Andamos no NX 300h o SUV híbrido da Lexus

NX 300h, o SUV híbrido da Lexus no Brasil é confortável, silencioso, potente e econômico. Foto: Amauri Yamazaki

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Lançado em setembro o modelo é oferecido em três versões: Dynamic, Luxury e Sport, a partir de R$ 229.670,00.

São Paulo – SP

A Lexus do Brasil disponibiliza mais um modelo híbrido para a sua linha de veículos. Hoje a marca comercializa um total de três modelos híbridos:  o SUV NX 300h, o hatch CT 200h e o sedã LS 500h. e

Durante o Salão do Automóvel em novembro, foi anunciado que o Brasil será o primeiro país do mundo, a ter a linha Lexus, 100% híbrida.

A Lexus diferencia-se dos alemães de luxo por priorizar o conforto e por ter um pós vendas mais acessível e eficiente. Os bancos da linha Lexus costumam ser mais macios que de seus concorrentes alemães, o que faz muita diferença em um país com ruas e estradas esburacadas.

Design 
A Lexus preservou o design do NX na versão híbrida e a carroceria é fixada com solda a laser, com utilização de aço e alumínio de alta resistência e reforços estruturais, estrategicamente posicionados para atingir o nível de leveza desejado. A solda a laser melhora o acabamento externo do veículo.

Na dianteira, a versão F SPORT a grade preenche a área frontal do veículo e conta com acabamento de alto brilho em forma de colmeia.

Os conjuntos ópticos dianteiros com projetores Full-LED em formato de L. Foram introduzidas novas setas sequenciais, tanto na dianteira quanto na traseira, para as versões Luxury e F SPORT.

Design elegante e que remete ao recorte de um diamante. Foto: Amauri Yamazaki

Os faróis de neblina, também em LED, possuem luzes de curva e contribuem para uma visibilidade, tanto à noite quanto em condições de pouca luz.

Toda a linha NX 300h possui rodas de liga leve aro 18 polegadas.

Motorização híbrida
Combina dois motores: um motor a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um motor elétrico, além de uma bateria híbrida de níquel. O sistema combina a potência entre o motor a gasolina e o elétrico, alternando ou combinando os dois.

O motor a gasolina tem 155 cv de potência a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. Já o motor elétrico gera impressionantes 143 cv de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 194 cv, atuando de forma eficiente e silenciosa.

Combinação de motor a combustão e elétrico trabalhando em harmonia, propiciam uma condução silenciosa e confortável para todos os ocupantes. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema híbrido Lexus, um dos mais eficientes do mercado de automóveis de alto luxo. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo
Na versão anterior, somente com motor a combustão, o NX 300 fazia uma média de 8,7 km/l com gasolina na cidade. Agora com a versão híbrida NX 300h, durante o período de avaliação o consumo de combustível foi de 11,2 km/l, um ganho relevante de 28,74%.

Durante o período de avaliação o NX 300h fez uma média de 11,2 km/l com gasolina na cidade de São Paulo. Um ganho de aproximadamente 28,74% no consumo com relação a versão anterior sem o sistema híbrido. Modelo utiliza somente gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

O NX 300h possui sistema de tração All-Wheel Drive que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas conforme a necessidade, melhorando a tração em diferentes tipos situações.

O sistema AWD inclui a função de Assistência Ativa em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), que ajusta a força de direção dianteira e traseira para compensar viradas de curvas com maior ou menor demanda de força, melhorando a estabilidade e controle.

Câmbio
O NX 300h é equipado com transmissão Hybrid Transaxle, proporcionando uma aceleração mais linear, sem desperdício de potência.

Com a motorização híbrida, o motorista tem à disposição a opção de condução com o modo EV (apenas com o motor elétrico), para curtos trajetos em baixas velocidades, ou em descidas, dispensando o motor a combustão.

Todas as versões passam a contar com os modos: Normal; Eco, para economia de combustível; Sport, para uma condução esportiva; e a EV elétrica, sem consumo de combustível e emissão de poluentes.

A versão F SPORT acrescenta o modo SPORT+, aliada ao sistema de suspensão variável AVS, transmitindo maior sensação de dirigibilidade esportiva. Quando acionado o SPORT+ O aumento de performance é grande e o NX 300h passa a ter um ruído de carro esportivo, além de mudar a cor do painel para vermelho. O comportamento do SUV muda muito e ele passa a ser um esportivo.

Detalhes do acabamento do NX 300h. Foto: Amauri Yamazaki

Design interno
O acabamento interno conta com materiais requintados, como detalhes em couro no volante, nos bancos, na manopla do câmbio, no painel e no console central, além de revestimento no painel central e portas em padrão madeira para a versão Luxury e metal para a F SPORT.

A configuração F SPORT vem com costuras e perfurações diferenciadas, bancos esportivos, pedais de alumínio e emblema da versão no volante.

Interior com acabamento de luxo e materiais nobres e boa ergonomia. Bancos dianteiros do Lexus são mais macios de seus concorrentes alemães. Modelo avaliado F-Sport tem bancos esportivos. Foto: Amauri Yamazaki

Conforto  
Tela de LCD para o multimídia com 10.3 polegadas para as versões Luxury e F SPORT e 8 polegadas para a Dynamic.

Sistema multimídia com TV digital (nas versões Luxury e F SPORT), rádio AM/FM, DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA, Bluetooth com microfone e amplificador e câmera de ré com linhas guias. Informações de consumo, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio no computador de bordo em tela de 4.2’’ em TFT, presente na linha NX.

Nas versões Luxury e F SPORT acrescenta navegação GPS. A versão F SPORT possui head-up display, com projeção em 3D no para-brisas com informações sobre velocidade, áudio, navegação GPS, indicador de direção ECO, e força G, além do carregador sem fio para smartphone.

Tela multimídia de 10 polegadas facilita a visualização das informações. Foto: Amauri Yamazaki

As três versões dispõem de ar condicionado dual zone digital, Smart Entry System e acionamento do motor por meio do Start Button.

O NX 300h agora conta sistema hands free para abertura do porta-malas e funciona por meio de sensores de movimento nas opções Luxury e F SPORT.

Nos bancos do motorista e passageiro dianteiro regulagem elétrica para ajuste de distância, inclinação e altura. Os assentos das versões Luxury e F SPORT adicionam ajuste para a lombar, função de memória com capacidade de armazenamento de até três perfis, e a função Return & Away, que desliza o volante e banco do motorista para trás ou para frente automaticamente ao desligar o veículo, facilitando a entrada e saída do motorista.

Soleira Lexus na porta. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de aquecimento dos assentos dianteiros nas duas versões, sendo que a Luxury estende a funcionalidade também aos demais ocupantes dos bancos traseiros e rebatimento elétrico do encosto do assento do banco traseiro.

Teto solar panorâmico na versão F-Sport. Foto: Amauri Yamazaki

A versão Luxury F SPORT o teto solar é panorâmico fixo (enorme). O retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com rebatimento automático, sistema de aquecimento e indicadores de direção.

As funções antiofuscante e tilt down estão presentes nas versões Luxury e F SPORT.

Design elegante. Foto: Amauri Yamazaki
Porta-malas com abertura e fechamento elétrico. Foto: Amauri Yamazaki

CORES
Branco Sônico, Preto Grafite, Preto Clássico, Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum, Vermelho Coral, Marrom Âmbar e Azul Meteoro. As cores Branco SuperNova, Azul Olímpio e Laranja Lava são exclusivas para a versão F SPORT.

TABELA DE PREÇOS

NX 300h – Dymamic: R$ 229.670,00

NX 300h – Luxyry: R$ 240.110,00

NX 300h – F Sport: R$ 260.990,00

A linha NX 300h tem 4 anos de garantia.

NX 300h não tem concorrente híbrido no mesmo segmento no Brasil. Garantia de 4 anos é a maior no mercado de automóveis de alto luxo. Foto: Amauri Yamazaki

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