SUV vem com 240 cv de potência, 9 airbags, assistência a direção e tração 4×4 inteligente.

Andamos no Ford Bronco Sport 4×4 turbo.

Lançado no Brasil em 2021, o Ford Bronco é famoso nos EUA a ponto de ter se tornado um ícone no segmento.

Importado do México em versão única, o SUV tem estilo, mecânica altamente eficiente, conforto, além de uma grande quantidade de equipamentos de conforto e assistência a direção.

O Bronco tem a agilidade de um sedã, a versatilidade de um SUV e equipamentos de um veículo de alto luxo.

Pneus de perfil alto 225/65 R17 – Pirelli Scorpion, absorvem as irregularidades do piso. Foto: Amauri Yamazaki

O perfil quadrado e os faróis redondos lembram o estilo clássico dos anos 60, mas equipado com recursos de última geração.

No Brasil, concorre com o VW Tiguan R Line, BMW X1, Audi Q3, Volvo XC 40 e o Discovery Sport.

Faróis dianteiros Full LED e faróis de neblina em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Estiloso, confortável, com boa ergonomia e equipado com som B&O de alta qualidade e carregador sem fio para smartphone.

Além disso, conta com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.

Bem como, os bancos são parcialmente revestidos em couro, com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas 110 V e 12 V, porta-objetos e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias.

Tela digital no painel de instrumentos de 6,5 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas e equipamentos de assistência a direção. Foto: Amauri Yamazaki.

Com acesso remoto pelo celular, o motorista pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e funcionamento do veículo e saber a sua localização.

O Bronco Sport vem com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução.

Central multimídia com 8 polegadas sensível ao toque e com espelhamento via cabo. Foto: Amauri Yamazaki

A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado de duas zonas, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência,  vem com 10 alto-falantes e subwoofer.

Bancos com revestimento parcial em couro em duas tonalidades. Foto: Amauri Yamazaki

O Bronco dispõe de sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso se detectar sinais de desatenção.

Saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro e espaço para cinco adultos. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

EcoBoost 2.0, 16V, turbo alimentado por injeção direta de combustível, gera 240 cv de potência a 5.500 rpm e 38 kgfm de torque a 3.000 rpm, funciona somente a gasolina.

É o motor do Ford Fusion com alterações na galeria de combustível otimizado para melhorar a queima, melhoria no sistema de refrigeração, bomba de água com maior capacidade, entre outros.

De acordo com a montadora, vai de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, com a agilidade de um sedã.

O motor está acoplado a uma transmissão automática SelectShift de 8 velocidades,  muito eficiente, com padle shifts atrás do volante.

Potência máxima de 240 cv e torque de 38 kgfm funciona somente a gasolina, conta com o recurso Stop & Go que pode ser desligado. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo

Na cidade fez uma média de 7,7 km/l e de 12,0 km/l na estrada com gasolina. Ele não é flex.

Consumo na cidade de 7,7 km/l com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Além de 9 airbags, ele vem equipado com sistemas de radar e câmeras geração que ajudam a evitar acidentes e tornam a viagem mais tranquila.

Tração 4×4

Atua conforme a preferência do motorista e no modo normal, o próprio carro escolhe se aciona mais as rodas dianteiras e traseiras conforme a necessidade. Um show.

Off-road

O Bronco Sport conta com tecnologias para uma experiência off-road segura e eficiente.

Sua dinâmica foi inspirada no Baja Rally, uma das competições off-road mais difíceis do mundo. Isso é evidenciado pelo entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, e pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm.

Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.

O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

De acordo com a montadora, a suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de alumínio forjado e curso longo.

O sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho tem peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumentando o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade.

A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.

Seletor do câmbio automático. Divulgação

Piloto automático

O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas como subidas, descidas e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré.

A princípio; ele é similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.

Pneus

225/65 R17 – Pirelli Scorpion.

Estilo único e a capacidade do tanque de combustível é de 64 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Modos de terreno

Os 7 modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road.

Eles ajustam 4 sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.

Normal – Para uso cotidiano do veículo.
Eco – Prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.
Esportivo – Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
Escorregadio Facilita o controle do veículo em superfícies molhadas. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
Areia – Exclusivo para fora de estrada. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
Rocha Desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
Lama/Terra – Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.

Porta-malas tem capacidade para 580 litros, ou 1.472 com o banco traseiro rebatido. Foto: Amauri Yamazaki
É possível abrir apenas o vidro do porta-malas traseiro. Foto: Amauri Yamazaki
Teto solar elétrico vai até o meio do teto. Foto: Amauri Yamazaki
O Ford Bronco é versátil, confortável, potente e silencioso. Foto: Amauri Yamazaki

Andamos no Ford Bronco Sport 2.0 turbo.

 

COMPARTILHAR

32 Comentáros

  1. O detalhe em couro marrom e preto traz o contraste do clássico com o moderno e sofisticado.

  2. Antonio Barbosa dos Santos Responder

    Gostei muito do visual !!!
    E tem que ser bronco de verdade: suportar qualquer terreno!!!

  3. Marcelo Santos Responder

    Carro muito bonito e robusto…. Completo em todos os sentidos…. Parabéns …

  4. Marcelo Santos Responder

    Carro muito bonito e imponente…. Completo em todos os sentidos…. Parabéns …

  5. Parece um carro interessante!
    Gostei bastante do acabamento interno!
    Mas o preço deve ser da mesma envergadura!!

  6. Carro muito bom para qualquer terreno,super completo,muito bonito e interior elegante e super completo.
    Parabéns à Ford

  7. Olhando lateralmente lembra o Freelander 2.
    Pena que somente é a gasolina, pois isso o faz perder mercado para os concorrentes.
    Carro bem bonito e com diversos recursos, mas para quem curte algo diferente para rodar nas ruas, opção interessante.

  8. Combina elegância e conforto exigido atualmente com o visual robusto para os nostagicos

Escreva um comentário