SUV premium da GM não fica atrás dos alemães de alto luxo em termos de equipamentos como: Alexa, Spotify, assistência de direção, segurança e som Bose.

Andamos no Chevrolet Equinox Premier AWD 1.5 turbo.

O SUV premium recém lançado pela GM impressiona pela quantidade de equipamentos de segurança, conforto e conveniência, além do preço competitivo levando em conta o que oferece.

Ele custa R$ 175.000,00 a menos que o Toyota SW4.

Por fora, o Equinox ganhou faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas  atualizados, seguindo a recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet, combinando linhas mais fluidas para reforçar a sofisticação e acentuar o dinamismo.

Faróis em LED e partes cromadas aumentam a percepção de sofisticação. Foto: Amauri Yamazaki

O Equinox Premier chama a atenção pelos frisos cromados, novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, teto solar elétrico panorâmico e dos faróis tipo projetor em LED.

Rodas de 19 polegadas diamantadas, 4.652 mm de comprimento e 2.725 mm de entre-eixos. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Na cabine, novos revestimentos de bancos, console e o computador de bordo traz novo grafismo, e a central multimídia MyLink, com novos recursos.

Conectividade, tem sido um dos pontos fortes da GM, com o sistema MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa. Um luxo.

Além disso,  sistema OnStar da GM, que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, para serviços de emergência e segurança.

Volante com comandos revestido em couro e saídas para conexão USC tipo C e USB. Foto: Amauri Yamazaki

Para a versão topo de linha Premier, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar.

O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis. Sem Parar, é um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos, drive-thru e postos de combustíveis.

Tela multimídia de 8 polegadas sensível ao toque, Alexa, Spotify, Wi-fi nativo e ar-condicionado de duas zonas, entre outros recursos. Foto: Amauri Yamazaki

Juntamente com o sistema OnStar para serviços de emergência e segurança, a nova geração do myChevrolet App para comandar funções do carro à distância, o recurso OTA (over the air) para atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo e o multimídia MyLink com 4 novos recursos: projeção do Android Auto e Apple Car Play sem a necessidade de cabo, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa.

O sistema OnStar e o SOS estão localizados no teto na parte da frente do veículo. Foto: Amauri Yamazaki

A vantagem de ter o serviço de streaming Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone.

Wi-Fi

O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até 7 aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos.

Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”.

Bancos de couro com novas costuras e banco do motorista com regulagem elétrica e memória. Foto: Amauri Yamazaki

No caso dos veículos Chevrolet, o sistema de internet Wi-Fi é nativo, fazendo parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo nível de segurança cibernética e acesso a serviços conectados na tela do painel, como o Weather Channel, Spotify e Alexa.

Excelente espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki
Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro, duas saídas USB e tomada 12V. Foto: Amauri Yamazaki

Outra novidade é a adoção da inteligência artificial Alexa que já opera smart home.

Com isso, o usuário do veículo pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, controlar dispositivos de smart home apenas com a voz – tudo para que o motorista possa manter as mãos no volante.

O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.

Visual atrativo com 1.843 mm de altura e 2.105 mm de largura. Foto: Amauri Yamazaki

Principais interações que podem ser feitas pelo app:

Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
Travamento e destravamento remoto das portas;
Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
Acionamento remoto de luzes e buzina;
Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo;
Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e hodômetro.

Porta-malas com acionamento elétrico e regulagem de abertura. Foto: Amauri Yamazaki

OnStar plano Protect & Connect:

Em caso de acidente, o veículo é capaz de enviar um alerta automático à central de atendimento OnStar para que um profissional entre em contato e verifique a situação e possa solicitar auxílio, se necessário. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados;

Em situações de roubo ou furto do veículo, a central de atendimento OnStar acionará a função de rastreamento para acompanhar o deslocamento do automóvel para informar as autoridades. Ela pode também providenciar remotamente o bloqueio do motor;

Já em caso de pane seca ou qualquer problema com o veículo, o OnStar pode providenciar a devida assistência do serviço Road Assistance da Chevrolet;

Há também o diagnostico sob demanda, funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, emissões e de controle de tração.

Linhas aerodinâmicas ajudam a reduzir o consumo na estrada. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. O motor funciona somente com gasolina. Não é flex.

São 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque.

Durante o período de avaliação o consumo foi de 7,8 km/l com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki
Soleira cromada com a identificação Equinox. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

Suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração.

Tração AWD

Tração permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo.

Além disso, o condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.

O porta-malas tem capacidade para 468 litros podendo chegar a 1.625 com os bancos traseiros rebatidos. Foto: Amauri Yamazaki

Equipamentos

A quantidade de equipamentos impressiona e não fica atrás dos concorrentes alemães de alto luxo.

Segurança
Airbag duplo, lateral e de cortina.
Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre.
Alerta de movimentação traseira.
Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina.
Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro.
Alerta vibratório de segurança no banco do motorista.
Assistente de permanência na faixa.
Frenagem automática de emergência com detector de pedestre.
Indicador de distância do veículo à frente.

Carregamento de celular sem fio, controle de tração AWD, controle de velocidade em declive e estacionamento automático. Foto: Amauri Yamazaki

Conforto e conectividade
Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento.
Controle de velocidade em declive.
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto.
Banco do motorista com 2 memórias de posição.
Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura e saída de ventilação para o banco traseiro.
Câmera de ré de alta definição com linhas-guia dinâmica.
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Sistema de estacionamento semi-autônomo para vagas paralelas e perpendiculares.
Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos e com rebatimento elétrico.
Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave.
Multimídia MyLink, com Tela LCD de 8″, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa.
Aplicativo myChevrolet.
Sistema de telemática avançada OnStar.
Partida sem chave ou por controle remoto.
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade.
Teto solar elétrico panorâmico.
Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes.

Quantidade de equipamentos impressiona. Foto: Amauri Yamazaki

O que o Equinox Premier tem:

– Quantidade de equipamentos acima de seus concorrentes com preço acessível.
–  Custa R$ 175.000,00 a menos que o Toyota SW4.
– Alexa, Spotify e sistema de conectividade sem fio de última geração com rápido processamento.

O que falta no Equinox Premier:

– Melhorar um pouco o consumo de combustível na cidade. De acordo com o computador de bordo foi de 7,8 km/l com gasolina. Ele não é flex.

 

Andamos no Chevrolet Equinox Premier.

 

COMPARTILHAR

18 Comentáros

  1. Antonio Barbosa dos Santos

    Com muito estilo e muita tecnologia não fica devendo nada para os SUVs alemães.
    Vamos ver se agora ele deslancha nas vendas.

    • Revista HG

      Impressionante a quantidade de equipamentos

  2. Lindo carro painel de bordo muito lindo
    E muito confortável parabéns
    Chevrolet

      • Leo+Amorim

        Gostei muito lindo sofisticado parabéns belas fotos

        • Paulo Manzieri

          Com um carro desse estilo, lindo , parece um avião ? ultrassônico…quem vai se importar se não é flex o consome 7,8 l na cidade? A um preço menor que o do Toyota…quero um.

  3. Carro lindo com excelente relação custo: benefício.