Cidade de São Paulo celebra 465 Anos no dia 25 de janeiro

Cidade de São Paulo comemora 465 anos no dia 25 de janeiro. Divulgação

COMPARTILHE

A maior cidade do país comemora o aniversário com uma grande variedade de atrações

São Paulo – SP

A cidade de São Paulo faz aniversário no dia 25 de janeiro (sexta-feira) mantendo-se como a maior cidade da América do Sul e a cidade que mais recebe turistas no Brasil.

Prefeito de São Paulo Bruno Covas. Divulgação

A capital atrai em sua maior parte o turismo de negócios, ficando o turismo de lazer em segundo plano, mas em constante crescimento devido as atrações culturais (shows), espetáculos, gastronomia e eventos esportivos como o GP Brasil de F-1.
Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove uma série de atrações gratuitas para celebrar o aniversário da cidade, em diversos bairros da capital.

Em abril de 2018, a cidade de São Paulo passou a ser administrada pelo prefeito Bruno Covas (38), advogado e economista do PSDB.
Bruno nasceu em Santos (1980) é formado em direito pelo Universidade de São Paulo e em economia pela PUC- SP, sendo neto do ex-governador Mário Covas.

A ideia do atual prefeito é estimular políticas para aumentar as áreas para ciclovias, trazer vida noturna para o calçadão no centro velho e priorizar áreas sociais da saúde e educação.
Para comemorar os 465 anos da cidade estão programados shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais e atividades de lazer.

A data é convertida em feriado municipal na cidade, para que os seus habitantes possam usufruir das comemorações.
Devido ao seu tamanho, muitas pessoas que nasceram na capital não conhecem muitos atrativos da cidade como o Mercado Municipal (passeio obrigatório) e a vista proporcionada pelo Terraço Itália.

O prefeito de São Paulo não compareceu à posse do governador eleito de São Paulo João Dória, no dia 1º de janeiro, o que gerou especulações a respeito de sua ausência.

Theatro Municipal de São Paulo

25 de janeiro 2019 às 18 horas

Theatro Municipal de São Paulo. Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos cartões postais da cidade e preparou um especial gratuito para a ocasião.

Especial do Aniversário de São Paulo

Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal

Espetáculo Risco

Direção: Sérgio Ferrara
Regente: Roberto Minczuk
Criação e coreografia: Fernando Machado, Carolina Franco e Roberto Botta
Espaço cenográfico: Marcel Kaskeline
Filme e vídeo: Joaquim Tomé
Criação de luz: Sueli Matsuzaki
Acervo: Juliana Andrade
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: Entrada franca (distribuição 2 horas antes do espetáculo)
Programação sujeita a alterações

GASTRONOMIA

Um dos pontos fortes da capital. Há praticamente todos os tipos de gastronomia na cidade e para todos os bolsos.

CHURRASCO
As melhores churrascarias do país estão na capital. As do sistema de rodízio destaca-se o Vento Haragano na avenida Rebouças um das preferidas pelos turistas. O restaurante disponibiliza cinco vans Mercedes Benz com ar-condicionado para buscar e levar os clientes gratuitamente para os hotéis da capital.

Churrascaria Vento Haragano está localizado na avenida Rebouças, próximo a avenida Paulista. Divulgação

Carnes nobres, abastado buffet com saladas, frios e sushis no almoço e no jantar. O restaurante também dispõe de um local reservado para eventos e uma grande adega que pode ser visitada pelo cliente.

O estabelecimento possui uma sala de recreação para crianças. Entre os clientes do Vento Haragano está o bilionário inglês Bernie Ecclestone (88) ex-proprietário da Fórmula-1, que frequenta o restaurante há mais de 15 anos.

VENTO HARAGANO
Avenida Rebouças, 1001 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Tel. 11 3083-4625

Valor do Rodízio: R$ 150,00

Almoço:
Segunda à sexta: 11:30 às 16:00

Jantar:
Segunda à sexta: 18:30 às 23:45
Domingos e feriados: 11:30 às 23:00

SUJINHO
Para quem não pode pagar o valor do rodízio do Vento Haragano, a dica é ir até o Sujinho, tradicional restaurante e churrascaria à la carte, que também possui pratos executivos durante a semana, como virado a paulista, filet à parmegiana e a feijoada.
Rua da Consolação, 2063 – Consolação – São Paulo – SP
Tel. 11 3231-1299 / 3154-5207

COMIDA JAPONESA

Para quem gosta de comida japonesa São Paulo tem uma infinidade de restaurantes em praticamente todos os bairros. Uma das referências é o Sushi Isao o mais completo e sofisticado buffet de comida japonesa do país.

Sushis, sashimis e temakis são montados na frente dos clientes pelos sushimen, para um público exigente que frequenta o restaurante. Mais de 90 tipos de pratos frios e quentes com as melhores combinações e iguarias.

O buffet de ostras também é destaque onde os clientes servem-se à vontade. Local ideal para apreciar um bom saquê, com a atmosfera agradável propiciada pela decoração japonesa. Sobremesas inclusas no valor do buffet.

O proprietário Isao Gushi acompanha diariamente toda a operação do restaurante para manter a elevada qualidade do estabelecimento. O restaurante recebeu em 2018, uma premiação em Dubai através da Confederação Mundial de Negócios.

Restaurante Sushi Isao. Foto: Wellington Nemeth

SUSHI ISAO
Rua da Glória, 111 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP, próximo da estação do metrô Liberdade. Tel. 11 3106-7287 / 3105-7625

Terça a sábado
Almoço: 11:30 às 14:30
Jantar: 18:00 às 21:40

Domingos e feriados
Almoço: 11:30 às 14:30
Jantar: 18:00 às 21:00

www.sushiisao.com.br

FRUTOS DO MAR

Agora no verão uma boa dica para quem aprecia frutos do mar é o restaurante Rufino´s. O restaurante é referência no segmento, sendo bastante requisitado todos os dias da semana no almoço e no jantar. Com três ambientes acolhedores em sua unidade no Itaim, o Rufino´s está preparado para receber a sua família, os amigos ou a sua comitiva.

Destaque para os frutos do mar servidos em porções generosas. Ostras, mexilhões, camarões e peixes selecionados. Experimente os mexilhões à provençal. São deliciosos e ficam prontos rapidamente.

Um dos pratos mais solicitados é o peixe a Rufino´s acompanhado de batatas, tomate e cebola cozida. Farta e sofisticada carta de vinhos. Entre seus clientes estão o cantor e compositor Toquinho, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o empresário José Roberto Marinho.

Restaurante Rufino´s. Divulgação

RUFINO´s restaurante
Unidade Itaim: Rua Doutor Mário Ferraz, 377 – Itaim – São Paulo – SP
Tel. 11 3074-8800
Unidade Guarujá: Av. Miguel Estéfano, 4795 – Praia da Enseada – Guarujá – SP Tel. 13 3351-5771
www.rufinos.com.br
Foto: Rufino´s

PARQUE DO IBIRAPUERA

Parque mais famoso de São Paulo, o Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Nos seus 1,6 milhão de m² abriga a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Oca, palco de mostras temporárias.

Parque Ibirapuera o melhor de São Paulo. Divulgação

Sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol de saibro, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds, sete quadras poliesportivas e aluguel de bicicletas, além de lanchonete e restaurante. No meio do parque está o Pavilhão Japonês, uma réplica do Palácio de Katura, localizado em Quioto.

Para os skatistas e patinadores há a grande Marquise, ideal para a prática desses esportes. A visita pode se estender até o Viveiro Manequinho Lopes, local que fornece as plantas da cidade. Com uma programação intensa, a Praça da Paz é palco de diversos shows, que reúnem milhares de pessoas.

Destaque para o Planetário do Ibirapuera, passeio educativo que faz muito sucesso com os pequenos. Vale a pena também ficar ligado na programação do Auditório do Ibirapuera palco de apresentações de orquestras e bandas nacionais.
Lugar ideal para passeios e a prática de exercícios com excelente infraestrutura e localização.

Parque Ibirapuera – Vista Aérea. No final da década de 20, o Prefeito Pires do Rio decidiu criar um parque como os existentes na Europa. Foto: Christian Knepper

PARQUE IBIRAPUERA
Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número – Zona Sul – São Paulo – SP
Tel. 11 5574-5177

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Conhecido simplesmente como Mercadão está localizado no centro histórico de São Paulo, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, próximo ao centro velho de São Paulo.

Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, tendo mais de oito décadas de história, onde foi projetado para ser um entreposto especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e demais produtos alimentícios.

O Mercadão tem 12.600 m2 e abriga mais de 1.500 funcionários que movimentam 350 toneladas de alimentos selecionados diariamente em seus mais de 280 boxes. Por serem selecionados os alimentos vendidos no Mercadão não são baratos.

Mercado Municipal de São Paulo. Divulgação

Os que vão visitar o Mercadão costumam saborear o sanduíche de mortadela (super rechegado) e os pastéis de bacalhau e de pernil, estão entre as diversas atrações gastronômicas do local.
Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo – SP
Tel. 11 3313-3365
Horários: segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
www.oportaldomercadao.com.br

Produtos de alta qualidade por um custo mais alto. Divulgação

THE HISTORY

Para quem quiser curtir uma balada a casa noturna mais famosa do Brasil com músicas dos anos 70 e 80, revive os melhores flashbacks da era Disco, comandada pelo DJ mais famoso do país, Iraí Campos (54).

Iraí Campos é o DJ mais famoso do Brasil. Divulgação

A casa tem 4 camarotes para comemorar aniversários ou eventos corporativos. Além disso, dispõe de um serviço de bar e restaurante, com refeições, petiscos e lanches. Para as festas de aniversário não se esqueça de encomendar o bolo e a champanhe na própria casa.

Durante a noite, diversas performances são realizadas para animar a plateia, fazendo referências aos filmes e músicas de cada época.

Para o Carnaval, a casa costuma preparar uma programação especial com a presença de uma grande escola de samba da capital. O hotel The World a 50 metros da casa é uma das opções de hospedagem para os visitantes que forem curtir a The History até altas horas.

A maior e melhor casa de flash-back do Brasil está em São Paulo. Divulgação

Rua Gomes de Carvalho, 820 – Vila Olímpia – São Paulo – SP (próximo à Avenida dos Bandeirantes).
Tel. 11 3846-4498
www.thehistory.com.br

PARQUE VILLA-LOBOS

Em 1987 surgiu a ideia de homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos e o então governador Orestes Quércia, aterrou um lixão que havia no local e o transformou em parque. Atualmente o Parque Villa-Lobos é um dos parques mais visitados da cidade com uma frequência de aproximadamente 20.000 pessoas aos finais de semana e 30.000 nos feriados.

O bairro fica no bairro do Alto de Pinheiros, zona Oeste da cidade e possui 732 mil metros quadrados com ciclovias, quadras, bosques, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper, e bosque com espécies da Mata Atlântica.

Parque Villa Lobos São Paulo. Divulgação

O Circuito das Árvores é uma passarela elevada que, no ponto mais alto chega a ter 3,5 metros de altura, além de 120 metros de extensão. O parque conta ainda com o Orquidário Ruth Cardoso e o Ouvillas, espaço ao ar livre com taludes, bancos e espreguiçadeiras para que os visitantes apreciem apresentações musicais.
Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto Pinheiros – São Paulo – SP
Tel. 11 2683-6302

Vale do Anhangabaú em São Paulo. Divulgação

SÃO PAULO EM NÚMEROS:
Segundo dados da São Paulo Turismo

1 – POPULAÇÃO
População residente 12,2 milhões
Homens: (47%)
Mulheres: (53%)
Crescimento Populacional ao ano 0,75%
Taxa de Natalidade 15,6 – mil habitantes
Taxa de Mortalidade 06,1 – mil habitantes
Expectativa de Vida 75 anos

2 – A CIDADE DE SÃO PAULO TEM:

12% do PIB do Brasil.
19 bilionários.
3ª maior Bolsa de Valores do Mundo
As maiores colônias: japonesa, alemã, espanhola e portuguesa fora dos países.

3 – AS MAIORES CAPITAIS DO BRASIL

01 – São Paulo 12,2 milhões
02 – Rio de Janeiro 6,7 milhões
03 – Brasília 3,0 milhões
04 – Salvador 2,9 milhões
05 – Fortaleza 2,6 milhões
06 – Belo Horizonte 2,5 milhões
07 – Manaus 2,1 milhões
08 – Curitiba 1,9 milhões
09 – Recife 1,6 milhões
10 – Goiânia 1,5 milhões

Avenida 23 de Maio com vista para o Obelisco do Ibirapuera, São Paulo – SP. Divulgação

Deixe uma resposta

*