divulgação
Tela multimídia de 8 polegadas bem posicionada espelha o celular com cabo. Ar-condicionado digital de duas zonas. Foto: Amauri Yamazaki

O freio de estacionamento é no pedal como nos carros americanos. Os espelhos retrovisores externos são eletro-retráteis com rebatimento automático ao fechar o veículo com pisca-pisca integrado.

Central multimídia sensível ao toque de 8 polegadas, AM/FM, MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para Android Auto e Apple CarPlay.

Bancos de couro com furinhos no assento e teto solar normal na versão topo de linha. Foto: Amauri Yamazaki

Isolamento acústico

Foram colocados isoladores de som adicionais no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas que resultam em menor vibração.

Saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor híbrido flex

Combina um motor flex de 1.8L, VVT-i 16V de ciclo Atkinson, com 101 cv de potência a 5.200 giros com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).

Do mesmo modo, o motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.

A bateria híbrida que alimenta o motor elétrico está localizada embaixo do banco traseiro.

Motor 1.8 flex trabalha em conjunto com dois motores elétricos. Foto: Amauri Yamazaki

Câmbio

Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos.

Consumo

Durante o período de avaliação abastecido com gasolina, o Corolla Cross híbrido fez uma média de 16,6 km/l na cidade. Eficiência energética excepcional.

Logo dos veículos híbridos da Toyota. Foto: Amauri Yamazaki

Freios regenerativos

O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.

Nesse sentido, isso permite maior autonomia ao modelo no modo elétrico contribuindo para economia de combustível.

Rack no teto e  design robusto e atrativo. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

Dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora com buchas de borracha grandes que permitem que a suspensão trabalhe bem em terrenos com grandes ondulações.

Porta-malas com capacidade para 440 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Garantia

Atualmente, 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) .

No entanto, as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia de 8 anos para o sistema híbrido composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

Cor Branco Lunar Perolizado caiu bem no Corolla Cross XRX Hybrid. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Atualmente, desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, faróis de neblina em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX, para fixação de cadeirinhas.

Ao passo que as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam limpador do para-brisa com sensor de chuva e as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro, que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando.

Ainda assim, um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Porém, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.

Além disso, o sistema conta com radar combinado com uma câmera para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

Logo Toyota azul para os veículos híbridos. Foto: Amauri Yamazaki

Avaliamos o Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 flex.

COMPARTILHAR

4 Comentáros

  1. HEWERTON LUIZ DE OLIVEIRA Responder

    Lindo corro luxuoso e muito confortável
    Parabéns Corolla
    Por ter lançado o Corolla Cores XRX

Escreva um comentário