SUV impressiona pelo porte, elegância e mecânica robusta.

Andamos com o Toyota SW4 SRX 2.8 turbo diesel com 204 cv de potência.

Avaliamos o SW4 SRX modelo 2021, produzido na fábrica da Toyota cidade de Zárate, na Argentina, onde são montadas as Hilux.

A SW4 é um veículo de grande porte, com capacidade para 7 lugares, acabamento luxuoso e motor potente e econômico.

Devido ao seu tamanho, o SUV exige uma condução experiente já que as reações são um pouco mais lentas e as vagas de estacionamento no país são para veículos de pequeno porte.

Atualmente, o SW4 SRX tem fila de espera de 30 dias e a versão Diamond (2022) de 120 dias, no Brasil.

Faróis em LED, faróis de neblina em LED e pisca pisca fica na pare inferior do para-choque. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Chama a atenção por onde passa devido ao porte robusto e elegante. Na versão 2021, ganhou novos faróis, grade e para-choque harmonizado.

Conjunto óptico no qual as luzes LED de posição e o pisca-pisca na versão SRX ficam localizadas na parte inferior do para-choque.

Distância entre-eixos com 2.744 mm, soleira para auxiliar na entrada do veículo e rodas 18 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O modelo ganhou uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro.

Conectividade com sistema multimídia com tela de 8” sensível ao toque, navegação GPS integrado, TV digital, rádio MP3, câmera de ré com linhas fixas, entrada USB, conexão Bluetooth e espelhamento do smartphone com Android Auto ou AppleCarPlay com cabo.

Conta-giros e velocímetro analógicos e tela multimídia de 8 polegadas e ar-condicionado digital. Foto: Amauri Yamazaki

A versão SRX ganhou um sistema de ventilação nos bancos dianteiros importante para as regiões muito quentes.

Todas as versões diesel e flex passam a contar com sensores de estacionamento dianteiros, além dos traseiros que já existiam.

Bancos dianteiros revestidos em couro com regulagem de ventilação. Foto: Amauri Yamazaki

Na versão SRX, duas das caixas acústicas se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e vanguarda, possui um sistema de áudio JBL premium com 8 alto-falantes, um subwoofer (porta-malas) e dois tweeters.

Tweeter do sistema de som premium JBL. Foto: Amauri Yamazaki

Na linha SRX, os bancos dianteiros contam com sistema de ventilação, o que contribui para o conforto em locais de clima quente.

Excelente espaço e dutos de ar-condicionado no teto para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Adição do Toyota Safety Sense na versão topo de linha SRX com sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Câmbio automático e modos de condução ECO, Normal e Sport. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

De acordo com a montadora, ganhou mais 15% de potência no motor 4 cilindros, 2.8L, diesel, turbo, 16V, com 204 cv de potência a 3.400 rpm e torque de  50,9 kgfm a 2.800 rpm. Transmissão automática com 6 velocidades.

O ganho de potência foi possível com a incorporação de um turbo maior com as pás da turbina 25% maiores.

Simultaneamente, foi aprimorado o nível de resfriamento do motor 2.8L com redução no atrito entre os materiais, contribuindo para um menor consumo de diesel.

Faróis traçam uma linha contínua pelo bagageiro integrando-se com a moldura cromada. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo

Durante o período de avaliação apenas com o motorista e sem bagagem o consumo foi de 10 km/l com diesel em trajeto urbano.

Segurança

Ganhou diferencial de deslizamento limitado eletronicamente. Quando o sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência. Além disso, conta com:

Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD).
Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS).
Controle Eletrônico de Tração (A-TRC).
Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC).
Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC).
7 airbags, sendo 2 frontais (motorista e passageiro), 2 laterais, 2 de cortina e 1 para joelho (motorista).
Sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças.
Luz de frenagem emergencial automática.
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e cintos de 3 pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de 7 assentos).

Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) – Câmera frontal detecta a possibilidade de colisão e alerta o motorista.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) – Detecta desvios de pista quando as linhas divisórias na avenida ou estrada são visíveis.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – Usa o radar na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para a manter uma distância predeterminada.

A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC).

De acordo com a  montadora o modelo recebeu nota máxima nos testes realizados pela Latin NCAP.

No porta-malas há dois bancos para totalizar 7 lugares e a capacidade do porta-malas vai de 180 a 575 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Pneus

265/60 R18 Dunlop com rodas 18 polegadas na versão topo de linha SRX.

Preço: SW4 SRX

R$ 402.490,00 com 30 dias de espera.

O que o SW4 SRX tem:

Porte, design atrativo, robustez, bom acabamento interno, som JBL, espaço, conforto, mecânica potente e confiável e valor de revenda.

O que falta no SW4 SRX :

Aviso de ponto cego nos espelhos retrovisores externos e pareamento de smartphone sem cabo.

SW4 traz elegância, robustez e confiabilidade. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica SW4 SRX:

Motor: 2.8L, 16V, turbo com geometria variável, com 204 cv de potência a 3.400 rpm e torque de 50,9 kgf.m a 2.800 rpm.

Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida + controle de estabilidade e controle eletrônico de tração com bloqueio do diferencial.

Suspensão Dianteira: Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Suspensão Traseira: 4- link ( 4 pontos de fixação) e molas helicoidais.

Direção: Hidráulica.

Freios Dianteiros: Discos ventilados com ABS, EDB e sistema de frenagem de emergência.

Freios Traseiros: Discos ventilados com ABS, EDB e sistema de frenagem de emergência.

Comprimento: 4.795 mm.

Largura sem espelho: 1.855 mm.

Altura: 1.835 mm.

Entre-eixos: 2.745 mm.

Peso bruto total: 2.750 mm.

Capacidade de Carga: 575 kg.

Tampa do Porta-malas: Abertura e fechamento elétrico.

Tanque de Combustível: 80 litros.

Sistema de som: 8 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer JBL.

 

Andamos com a Toyota SW4 SRX 2.8 turbo diesel.

 

COMPARTILHAR

25 Comentáros

  1. Luciano Pereira do Carmo

    Espetáculo de carro gostei muito parabéns

  2. O SUV modelo SW4 SRX 2,8 da Toyota é muito completo,além da qualidade já conhecida da marca é muito completa com alguns detalhes interessantes como a ventilação nos bancos dianteiros,o sensor de aproximação dianteiro e mais alguns outros

    • Gilson Castanhal

      Carro perfeito , não precisa falar mais nada. Cada vez mais a Toyota superandos as expectativas. Ainda compro um deste.

  3. Alexandre Mendes de Moura

    Um belíssimo carro, bem equipado e eficiente.

      • Gilson Castanhal

        Cada vez mais me surpreende com a toyota , carro impecável perfeito , a única coisa que falta é ele esta na minha garagem……

  4. Marcelo Santos

    Veículo maravilhoso por fora e dentro …. Parece um avião ??…. E o preço compatível com o que oferece…. Parabéns Toyota ????

  5. Carlos marra

    Excelente carro maravilhoso. Toyota nunca deixa a desejar. Parabéns Toyota

  6. Eduardo Ruiz

    Um carrão.
    Mas custa mais de 400Mil picanhas é favorecer os concorrentes que custam menos!!
    Pois a Toyota se morra atenta o que mercado pede é que os concorrentes mudam pra tentar ser uma opção de compra!