Honda PCX 150 2019 chega mais equipada e com novo design

PCX 150 de entrada a R$ 11.620,00, PCX DLX a R$ 12.990,00 e PCX Sport também a R$ 12.990,00. Foto: Caio Mattos

COMPARTILHE

Scooter número 1 em vendas no Brasil chega em versão 2019 com importantes atualizações técnicas e estéticas.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

O primeiro mês de 2019 nem terminou e a Moto Honda já apresenta o seu terceiro lançamento no ano.

Os dois primeiros foram a Pop 110i com sistema de freios CBS e a CG Titan Série Especial de 25 anos.

A scooter Honda PCX 150 chega a sua 3ª geração com novidades preservando a economia de combustível, facilidade de pilotagem e praticidade no dia a dia.

Conjunto ótico dianteiro em LED. Foto: Caio Mattos

Para a versão 2019, as novidades são a nova suspensão traseira, pneus mais largos, Smart Key e ABS, painel digital e iluminação por LED com design atualizado.

Destaque para o conjunto ótico dianteiro, cujas formas fazem par com a adoção da tecnologia de iluminação por LED e a presença do DRL – Daytime Running Light, as luzes de rodagem diurna.

A lanterna traseira, também em LED, segue a sofisticação do modelo.

Outra novidade das PCX 150 DLX e Sport 2019 é o Smart Key System de chave presencial, pelo qual basta portar o sensor para que o botão localizado à direita no escudo frontal libere a trava do guidão e ignição, assim como a tecla que opera a abertura do assento e da tampa do bocal de combustível situada no túnel central.

Do lado oposto ao botão de trava/ignição está um porta-objetos com tampa, dotado da útil tomada 12V em seu interior, que é capaz de abrigar um smartphone e outros objetos.

Tomada 12V para carregamento de celular. Um luxo. Foto: Caio Mattos

Nas versões Sport e DLX, a PCX agora conta com a tecnologia de freio antitravamento ABS que atua evitando o bloqueio da roda dianteira ao acionar o manete de freio do lado direito.

O freio traseiro, acionado pelo manete do lado esquerdo, recebe acionamento hidráulico do cáliper, com disco de dimensões adequadas para proporcionar frenagens mais precisas.

Com a adoção do sistema ABS no freio dianteiro e a introdução do freio a disco na traseira, as PCX Sport e DLX passam a oferecer uma frenagem mais precisa, que será notada pelos motociclistas mais experientes.

Na PCX 150, modelo de entrada, foi mantido o sistema de freios CBS (Combined Brake System), com disco na dianteira e tambor na traseira, desenvolvido para condutores novatos pela característica de um único comando, a manete da esquerda, frear ambas rodas, ficando o manete da direita exclusiva para o freio dianteiro.

O novo painel de instrumentos, totalmente digital combina a integração entre estética sofisticada, funcionalidade e modernidade.

A porção central oferece leitura clara e imediata do velocímetro digital, que ocupa a parte superior da ampla tela LCD – mais de 50% da área – enquanto na parte inferior estão posicionados o marcador do nível de combustível, computador de bordo, hodômetro e relógio.

Duas áreas laterais servem de moldura à tela principal do painel e trazem as luzes-alerta e os indicadores das luzes de direção acionadas.

Painel de instrumentos digital confirma a sofisticação e elegância do modelo. Foto: Caio Mattos

O assento da PCX 150 2019 passou por alterações visando oferecer mais conforto para o condutor e passageiro, deixando a habitabilidade – uma das qualidades mais destacadas do modelo – inalterada.

Destaque também para a pequena distância do assento em relação ao solo – 761 mm –, que também foi preservada, mesmo com as modificações na suspensão traseira.

Já a capacidade do compartimento para abrigar um capacete e outros objetos sob o assento, cresceu em cerca de 1 litro, alcançando um total de 28 litros, a maior capacidade entre as scooter deste segmento.

O amplo porta-capacete faz par com o grande tanque de combustível de 8 litros de capacidade, o que dá à PCX uma autonomia de mais de 380 km – segundo dados aferidos ao Instituto de Pesquisas Mauá, com consumo urbano médio de 47,5 km/l.

Conforto e Estabilidade
Para melhorar ainda mais o funcionamento da suspensão traseira, o par de amortecedores tem nova calibragem da parte hidráulica e conta com três estágios de regulagem na tensão da mola, o que garante atuação mais progressiva.

A PCX 150 2019 também traz uma atualização na dimensão dos pneus, agora mais largos tanto na dianteira como na traseira.

As medidas passaram a ser 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira (anteriormente 90/90-14 e 100/90-14), equipada com rodas com novo design, agora com oito raios em substituição às rodas anteriores de cinco raios.

Com a chegada de pneus maiores, não foi só a resistência à impactos com imperfeições do asfalto que melhorou, mas também a estabilidade devido a maior área de contato com o solo.

Motor
Todas as 3 versões compartilham o motor de 149,3 cm3, monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), a gasolina, refrigerado a líquido e com transmissão automática CVT (V-Matic).

A potência é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm.

Conta com um exclusivo dispositivo capaz de reduzir a rotação do motor automaticamente quando detectada aceleração constante em terreno plano. Nesta condição específica, o sistema de transmissão CVT atua como em modo “overdrive”, permitindo uma condição de funcionamento suave, econômica proporcionando maior durabilidade do conjunto mecânico.

Outro recurso da PCX é o sistema Idling Stop de desligamento automático do motor como uma parada em semáforo, com partida automática imediata após acionamento do acelerador, cuja objetivo é economia de combustível e a redução de poluentes.

Disponível em 3 versões:

A praticidade da scooter campeã de vendas do Brasil se revela também em pequenos detalhes, como o projeto da pequena alça posterior, na qual uma tampa plástica dá acesso a pontos de fixação para a eventual instalação de um suporte de baú traseiro, dispensando a instalação de sustentação suplementar.

As scooter PCX 150 2019 chegarão aos 1.100 concessionários autorizados Honda espalhados no Brasil em fevereiro de 2019.

A PCX 150 de entrada será oferecida nas cores prata metálico e azul perolizado e terá preço público sugerido de R$ 11.620,00.

A PCX 150 DLX será oferecida na sofisticada cor branco perolizado e com preço sugerido de R$ 12.990,00.

A PCX 150 Sport será oferecida na cor prata metálico e preço de R$ 12.990,00.

Todos os preços são base Estado de São Paulo, com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem além de 7 trocas de óleo gratuitas nas concessionárias Honda.

 

A Honda PCX proporciona conforto, praticidade, segurança e alto valor de revenda. Foto: Caio Mattos

Deixe uma resposta

*