Empresa fornecerá compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motos elétrica.

Gachaco fornecerá compartilhamento de baterias para motos elétricas.

A ENEOS Holdings, Inc. (President: Ota Katsuyuki; “ENEOS”), Honda Motor Co., Ltd. (Director, President e Representative Executive Officer: Mibe Toshihiro; “Honda”), Kawasaki Motors, Ltd., (Representative Director, President e Chief Executive Officer: Ito Hiroshi; “Kawasaki Motors”), Suzuki Motor Corporation (Representative Director e President: Suzuki Toshihiro; “Suzuki”) e Yamaha Motor Co., Ltd. (President, CEO e Representative Director: Hidaka Yoshihiro; “Yamaha Motor”) anunciaram que uma nova empresa, chamada Gachaco, Inc. (“Gachaco”), será constituída em 1º de abril para prestar serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motocicletas elétricas, além de desenvolver a infraestrutura para esse serviço.

ENEOS

A princípio, a ENEOS visa contribuir para a realização de uma sociedade orientada para a reciclagem ao construir uma “Plataforma BaaS (Battery as a Service)*1” para mobilidade elétrica e outros sistemas de reciclagem de baterias.

Por meio do BaaS, a ENEOS fornecerá soluções para problemas de mobilidade elétrica amplamente difundidos, como “o incômodo de carregar por muito tempo” e “preocupações com a falta de carga da bateria ao sair”, na perspectiva de um fornecedor de energia.

Por outro lado, em meio a uma crescente conscientização ambiental, a Honda, Kawasaki Motors, Suzuki e Yamaha Motor concordaram com uma especificação comum para uma bateria de motocicleta elétrica intercambiável e estão estudando o estabelecimento de ambientes de compartilhamento para difundir o uso de motocicletas elétricas como mobilidade que é ecologicamente correta e altamente conveniente.

Dessa forma, as cinco empresas, que compartilham o objetivo comum de popularizar a mobilidade elétrica, podem contribuir ainda mais para a realização de uma sociedade voltada para a reciclagem, trabalhando em conjunto para fornecer o serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motocicleta elétrica.

Nesse sentido, a Gachaco programa lançar o serviço de compartilhamento usando a Honda Mobile Power Pack e:, que atende aos padrões comuns para motocicletas elétricas, até o outono de 2022, iniciando por Tóquio e outras grandes cidades do Japão. As estações de troca de baterias, Honda Mobile Power Pack Exchanger e:, estarão localizadas em locais convenientes — como estações ferroviárias — e nas estações de serviço da ENEOS.

Futuro

No futuro, além das motocicletas elétricas, a Gachaco promoverá o uso de baterias intercambiáveis padronizadas para outras aplicações, como baterias de armazenamento instaladas em estabelecimentos comerciais e residências particulares.

Além disso, as baterias gastas geradas pelo serviço de compartilhamento fornecido pela Gachaco serão coletadas por meio da plataforma de bateria como serviço (BaaS) em análise na ENEOS para uso secundário e terciário e, finalmente, reciclagem para uso cíclico de bateria.

De acordo com a nova empresa, a Gachaco visa contribuir para uma sociedade descarbonizada e orientada para a reciclagem, construindo uma rede de fornecimento de energia baseada em bateria como infraestrutura para mobilidade elétrica que todos os usuários da mobilidade elétrica possam usar com segurança e sem se preocupar com o esgotamento da bateria.

Gachaco fornecerá compartilhamento de baterias para motos.

 

COMPARTILHAR

Escreva um comentário