Motor 4 cilindros, 1.5 flex, produz 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque com etanol.

Andamos no Toyota Yaris Hatchback XL 2023.

A Toyota do Brasil lançou em janeiro a linha 2023 do Yaris, carro de entrada da montadora produzido na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.

As versões hatch e sedã estão mais equipadas, com novo design dianteiro e aumento da segurança.

Entre as novidades da linha 2023, está a adoção  do motor 4 cilindros, 1.5, flex que passa a equipar toda a linha. Ate a linha anterior era possível adquirir o Yaris com motor 1.3.

Alteração no design aconteceu somente no para-choque dianteiro. Foto: Amauri Yamazaki

O Yaris é ágil no trânsito e devido as duas dimensões fácil de estacionar.

O modelo ganhou um novo concorrente o Honda City Hatch.

Design externo

Os para-choques dianteiros foram redesenhados e a traseira permaneceu com o mesmo desenho.

Além disso, todas as versões passaram a contar com a luz DRL em LED.

Todas as versões passaram a contar com luz diurna DRL em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Design interno

O Yaris ganhou um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor Dark Silver nos acabamentos.

A central multimídia vem com tela de 7 polegadas sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple Carplay e o espelhamento do smartphone é com cabo.

Para os passageiros do banco traseiro duas novas entradas USB, para carregamento de celulares.

Painel da versão básica XL com multimídia de 7 polegadas com espelhamento de smartphone com fio e ar-condicionado analógico. Foto: Amauri Yamazaki
Bancos com novo revestimento em tecido na cor Dark Silver. Foto: Amauri Yamazaki
Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com duas saídas USB. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Todas as versões possuem:

Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC),

Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS),

Cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança). Além disso, traz o aviso de afivelamento do cinto de segurança.

Na linha 2023, toda a linha Yaris sai de fábrica com 7 airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.

Distância entre eixos de 2.550 mm e pneus 185/60 R15 da Dunlop. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Transversal, 4 cilindros, 1.5L, flex, Dual VVT-i com 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, abastecido com gasolina. com câmbio CVT de 7 velocidades.

O motor conta com modo de condução Sport e Eco.

De acordo com o computador de bordo com etanol o consumo na cidade foi de 6,5 km/l.

Motor 4 cilindros, 1.5, flex, aspirado gera 110 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Cores

Vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar, para todas as versões.

Tanque de combustível com capacidade para 45 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Garantia

O novo Yaris 2023 conta com garantia de 5 anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).

Pneus

185/R60 15 – Dunlop.

Porta-malas tem capacidade para 310 litros na versão hatch. Foto: Amauri Yamazaki

O valor do seguro é um dos mais acessíveis da categoria.

Kinto

O Yaris é atualmente o principal veículo em atuação na KINTO no Brasil (empresa de terceirização de frota da Toyota).

De acordo com a Kinto, cerca de 60% dos serviços de KINTO Share (compartilhamento) e KINTO One Fleet (gestão de frotas corporativas) são pelo Yaris.

A princípio a principal razão estaria no custo-benefício que ele agrega aos usuários ao entregar bom nível de equipamentos, segurança e baixo custo de manutenção.

O Yaris é veículo de entrada da Toyota no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

O que o Yaris XL tem:

Confiabilidade, boa mecânica, valor de revenda e uma dos melhores pós-vendas do país.

O que falta no Yaris XL:

Ajuste de profundidade do volante e a câmera de ré para aumentar a segurança nas manobras.

 

Andamos no Toyota Yaris Hatchback XL 2023.

 

COMPARTILHAR

17 Comentáros

  1. Marcelo Santos Responder

    Lindo design exterior e interior, contando com ótimo espaço interno. Parabéns Toyota.

  2. Rodrigo Morgado Responder

    Belo carro com linhas sofisticadas e arrojadas unindo a beleza e elegância, justificando o nome do carro.

  3. Carro tradicional, aguenta milhões de quilômetros e buracos brasileiros o faz ser um guerreio.
    Carro que tem um preço elevado para ter o que seus concorrentes, motor aspirado, deveriam colocar um motor turbo, ajudaria a conquistar ainda mais mercado.

Escreva um comentário