Andamos no Toyota RAV4 2.0 4×2 CVT Top ao preço de R$ 149.990,00

Toyota RAV4 Top disponível apenas com tração 4x2 no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

COMPARTILHE

Modelo é o veículo mais vendido da Toyota nos Estados Unidos

São Paulo – SP

Avaliamos o RAV4 CVT Top, que concorre diretamente com os modelos Jeep Compass, VW Tiguan, Honda CR-V, Hyundai Tucson e Peugeot 3008.

O modelo é fácil de dirigir, tem uma boa ergonomia e uma grande área envidraçada facilitando as manobras. Motor e câmbio são suficientes para uma condução confortável.

O RAV4 é conhecido por ser um gigantesco sucesso de vendas nos EUA, onde é o modelo mais vendido da Toyota no maior e mais competitivo mercado de automóveis do mundo.

Importado do Japão, o modelo sofre diretamente a influência do dólar que nos últimos anos tem se mantido elevado prejudicando sua competitividade em relação ao preço.

A Toyota parou de trazer para o Brasil a versão 4×4 (devido ao preço) e oferece duas versões de acabamento com tração 4×2.

O modelo ganhou atualizações no design para mantê-lo atrativo com relação aos avanços da concorrência, que introduziu novas tecnologias como os motores turbo, mais modernos, eficientes, econômicos e menos poluentes.

Design elegante mantém-se atrativo. Rodas de 17 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

No Brasil, além do preço, o RAV4 também sofre com a menor quantidade de equipamentos que seus concorrentes como os de assistência de direção.

Um dos principais atrativos do RAV4 é a confiança que o proprietário terá de estar comprando um veículo consagrado em termos de qualidade e segurança, mesmo não estando entre os mais modernos. O valor de revenda também é outro ponto forte dos veículos da marca.

O modelo acomoda bem cinco passageiros adultos e tem porta malas com capacidade para 547 litros.

Espaço para os passageiros do banco traseiro é confortável. Foto: Amauri Yamazaki

A versão 4×2 CVT Top tem a mais que a versão de entrada: sistema Smart Entry para o destravamento das portas por proximidade da chave. A partida dentro do carro é feita pelo botão Push Start sem chave.

Os bancos são revestidos em couro e material sintético, sendo que o do motorista tem ajuste elétrico.

O painel de instrumentos apresenta informações em TFT colorido com sete funções: hodômetro parcial e total, temperatura externa, consumo médio e instantâneo, indicador de direção Eco, autonomia e velocidade média.

Painel de instrumentos tem excelente ergonomia. Toyota

O sistema multimídia tem tela de 7 polegadas sensível ao toque, com interface de acesso à internet, AM, FM, CD Player e MP3, DVD conexões USB, AUX e Bluetooth, mais seis alto falantes e antena no teto tipo barbatana de tubarão. Completam os recursos a câmera de ré e GPS integrado.

Outro item importante é o sensor de estacionamento sonoro dianteiro e traseiro, além do teto solar.

O sistema de ar-condicionado é dual zone com filtro antipólen  Controle de velocidade de cruzeiro, indicador de marchas digital e aviso sonoro de faróis ligados.

Na parte de segurança o RAV 4 tem: controle de estabilidade, assistente de arranque em rampa, controle de tração, ABS e distribuição eletrônica de frenagem.

MOTOR: 2.0 com 145 cv de potência a 6.000 rpm, funciona somente a gasolina. O torque é de 19,1 kgfm a 3.600 rpm. O motor rende bem, mas nas ultrapassagens os motores turbo da concorrência tem desempenho superior.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 12,2 segundos.

CONSUMO: No período de avaliação o modelo fez 8,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina.

CÂMBIO: Tipo CVT apresenta bom desempenho e simula 7 velocidades.

O motor tem 145 cv de potência e funciona somente a gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

Os principais concorrentes do RAV4 no Brasil são: Jeep Compass, Honda HR-V, Chevrolet Equinox e VW Tiguan.

FICHA TÉCNICA:

Motor: Dianteiro, transversal, DOHC, Dual VVT-i, 4 cilindros em linha, 2.0, 16V, injeção eletrônica e funciona somente a gasolina.

Potência: 145 cv a 6.200 rpm.

Torque: 19,1 cv a 3.600 rpm.

Câmbio: CVT com modo sequencial de 7 velocidades.

Pneus: 225 /6 / R17.

Direção: Elétrica.

Porta malas: 547 litros.

Tanque: 60 litros.

Freios dianteiros: Discos ventilados com ABS, EDB e BAS.

Freios traseiros: Discos sólidos com ABS, EDB e BAS.

O que falta no RAV4: Equipamentos de assistência de direção.

Novas lanternas deixaram o modelo mais elegante. Foto: Amauri Yamazaki
Porta-malas com capacidade para 547 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Deixe uma resposta

*