SUV ganhou Honda Sensing de linha, mais espaço para os passageiros do banco traseiro e motor 1.5 aspirado do City.

Honda do Brasil apresenta novo HR-V 2023.

A Honda apresentou o New HR-V que está sendo produzido na nova fábrica da montadora em Itirapina – SP.

O SUV agora tem quatro versões e duas motorizações, priorizando eficiência energética a alta performance.

As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado (motor do City), enquanto as versões Advance e Touring trazem o inédito 1.5 DI VTEC TURBO Flex.

Para ambos, câmbio CVT, ajustado para atender às demandas dos novos motores.

Faróis em LED de linha em todos os modelos. Divulgação

O Honda SENSING, sistema de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões do New HR-V.

Além disso, outra novidade é a introdução do myHonda Connect, plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.

Estilo, conforto e versatilidade

Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutua.

Já as versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING têm grade com filetes horizontais, gerando forte identidade e sofisticação.

Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que no New HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda SENSING, EXL Honda SENSING e Advance, a moldura é preta.

Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.

Lanternas traseiras em LED em todas as versões. Divulgação

Abaixo deste característico detalhe estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré.

A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem.

Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o New HR-V.

Rodas de 17 polegadas em alumínio em toda a linha. Divulgação

As versões EX Honda SENSING e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda SENSING e a Advance compartilham o terceiro modelo.

Outro detalhe do projeto do New HR-V é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente.

O deslocamento dos retrovisores externos para as portas – antes eram fixados junto à base das colunas A – também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir.

Interior

O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar.

Dessa forma, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança.

Na cabine, materiais de alta qualidade e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente requintado, mas sem excessos, característica que se conecta com a modernidade do design exterior do New HR-V.

Novo interior e novo painel de instrumentos. Divulgação

Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que garante viagens com máximo conforto, uma vez que melhora o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal.

Além do prazer ao dirigir, os novos bancos também colaboram para a segurança à medida que, sem se cansar mesmo ao percorrer longos trajetos, o motorista tem maior concentração na via.

Bancos com sistema de estabilização corporal. Divulgação

Mais espaço

O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm, mesmo ganho notado no espaço para os pés. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação.

Espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro cresceu 3,5 cm. Divulgação

O consagrado Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos, está presente no New HR-V com três modos de utilização (Utility, Long e Tall), que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.

O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.

Outra evolução na climatização do New HR-V é a presença do difusor duplo no console central que atende os passageiros do banco traseiro.

Novos difusores de ar. Divulgação

Mais praticidade ao New HR-V através da abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Basta simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente.

Além disso, o porta-malas também tem a função Walk Away Close, inédita na Honda, que permite a operação sem o uso das mãos também na hora de retirar objetos grandes ou pesados. Antes de pegar a carga, o usuário aperta um botão na moldura inferior da tampa. Após ele retirar o objeto e se afastar do veículo, a tampa do porta-malas se fecha automaticamente. Ambas as funções só funcionam se o usuário estiver levando a chave consigo.

Novos motores

As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING vêm com o motor  4 cilindros em linha aspirado, em alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control –, o sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão.

O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.

Dotado de injeção direta de combustível, o motor 1.5 DI i-VTEC Flex tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Novos motores com injeção direta de combustível visando performance com baixo consumo de combustível. Divulgação

Nas versões Advance e Touring, o New HR-V traz um motor  4 cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Totalmente de alumínio conta com injeção direta de combustível .

O câmbio CVT oferece simulação de 7 marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda SENSING, Advance e Touring). Os sistemas Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking), ambos disponíveis em todas as versões, contribuem para que a experiência de condução seja adequada independentemente do tipo de percurso.

Dinâmica aprimorada

O cuidado com a rigidez estrutural da carroceria do New HR-V resultou não apenas em uma cabine segura para os ocupantes, mas também performance dinâmica superior, aspecto que influencia diretamente no prazer ao dirigir e pleno domínio do motorista.

Na comparação com o HR-V anterior, o incremento na rigidez torcional da carroceria foi de 10%.

Nesse sentido, a evolução na estrutura do New HR-V foi obtida por meio da aplicação de aços especiais de alta resistência, de especificação 980/780 Mpa, não usados no HR-V anterior, mas que agora representam 8% do total empregado na fabricação da carroceria.

O isolamento acústico evoluiu no New HR-V por meio da adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência, assim como de espuma expansiva de poliuretano em pontos ocos da estrutura.

New HR-V ganhou aprimoramento no isolamento acústico. Divulgação

Segurança

O Honda SENSING é um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções no New HR-V:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Dispositivos

Além do Honda SENSING, todas as versões do New HR-V possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Uma novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar no controle da direção. Contudo, o sistema funciona entre 3 e 20 km/h.

Conectividade

Na linha 2023 foi introduzido o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. Ela foi criada para conectar o motorista ao seu veículo, via aplicativo no smartphone.

Algumas das funções do myHonda Connect são: consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance.

Luz de freio em LED. Divulgação

Lista de equipamentos

O New HR-V traz uma lista de equipamentos bem completa em todas as suas versões.

EX Honda SENSING – faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

EXL Honda SENSING – Equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.

Advance – Equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

Touring – Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

Porta-malas com acionamento elétrico na versão topo de linha. Divulgação

Cores

O New HR-V terá opções variadas, comuns a todas as versões: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.

A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda SENSING e couro na EXL Honda SENSING. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.

As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING terão início de pré-venda em 2 de agosto, data em que ocorrerá o lançamento virtual do modelo para o público, pelo canal da Honda Automóveis no Youtube (https://www.youtube.com/hondabr).

A chegada nas concessionárias está prevista para o final do mesmo mês. As vendas das versões Advance e Touring começarão em outubro.

Os preços serão divulgados no momento de início das vendas.

A garantia do Honda New HR-V é de 3 anos, sem limite de quilometragem.

New HR-V EX e EXL chegam nas concessionárias no início de agosto. Divulgação
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2 Comentáros

  1. Suv que já era um destaque agora com atualizações ér uma excelente opção de compra