Modelos ganharam melhorias nos freios, suspensão, iluminação e em diversos aspectos técnicos.

Test Ride Honda CB 500F e CB 500X 2023.

Tivemos a oportunidade de andar na naked CB 500F e na aventureira CB 500X, em um trajeto misto entre as cidades de Campinas e Morungaba, no interior do estado de São Paulo.

Test-ride CB 500X e CB 500F foi realizado no interior do estado de São Paulo. Foto: Caio Mattos

Os modelos ganharam importantes atualizações principalmente no freio a disco duplo na dianteira, farol em LED com quatro pontos, pisca-pisca em LED, suspensão do tipo invertida com amortecedor Showa (mesma utilizada na Honda CB 650R e CBR 650R), sendo que balança traseira ganhou nova construção com parede mais fina e resistente à torção.

Duplo disco de freio nos dois modelos. Foto: Divulgação

O chassi para as duas é do tipo diamante e contam com sinalização de frenagem de emergência  e freios ABS nas duas rodas.

Foi mantido o motor bicilíndrico de 471 cc com 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,5 kgfm de torque a 7.000 rpm, com câmbio de 6 velocidades e embreagem com assistência deslizante.

CB 500F

Pela sua arquitetura, a CB 500F vem com uma posição mais esportiva de condução e perdeu 2 kg no peso.

Com ela foi fácil enfrentar as curvas de um trecho de serra durante o test-ride.

Na versão 2023, houve uma redistribuição de peso passando a ser 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira melhorando a maneabilidade. Com os aprimoramentos a CB 500F está mais precisa proporcionando sensação de controle e segurança ao motociclista.

A capacidade do tanque de combustível é de 17,1 litros com autonomia superior a 450 km.

Devido a sua arquitetura e posição de pilotagem a CB 500F é boa de curva. Foto: Caio Mattos

Na CB 500F, as novas rodas mais leves, tem 5 raios em formato de Y com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira.

CB 500X

Já a CB 500X, possui uma arquitetura aventureira com carenagem frontal e para brisa regulável em duas posições.

A 500X é mais confortável para andar em linha reta devido a altura do guidão e pela proteção do para brisa que poupa o motociclista da força do vento e da poeira.

Nas viagens a proteção do para brisa faz uma grande diferença para o condutor ao não receber a força do vento de frente. Durante o test-ride o conforto da 500X é um grande diferencial.

O banco situado a 834 mm do solo favorece a movimentação e o alcance dos pés no solo, e também nas manobras de estacionamento o ângulo de rotação do guidão, de 76º.

Na CB 500X a capacidade do tanque de combustível é um pouco maior com 17,7 litros e autonomia próxima aos 480 km.

O painel para ambas é digital com informações do conta-giros, consumo de combustível, velocidade, farol, indicador do pisca, temperatura e medidor de distância.

Honda CB 500X a R$ 41.600,00 preço base Brasília -DF. Foto: Caio Mattos Studio
Painel de instrumentos digital CB 500X. Foto: Caio Mattos Studio

Além disso, a CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem sendo produzidas na Zona Franca de Manaus.

Nas viagens a CB 500X é mais confortável. Foto: Caio Mattos
Jornalistas especializados avaliaram os modelos a convite da Honda. Foto: Caio Mattos

Test Ride Honda CB 500F e CB 500X 2023.

 

COMPARTILHAR

10 Comentáros

  1. Paulo Manzieri

    Moto bonita, atrevida, moderna, eletrônica on line, vem preencher uma lacuna no mercado de motos com a potência de 500 cc. Preço acessível.

  2. Moto muito bonita, moderna e bem equipada se destaca na categoria,nota 10