Ponto forte está na dirigibilidade proporcionada pelo bom casamento entre o motor 1.5 e o câmbio CVT.

Andamos no Toyota Yaris Hatchback XLS 1.5 flex 2023.

O Yaris é o terceiro automóvel mais vendido da Toyota do Brasil, ficando atrás do Corolla Cross e do Corolla sedan, segundo o ranking acumulado de emplacamentos da Fenabrave (abril 22).

Atualmente o Yaris é o 20º veículo mais emplacado do país, ficando o Corolla Cross na 12ª posição e o Corolla sedan, na 14ª posição.

Com a retirada do Etios de linha, o Yaris passou a ser o veículo com preço mais acessível da Toyota no Brasil.

Design do para-choque acima da luz de neblina foi a principal alteração no design do Yaris 2023. Foto: Amauri Yamazaki

Versão 2023

A versão 2023 foi lançada em janeiro de 2022, sendo as principais novidades: facelift no para-choque dianteiro, utilização em toda a linha do motor 1.5 (motor 1.3 foi aposentado) e câmbio automático de linha para todos os modelos.

Design

Na dianteira o para-choque  ganhou novo desenho parecido com o utilizado no Corolla sedan.

Todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED.

Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS, outra novidade da linha Yaris 2023.

Iluminação DRL em LED e faróis de neblina em LED. Foto: Amauri Yamazaki

A dirigibilidade é o ponto forte do Yaris devido ao bom casamento entre motor e câmbio proporcionando agilidade no trânsito e facilidade nas manobras para estacionar.

Rodas de liga-leve de 15 polegadas e distância entre-eixos de 2.550 mm. Foto: Amauri Yamazaki

Design interno

A central multimídia de todas as versões contam com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay.

Versão XLS é a mais equipada com conta giros e velocímetro analógico e computador de bordo digital. Foto: Amauri Yamazaki
Tela de 4,2′′ em TFT digital de alta resolução com 16 funções. Divulgação

O volante tem ajuste de altura, mas falta o ajuste de profundidade para um melhor ajuste do motorista.

O ar-condicionado digital de uma zona é bastante eficiente e climatiza com agilidade o interior do veículo.

Tela multimídia de 7 polegadas sensível ao toque espelha o smartphone com fio. Foto: Amauri Yamazaki

O computador de bordo tem tela de 4,2′′ em TFT de com funções: brilho da tela, hodômetro, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.

Na versão XLS teto solar elétrico com função antiesmagamento. Foto: Amauri Yamazaki

Para os passageiros do banco traseiro duas novas entradas USB para carregamento de celulares.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Motor 1.5L flex Dual VVT-i com 110 cv de potência acoplado ao câmbio CVT de 7 velocidades com borboletas para troca de marchas no volante.

Além disso, alterações foram feitas na calibração do motor para reduzir a emissão de poluentes sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, com gasolina.

Motor 4 cilindros, 1.5, aspirado, flex, produz 110 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Durante o período de avaliação o consumo com etanol foi de 7,9 km/l na cidade.

O bom casamento motor/câmbio faz com que o Yaris seja ágil no trânsito.

Segurança

Todas as versões possuem:

Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC),

Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS),

Cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e

ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).

Na linha 2023, toda a linha Yaris sai de fábrica com 7 airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.

Versão hatchback é a mais vendida. Foto: Amauri Yamazaki

Foram incorporados dois sistemas de segurança ativa:

– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;

– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

O porta-malas da versão hatchback tem capacidade para 310 litros. Tanque de combustível com 45 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Cores

Vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar, para todas as versões.

Garantia

O novo Yaris 2023 conta com garantia de 5 anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).

Modos de condução econômica e sport, além de recursos de assistência a direção. Divulgação

O que falta no Yaris 2023:

– Ajuste de profundidade no volante.

– Aviso sonoro de distância no para-choque traseiro.

– Rodas de 16 polegadas na versão topo de linha XLS.

O que o Yaris 2023 tem de atrativo:

– Dirigibilidade proporcionada pelo bom casamento entre motor e câmbio.

– Confiabilidade mecânica com 5 anos de garantia Toyota.

– Valor de revenda.

Ficha Técnica Yaris 2023

Motor: Dianteiro, transversal, flex, 4 cilindros, 1.496 cc, 16V, injeção eletrônica multiponto.

Potência: 110 cv com etanol e 105 cv com gasolina.

Torque: 14,9 kgfm com etanol e 14,3 kgfm com gasolina.

Transmissão: Automática Multidrive CVT simula 7 marchas.

Tração: Dianteira.

Freio dianteiro: Discos ventilados.

Freio traseiro: Tambor.

Suspensão Dianteira: Independente McPherson.

Suspensão Traseira: Eixo torção.

Rodas: Liga leve de 15 polegadas.

Pneus: 185/60 R15 – Dunlop.

Comprimento total: 4.145 mm – hatchback.

Largura: 1.730 mm.

Altura: 1.490 mm.

Distância entre eixos: 2.550 mm.

Porta-malas: 310 litros – hatchback.

Tanque de combustível: 45 litros.

Peso: 1.125 kg – hatchback.

Preço Yaris XLS: R$ 113.290,00 + R$ 1.560,00 da pintura metálica, ou R$ 1.860,00 da pintura perolizada (maio 2022).

Toyota Yaris 2023 hatchback vem com 5 anos de garantia ou 150.000 km. Foto: Amauri Yamazaki

 

COMPARTILHAR

12 Comentáros

  1. O pequeno da Toyota é gostoso para dirigir e com 5 anos de garantia dá tranquilidade ao proprietário apesar de os carros da Toyota frequentam muito pouco a oficina

  2. A serenidade japonesa mais uma vez trás alguns pontos que faltam para esse carro seja mais atrativo.
    A motorização poderia sair o aspirado e entrar o turbo, e dar mais requintes q cabine sem cobrar, pois assim daria ao hatch a chance de ser mais visto nas ruas.

Escreva um comentário