Design único, acabamento premium e motor 1.6 turbo com 165 cv de potência.

Andamos no Peugeot 3008 GT Pack turbo.

Lançado em junho de 2021, o Peugeot 3008 compete com modelos alemães de alto luxo com uma relação custo-benefício bastante atrativa.

O SUV possui design externo e interno mais sofisticado do segmento com mecânica turbo de primeira.

O 3008 é fácil de dirigir, vem com excelente ergonomia e grande área envidraçada.

Sofisticação com nova grade e novos faróis dianteiros em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Nova grade sem moldura destaca o estilo mantendo a fluidez das linhas com suas aletas se prolongam sob os faróis. O logo da marca agora está posicionado à frente do capô.

Nesse sentido, os faróis dianteiros foram redesenhados e contam com tecnologia LED, com um prolongamento de DRL na forma de presa.

Faróis dianteiros em LED com prolongamento DRL em forma de presa. Foto: Amauri Yamazaki

Na versão GT Pack, os faróis Full LED com uma estilo high-tech, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade.

A assinatura luminosa identifica o estilo Peugeot, sendo reconhecido de longe.

Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.

Rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus 235/50 R19 – Continental. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável com bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura.

Painel do 3008 é o mais sofisticado do segmento. Foto: Amauri Yamazaki

A nova central multimídia de 10 polegadas é acompanhada por 7  teclas, que permitem acesso às principais funções: rádio, ar-condicionado de duas zonas, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.

Central multimídia de 10 polegadas, sendo que o espaço para mapas e câmera de ré é de 7 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.

Novo revestimento de couro Alcântara Preto Mistral no GT Pack.

Bancos em couro Alcântara com regulagens elétricas, aquecimento e memória para o motorista e teto solar panorâmico. Foto: Amauri Yamazaki

Tecnologia

Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos.

A princípio, a função pode ser reativada com um toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus.

Correção e alerta de permanência em faixa no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus.

Consumo de 9,8 km/l com gasolina na cidade. O motor não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão.

Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).

Visiopark 1 com câmera traseira em 180°.
Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°.

Painel digital configurável. Foto: Amauri Yamazaki

Peugeot Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais;

Alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo.

Assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos.

Sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h.

Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres).

Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

O 1.6 THP de 165 cv de potência funciona somente a gasolina. Torque de 24,5 kgfm surge a 1.400 rpm aliado à transmissão automática de 6 velocidades, com uma condução ágil e silenciosa.

Motor 4 cilindros, 1.6 turbo, fez 9,8 km/l com gasolina na cidade. O motor não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

Além disso, o câmbio automático de 6 marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas através das aletas (paddle shifters) troca as marchas com suavidade.

Com três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, o novo 3008 consegue transitar entre a esportividade, economia e conforto.

Alavanca de câmbio Quickshift e drive mode com 3 opções:Normal, Eco e Esportivo. Foto: Amauri Yamazaki

Design traseiro

Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva.

Bem como, as setas de direção são do tipo “scrolling”,enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano.

Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados.

Versão GT Pack em dark style com logo e identificações em preto. Foto: Amauri Yamazaki
Porta-malas com capacidade para 521 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica

Motor: 4 cilindros, 1.598 cm³, 1.6, 16V, turbo, duplo comando de válvulas e injeção direta.
Tração: dianteira.
Potência: 165 cv a 6.000 rpm.
Torque: 24,5 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm.
Câmbio: automático sequencial, seis marchas.
Direção: elétrica.
Suspensões: MacPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira).
Freio: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira).
Dimensões: 4,447 mm (comprimento), 1,906 mm (largura), 1,625 mm (altura).
Entre-eixos: 2,675 mm.
Pneus: 235/50 R19.
Porta-malas: 521 litros.
Tanque: 53 litros.
Peso: 1.502 kg.
0-100 km/h: 8s9.
Velocidade máxima: 206 km/h.
Consumo cidade: 9,5 km/l.
Consumo estrada: 12,0 km/l.

Avaliação

SUV com design único, requinte, acabamento premium, conforto e mecânica sofisticada.

Andar com ele é como sair com uma bolsa Louis Vuitton, todo mundo repara.

Possui uma boa relação custo-benefício comparada aos concorrentes alemães.

Andar com o Peugeot 3008 é como andar com uma bolsa Louis Vuitton. Todos reparam. Foto: Amauri Yamazaki

Andamos no Peugeot 3008 GT Pack turbo.

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14 Comentáros

  1. Antonio Barbosa dos Santos

    As inovações tecnologicas sempre ganham uma fatia do mercado automobilístico!!

  2. Leo Amorim

    Lindo tecnologia design sofisticado tudo de bom gostei
    Parabéns

  3. Eduardo Ruiz

    Em alguns aspectos a Peugeot acerta, o 3008 é a prova disso.