Capital paulista com 12,3 milhões de habitantes é protagonista na vacinação contra a covid-19.

São Paulo celebra 468 anos.

A cidade de São Paulo completa 468 anos mantendo a posição de maior cidade da América do Sul em número de habitantes.

Nos últimos 12 meses, devido a pandemia, houve uma redução no número de voos para a cidade, que reduziram os congressos, feiras, shows e eventos em geral.

Contudo, o Grande Prêmio São Paulo de F-1 foi um sucesso, sendo que faltaram ingressos para todos os interessados.

A capital tem sua vocação no turismo de negócios, com o turismo de lazer em segundo plano, mas em constante crescimento devido as atrações culturais, shows (Lollapalooza), espetáculos, gastronomia e eventos esportivos.

Tradicionalmente, a prefeitura da cidade de São Paulo promove uma série de atrações gratuitas para celebrar o aniversário da cidade, em diversos bairros da capital.

Atualmente o prefeito da cidade é o empresário Ricardo Nunes (54) do MDB que substituiu o prefeito Bruno Covas, falecido em 2021.

A data é convertida em feriado municipal na cidade, para que os seus habitantes possam usufruir das comemorações.

Devido ao seu tamanho, muitas pessoas que nasceram na capital não conhecem diversos atrativos da cidade como o Mercado Municipal (passeio obrigatório) e a vista proporcionada pelo Terraço Itália, só para citar alguns exemplos.

Prefeito Ricardo Nunes assumiu a prefeitura de São Paulo no dia 2 de maio de 2021. Foto: Amauri Yamazaki

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA VISITAR NO FERIADO DE SÃO PAULO

MASP – Museu de Arte de São Paulo

O museu está localizado na avenida Paulista, sendo um dos mais importantes museus da América do Sul. O Masp conta com um acervo de oito mil peças com obras de grandes nomes da pintura nacional como: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Júnior. Entre os estrangeiros estão: Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

Grande parte do núcleo de arte europeia é composta de pintura francesa, como os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix.

Do movimento impressionista, encontram-se obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas.

Há ainda exposições temporárias, que apresentam os mais variados temas ou suportes. Como exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura que se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens.

O visitante sempre encontra uma novidade ao visitar o local.

MASP
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP
Tel. 11 3149-5959
Terça: 10h-20h (bilheteria aberta até 19h30)
Quarta -Domingo: 10h-18h (bilheteria aberta até 17h30)
Segunda: fechado

Mercado Municipal de São Paulo

Conhecido como Mercadão está localizado no centro histórico de São Paulo, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, próximo ao centro velho de São Paulo.

Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, tendo mais de oito décadas de história, onde foi projetado para ser um entreposto especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e demais produtos alimentícios.

O Mercadão conta com 12.600 m2 e abriga mais de 1.500 funcionários que movimentam 350 toneladas de alimentos selecionados diariamente em seus mais de 280 boxes.

Por serem selecionados os alimentos ofertados no Mercadão não são baratos.

Os turistas que vão visitar o Mercadão costumam saborear o sanduíche de mortadela (super rechegado) e os pastéis de bacalhau e de pernil, estão entre as diversas atrações gastronômicas do local.

Mercado Municipal de São Paulo. Foto: Amauri Yamazaki

Mercado Municipal de São Paulo
Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo – SP
Tel. 11 3313-3365
Horários: segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
www.oportaldomercadao.com.br

Autódromo de Interlagos

O Autódromo de Interlagos foi inaugurado em maio de 1940, por Ademar de Barros. O local pertence a Prefeitura de São Paulo que desde a gestão do prefeito Joao Dória Jr, tenta encontrar um comprador para ser privatizado. O local sediou o Grande Prêmio do Brasil de F-1 de 1972 a 1977, 1919 e 1980 e de 1990 a 2019.

A partir de 2021, sediou o Grande Prêmio São Paulo de F-1. O nome do circuito se origina do bairro e da localização entre dois lagos artificiais, a Guarapiranga e Billings, que foram construídos no início do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica.

Em 1985 o autódromo foi rebatizado pelos vereadores da cidade para autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro José Carlos Pace, morto em acidente aéreo. Contudo, o novo nome não pegou e prevaleceu o nome original de Autódromo de Interlagos.

O circuito tem sentido anti-horário com 4.209 metros e 15 curvas, sendo um dos mais tradicionais da F-1.

Autódromo de Interlagos
Avenida Senador Teotônio Vilela, 261 – Interlagos – São Paulo – Brasil – CEP: 04801-010.
O Autódromo de Interlagos possui um parque público na pista perimetral, onde é possível fazer caminhada, corrida e passeios de bicicleta. A visitação é livre e gratuita, diariamente, das 7h às 17h, exceto em dias de eventos e durante as reformas para o Grande Prêmio São Paulo de F-1. O acesso pode ser feito pelos portões 7 ou 9. A pista oficial do Autódromo não é aberta para caminhadas.

Rua Oscar Freire

Rua mais famosa para a moda na capital, a rua Oscar Freire, na região dos Jardins, é destinada ao público abonado para a moda. A rua é um verdadeiro desfile de moda e um convite a ver belas vitrines.

Dessa forma, ao longo de 2,6 km, os frequentadores encontrarão grandes marcas nacionais e internacionais, lojas conceito e grifes internacionais. O cruzamento com a Rua Augusta marca o principal ponto da região.

Nesse sentido, as grandes marcas também podem ser encontradas especialmente na Bela Cintra e Haddock Lobo. Lojas como Havaianas e Melissa surpreendem pela maneira ousada como montaram suas lojas conceito, assim como a Riachuelo. Algumas das principais marcas encontradas por lá são: Diesel, Mara Mac, Max Mara, Roberto Cavalli, Versace, Tufi Duek, Forever 21, Dudalina, Carla Amorim, Cris Barros, Calvin Klein, Cartier, Fillity, Le Lis Blac e muitas outras.

A rua é avaliada como um dos metros quadrados mais caros da América Latina, e reconhecida por ser um dos pontos de comércio mais elegantes e valorizados do país.

Geralmente essas lojas fazem um espaço conceito, ou seja, uma loja diferenciada das que elas têm em outros bairros e cidades.

O nome da rua é uma homenagem ao médico legista baiano Oscar Freire de Carvalho. Freire foi responsável pela introdução do ensino de medicina legal na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e, posteriormente, em São Paulo.

Rua Oscar Freire. Divulgação

Rua Oscar Freire
Rua Oscar Freire – Jardins – São Paulo – SP

Aquário de São Paulo

O Aquário de São Paulo (ASP) é um oceanário localizado no distrito do Ipiranga, zona sudeste da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado no dia 6 de julho de 2006, como o primeiro Aquário Temático da América Latina.

Atualmente, o local conta com um total de 15 mil m² e 4 milhões de litros de água onde habitam milhares de animais de centenas de espécies e contribui com diversos projetos de conservação que trabalham com animais em ambiente natural.

Em 2009, 10 novos tanques/recinto foram construídos em 3 mil m² para ampliar o setor “Amazônia”, com a chegada de um peixe-boi, tamanduás-mirim, macacos bugio, lontras e peixes gigantes da Amazônia (como pirarucus, pirararas, tambaquis e jaús) foram as principais novidades do setor.

Em 2015, houve uma grande ampliação com a criação de 13 novos tanques/recintos em uma área de 7 mil m² voltado ao mundo animal de fora do país, como suricatas, colobus e lêmures do continente africano; raposas voadoras e pítons da Indonésia; cangurus, vombates, equidnas e coalas da Austrália; focas, leão marinho, lobos-marinhos e os ursos polares.

Aquário de São Paulo
Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga – São Paulo – SP, CEP: 04275-000
Tel. 11 2273-5500

SÃO PAULO EM NÚMEROS:

Segundo dados da São Paulo Turismo

1 – POPULAÇÃO
População residente 12,2 milhões
Homens 0 (47%)
Mulheres 0 (53%)
Crescimento Populacional ao ano 0,75%
Taxa de Natalidade 15,6 – mil habitantes
Taxa de Mortalidade 06,1 – mil habitantes
Expectativa de Vida 75 anos

2 – A CIDADE DE SÃO PAULO TEM

12% do PIB do Brasil.
19 bilionários.
3ª maior Bolsa de Valores do Mundo
As maiores colônias: japonesa, alemã, espanhola e portuguesa fora dos países.

3 – POPULAÇÃO

01 – São Paulo 12,2 milhões
02 – Rio de Janeiro 6,7 milhões
03 – Brasília 3,0 milhões
04 – Salvador 2,9 milhões
05 – Fortaleza 2,6 milhões
06 – Belo Horizonte 2,5 milhões
07 – Manaus 2,1 milhões
08 – Curitiba 1,9 milhões
09 – Recife 1,6 milhões
10 – Goiânia 1,5 milhões

 

São Paulo celebra 468 anos.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.