Quarta geração ganhou atualizações no design e o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas.

Andamos no Audi A3 Sportback S Line 1.4 turbo com 150 cv de potência.

Produzido na Alemanha, o A3 Sportback desembarcou no Brasil em outubro de 2021, com ganhos em tecnologia.

Por fora, o A3 Sportback está mais esportivo com vincos, recortes e entradas de ar maiores que o deixaram mais atrativo.

Entradas de ar maiores e a nova pintura metálica Vermelho Tango. Foto: Amauri Yamazaki

O modelo vem com chave keyless, volante em couro com shift-paddles, kit exterior S line, rodas de 18”, faróis Full LED, 6 airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva e ar-condicionado de 2 zonas.

Os faróis Full LED Matrix (R$ 8.000,00) estão entre os atrativos da quarta geração. Foto: Amauri Yamazaki

Os opcionais da versão S line Limited 1.4 são pintura metálica, capa do retrovisor externo em carbono e os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza ao A3.

O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, e além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

Rodas de liga-leve de 18 polegadas e pneus 225/40 R18 – Bridgestone. Foto: Amauri Yamazaki

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor.

A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas.

Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros (o piso  pode ser regulado em diferentes alturas).

Design interior

O design interior ganhou elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha com acionamento  eletrônico e conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas, com um processador mais potente.

O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.

Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Os novos Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário via cabo através do Apple CarPlay ou Android Auto.

Volante revestido em couro com comandos e central multimídia com 10,1 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

O carregamento de smartphone é sem fio e as saídas de cabo são do tipo USB-C.

Painel digital é configurável conforme a preferência do motorista. Foto: Amauri Yamazaki

Contudo, o espelhamento do celular é realizado somente via cabo.

Tela multimídia de 10,1 polegadas com rápido processamento e ar-condicionado digital de 2 zonas. Foto: Amauri Yamazaki

O piloto automático não é adaptativo, sendo que o motorista precisa frear quando necessário. De acordo com a montadora, a versão veio sem o ACC devido a falta de semicondutores na época de importação do modelo. Bem como, o corretor de faixa (quando o motorista está desatento) também não está presente.

Bancos de couro em formato de colcha e teto solar que vai até a metade do teto. Foto: Amauri Yamazaki

O acabamento vem com materiais nobres combinados com muito bom gosto .Ajuste elétrico do banco somente para o motorista.

Para os passageiros do banco traseiro o espaço é limitado. Foto: Amauri Yamazaki
Saída de ar-condicionado de duas zonas para os passageiros do banco traseiro com duas tomadas USB C. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

A edição limitada 1.4 S line Limited vem com motor 1.4 TFSI a gasolina, com 150 cavalos de potência e torque de 250 Nm, acoplado a uma transmissão automática tiptronic de 8 velocidades.

Além disso, o Audi drive select é de série em todas as versões e permite que o motorista selecione os modos de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual. Bem como, o modo de direção traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva.

Motor 4 cilindros, 1.4 desenvolve 150 cv de potência e 250 Nm de torque. Foto: Amauri Yamazaki

Ele vem equipado com o Start&Stop que desliga o motor quando o carro para nos semáforos ou congestionamentos. Contudo, o recurso pode ser desligado pelo condutor já que o sistema de ar-condicionado perde eficiência quando o motor não está em funcionamento.

Consumo de combustível

De acordo com o computador de bordo o consumo foi de 10,4 km/l na cidade com gasolina. O A3 Sportback não é flex.

Cores

Dentre as cores exteriores estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona.

No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Design esportivo do A3 Sportback chama a atenção nas ruas. Foto: Amauri Yamazaki

Pisca pisca dinâmico na dianteira e na traseira e sensores de distância altamente eficientes.

Estacionamento

O modelo vem equipado com sistema de estacionamento automático Audi.

O porta-malas tem capacidade para 380 litros e o pisca-pisca dinâmico. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica:

Motor: 4 cilindros, 1.4, turbo FSI, com 150 cv de potência entre 5.000 – 6.000 rpm e torque de 250 Nm entre 1.500 – 3.500 rpm, funciona somente a gasolina.

Tração: Dianteira.

Transmissão: Tiptronic com 8 velocidades.

Peso: 1.415 kg.

Comprimento: 4.343 mm.

Largura: 1.816 mm – 1.984 com retrovisores.

Altura: 1.430 mm.

Entre-eixos: 2.636 mm.

Tanque de Combustível: 50 litros.

Porta-malas: 380 litros.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,8 segundos.

Velocidade Máxima: 219 km/h.

Preço: R$ 249.990,00.

Versão S Line vem com motor 1.4 com 150 cv de potência. Foto: Amauri Yamazaki

O que o A3 Sportback 1.4 tem?

Design esportivo.
Motor e câmbio de primeira.
Eficiência energética.
Baixo nível de ruído do motor e isolamento acústico.
Painel digital.
Central multimídia com rápido processamento.
Acabamento de primeira.

O que falta no A3 Sportback 1.4?

Detetor de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.
Rebatimento elétrico dos retrovisores.
Memória para o banco do motorista.

Mecânica turbo de primeira, alta tecnologia em segurança e entretenimento e muito bom gosto. Foto: Amauri Yamazaki

Andamos no Audi A3 Sportback S Line 1.4 turbo.

 

COMPARTILHAR

32 Comentáros

  1. O Audi A 3 Sportback ,apesar de por ser feito na Alemanha,ter só versão a gasolina com certeza é excelente opção de compra com sua esportividade e prazer na direção

    • Revista HG

      Um carrão potente, econômico, silencioso e com acabamento de primeira. Muito bom gosto.

      • Alexandre Mendes de Moura

        Como todos os carros da Audi, padrão de excelência em todos os sentidos!

  2. Eduardo Ruiz

    Os carros da Audi são legais, mas depois acabam se tornando monótonos!
    Em breve a empresa deverá dar mais emoções ao motorista e deixá-los mais pura sangue do que domados!!

    • Paulo Manzieri

      Apesar de espaço limitado no banco de trás…Audi é Audi. Marca esportiva e de sofisticação.
      Não quer ter um Audi em sua vida?
      Os melhores pilotos somente são bons após digitar um Audi

  3. Antonio Barbosa dos Santos

    Carro bem esportivo e tecnológico!!
    Parabéns pra Audi!!

  4. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    O banco ficou bem legal,mas o melhor é o motor 1.4 turbo , tem torque e economia ao mesmo tempo!!

  5. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    O banco ficou bem legal,mas o melhor é o motor 1.4 turbo , tem torque e economia ao mesmo tempo

  6. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    O banco ficou bem legal,mas o melhor é o motor 1.4 turbo , tem torque e economia ao mesmo tempo

  7. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    Os bancos ficaram muito bonito ..

  8. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    Muito boa a matéria !!!
    O carro é lindo!!