Em segundo cruzaram as duas Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell.

Max Verstappen vence o GP da França de F-1.

O holandês Max Verstappen da Red Bull venceu o GP da França, décima segunda etapa do campeonato mundial de F-1.

É a 7ª vitória de Verstappen na temporada.  Com o resultado, o holandês dispara na liderança do campeonato de pilotos com 63 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc da Ferrari.

Largada

O monegasco Charles Leclerc fez a pole no sábado e manteve a ponta após a largada seguido por Verstappen, Hamilton, Perez, Alonso e Russell.

Charles Leclerc manteve a ponta após a largada. Foto: Mark Thompson/Getty Images

Na primeira volta, a Alpine de Esteban Ocon tocou a AlphaTauri de Yuki Tsunoda que vinha na 9ª posição e acabou rodando e caindo para a última posição. Ocon foi penalizado em 5 segundos pelo acidente.

A Red Bull de Verstappen era mais rápida nas retas proporcionando oportunidades de ultrapassagem, mas a ordem da equipe nos boxes era para poupar o carro e os pneus.

Após a primeira parada para troca de pneus de Verstappen, na 16ª volta, Leclerc forçava o ritmo para retornar na liderança após sua primeira parada, quando rodou sozinho na 18ª volta, batendo a Ferrari e danificando a frente do carro.

Com o acidente, Leclerc foi obrigado a abandonar a prova e reconheceu posteriormente que o acidente foi causado devido a um erro seu.

Após o acidente de Charles Leclerc da Ferrari, Max Verstappen liderou até o final. Foto: Mark Thompson/Getty Images

Red Bull

Não tem o carro  mais rápido, mas consegue vencer a maioria das corridas. Dessa forma, lidera o campeonato de pilotos e construtores.

Sergio Perez vinha em terceiro atrás de Lewis Hamilton, mas não conseguiu segurar a posição para George Russell da Mercedes e terminou na 4ª posição.

Sergio Perez da Red Bull não teve fez uma boa corrida, mas conquistou pontos importantes para o campeonato de pilotos e construtores. Foto: Getty Images

Ferrari

Tem o carro mais rápido da temporada, mas uma sucessão de erros da equipe e dos pilotos fizeram a equipe perder pelo menos 3 oportunidades de vitória.

Contudo, o espanhol Carlos Sainz que largou em último e terminou na 5ª posição foi eleito o piloto do dia na França.

O espanhol Carlos Sainz eleito o piloto do dia na França. Foto: Scuderia Ferrari Press

Mercedes

É a equipe que mais evoluiu desde o início do campeonato. Além disso,  o inglês Lewis Hamilton está conseguindo terminar a frente do seu companheiro de equipe George Russell, o que não acontecia no início da temporada.

Porém, a equipe não tem esperança de disputar os títulos de pilotos e construtores em 2022.

Lewis Hamilton terminou em segundo a frente do seu companheiro de equipe George Russell. Foto: Mercedes

Alpine

Conseguiu superar a McLaren no Campeonato de Construtores e segue motivada nas próximas provas. Entre os pilotos, o francês Esteban Ocon está a frente do bicampeão Fernando Alonso.

Voltas Finais

Faltando 3 voltas para o final, após um virtual safety car provocado pelo abandono da Alfa Romeo de Zhou Guanyu, fez com que o inglês George Russel ultrapassasse a Red Bull de Sergio Perez, quando foi autorizada a bandeira verde.

Volta mais rápida da prova: Carlos Sainz – Ferrari.

Piloto do dia: Carlos Sainz – Ferrari.

Próxima Prova

GP da Hungria – 31 de julho 2022 – 10 horas

Yuki Tsunoda ocupava a 9ª posição quando foi abalroado pela Alpine de Esteban Ocon.
A Alpine ultrapassou a McLaren no Campeonato.
Nicholas Latifi é o único piloto titular a não marcar pontos na temporada 2022.
Com o resultado Max Verstappen atingiu o mesmo número de vitórias do escocês Jackie Stewart com 27 GPs conquistados. Foto: Getty Images
Charles Leclerc admitiu seu erro no acidente na décima oitava volta. Foto: Scuderia Ferrari Press

Max Verstappen vence o GP da França de F-1.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.