Novo Toyota RAV 4 Hybrid chega ao Brasil a partir de R$ 165.990,00

Novo RAV 4 híbrido modelo 2020 a ser vendido no Brasil a partir de junho. Divulgação

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5ª geração do RAV4 chega ao Brasil a partir do dia 13 de junho, somente com motorização híbrida

RAV4 S Hybrid: R$ 165.990,00

RAV4 SX Hybrid: R$ 179.990,00

Amauri Teruo Yamazaki – São Paulo – SP

A Toyota do Brasil apresentou na Argentina a 5ª geração do RAV 4, com quatro mudanças em seus principais atributos (design, equipamento, conforto, desempenho e segurança). O modelo é importado do Japão.

As grandes mudanças que esta geração traz são:

• Nova arquitetura global Toyota (TNGA);
• Motorização híbrida auto recarregável;
• Novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD);
• Sistema de segurança ativa “Toyota Safety Sense”(TSS).

Plataforma TNGA
TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) referente  a uma filosofia de fabricação que visa melhorar o desempenho do veículo.

A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry) e sua finalidade é criar veículos melhores por meio de 5 fundamentos principais:

O novo RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões com sistema de propulsão híbrido, transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua) e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.

S Hybrid e SX Hybrid.
A versão de entrada S Hybrid vem com 7 airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com memória para 2 posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, acionamento e desligamento do motor por botão, sistema de entrada inteligente, rodas de liga leve de 18”, ar-condicionado digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros, freio de estacionamento eletrônico e função Hold, controle eletrônico de tração, controle de Assistência de Subida em Rampa, Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade e Controle de Reboque e Oscilação.

A versão SX Hybrid acrescenta teto solar Wide Moonroof, carregador de celular sem fio, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança Toyota Safety Sense.

Design Exterior
A 5ª geração do RAV4 redefinine o seu conceito e posicionando-se como um veículo versátil batizado como “Cross Octagon”, pois representa dois octógonos cruzados em 90 graus, tipo retangular.

Design com dois octógonos cruzados. Divulgação

Faróis dianteiros
Com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular.

Faróis traseiros
Em LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo.

Pneus
As versões S e SX vem com rodas de liga leve de 18 polegadas (225/60R18).

Teto panorâmico
A versão SX Hybrid é equipada com teto solar panorâmico com abertura elétrica.

Dimensões
O novo RAV4 Hybrid é mais baixo e mais estável.

• Veículo está mais baixo (- 1 cm).
• A largura total do veículo foi aumentada, conferindo-lhe maior robustez (+1 cm).
• Distância entreeixos foi aumentada, contribuindo para mais conforto à bordo (+3 cm).
• Maior distância em relação ao solo aumentando o campo de visão do motorista (+1,5 cm).
• Rodas maiores, contribuindo para uma aparência mais elegante (+ 1 polegada).

Design ficou mais quadrado e robusto. Duas saídas cromadas de escapamento. Porta malas com capacidade para 580 litros. Divulgação

Design interno
Foi renovado com a qualidade dos materiais foi aumentada. Foram adicionados espaços de armazenamento e um novo sistema de iluminação noturna.

Conforto
Todas as versões possuem uma tela colorida de TFT 7 polegadas, que permite ao motorista escolher entre um aspecto analógico ou digital.

O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid, enquanto a versão SX Hybrid, acrescenta comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow.

Sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação (Sistema Smart Entry) e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Push Start Button).

A versão SX ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).

O RAV4 Hybrid 2020 conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes. O sistema incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

No console central da versão SX, um sistema de carregamento sem fio para smartphones.

Os bancos possuem partes revestidas em couro e material sintético. O assento do motorista tem seis posições de regulagem elétrica de distância, altura e lombar e memória para duas posições, distância e altura. Para um maior conforto, os bancos dianteiros são ventilados.

Os assentos confortáveis dos bancos traseiros são ajustáveis e rebatíveis, além de contar com descansa-braços central e porta copos.

Porta malas tem capacidade para 580 litros.

As versões S Hybrid e SX Hybrid contam com chave com comandos integrados para trava e destrava das portas e do porta-malas, enquanto a última ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro).

Conforto de condução
A nova filosofia de fabricação TNGA aprimorou os componentes e proporcionam um impacto direto no conforto de condução.

Maior estabilidade devido a um centro de gravidade mais baixo:
O motor da direção elétrica foi posicionado na cremalheira e não na coluna de direção, abaixando ainda mais o centro de gravidade do veículo.

Maior manobrabilidade e estabilidade graças a uma estrutura mais rígida:
Os materiais utilizados melhoraram a rigidez de torção do veículo em relação à geração anterior.

Uma sensação de condução mais estável com aerodinâmica superior:
A resistência ao vento foi reduzida por meio de um piso mais plano. O fluxo de ar ao redor do veículo foi melhorado pela colocação de aletas estabilizadoras nas extremidades dos faróis traseiros.

Maior visibilidade com a redução de pontos cegos e um melhor campo de visão:
Os pilares da coluna A foram afinados e reposicionados mais atrás, melhorando a visibilidade lateral frontal. Os espelhos retrovisores externos foram reposicionados no painel da porta, resultando em uma visibilidade superior na diagonal. As janelas traseiras foram redesenhadas para minimizar os pontos cegos.

Isolamento acústico:
Novos materiais de isolamento acústico foram colocados em vários pontos-chave na estrutura do SUV. Um vidro de alto isolamento acústico foi adotado para o para-brisa. Espuma de poliuretano foi introduzida dentro dos para-choques dianteiros para isolar e absorver o som do motor e, adotaram-se peças de vedação na borda interna das portas laterais.

Desempenho
O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.

O motor é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V, que incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.

O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II, 11% mais leve que o sistema anterior.

Com esse sistema híbrido, o RAV4 Hybrid 2020 pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

Transmissão
Todas as versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada. O resultado é uma aceleração mais linear. Maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade, atingindo desempenho, potência e baixo consumo.

Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport, tornando-se um veículo versátil, preparado para qualquer tipo de condução. Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.

O Toyota RAV4 Hybrid incorpora o pacote de segurança ativa “Toyota Safety Sense – TSS” para a versão SX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas combinado com uma câmera monocular para detectar perigos e alertar o motorista.

Sistema de pré-colisão frontal (PCS)*
O sistema de pré-colisão frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar os danos causados por elas.

Sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA)*
O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.

Faróis altos automáticos (AHB)*
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)*
O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada.

O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Segurança
A nova geração do Toyota RAV4 recebeu cinco estrelas, de cinco possíveis, nas categorias de Proteção de Ocupantes Adultos e Proteção de Ocupantes Infantis do Latin NCAP.

O novo Toyota RAV4 Hybrid oferece como padrão 7 airbags (motorista e passageiro, lateral (x2), cortina (x2) e de joelho para o motorista), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem de emergência (BA).

Sete airbags de linha. Divulgação

Consumo de combustível – somente gasolina

Estrada 14,3 km/l
Urbano 12,8 km/l

Tabela de Preços – RAV4 Hybrid modelo 2020

Toyota RAV4 S Hybrid: R$ 165.990,00
Toyota RAV4 SX Hybrid: R$ 179.990,00

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