Montadora ousa e lança a 12ª geração do Corolla a preço competitivo.

Motor 2.0 flex ganhou dois sistemas e injeção aumentando em 20 cv a potência totalizando 177 cv.

Sistema multimídia central agora é de 8 polegadas.

Corolla GLi 2.0 flex – R$ 99.990,00

Corolla XEI 2.0 flex – R$ 110.990,00

Corolla Altis 2.0 flex – R$ 124.990,00

Corolla Altis 1.8 híbrido flex = R$ 124.990,00

Corolla Altis 1.8 híbrido flex com pacote premium e teto solar = R$ 130.990,00

Amauri Yamazaki – Guarujá – SP

A Toyota do Brasil apresentou no dia 3 de setembro para a imprensa especializada e concessionários no hotel Jequitimar no Guarujá  em São Paulo, a linha Corolla 2020, tendo como grande novidade o Corolla Altis híbrido 2020, fabricado no Brasil.

Trata-se do lançamento mais importante da indústria automobilística brasileira em 2019 e um dos lançamentos mais importantes do setor no mundo, pois trata-se do primeiro automóvel flex combustível já produzido.

A linha Corolla 2020 mudou bastante o design externo, interno, ganhou suspensão traseira mais moderna, novas cores, a central multimídia agora é de 8 polegadas (ante 7 da geração anterior), painel de instrumentos digital, teto solar, novos bancos mais confortáveis, versão híbrida a preço competitivo e a versão PCD (pessoas com deficiência) foi descontinuada.

A versão 2020 (12ª geração) foi apresentada pelo simpatico e atual CEO da Toyota South America e Chairman da Toyota do Brasil, Masahiro Inoue, que afirmou que o Brasil representa hoje, o 8º maior mercado para a Toyota Motor Corporation no mundo.

12ª geração do Corolla é fabricado na cidade de Indaiatuba – SP. Rodas de 17 polegadas nas versões XEi e Altis e nova cor Cinza Celestial para todas versões. Foto: Amauri Yamazaki

DESIGN EXTERNO

A versão 2020 chega com design atualizado e bastante atrativo, sendo que o centro de gravidade está 10 mm mais baixo que a versão anterior proporcionando mais estabilidade.

Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, acompanhados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo.

Na versão Altis, os faróis Bi-LED possuem desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo design.

Novas lanternas traseiras trouxeram mais elegância ao modelo. Foto: Amauri Yamazaki

TETO SOLAR elétrico finalmente

Uma das novidades do Novo Corolla 2020 é o teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.

DIMENSÕES maiores

O Corolla ganhou 1 cm no comprimento passando para possui 4.630 mm, 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a mesma, 2.700 mm, e o volume do porta-malas continua com 470 litros.

O tanque de combustível é de 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.

INTERIOR

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.

Na versão híbrida não há aletas atrás do volante para troca de marchas.

Novo painel de instrumentos com central multimídia de 8 polegadas. Foto: Toyota

O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo.

O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo.

Ar-condicionado digital de duas zonas na versão Altis. Foto: Amauri Yamazaki

MOTOR 2.0 flex

4 cilindros, 2.0l,  VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, com impressionantes 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina.

O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

Motor 2.0 flex agora tem impressionantes 177 cv de potência com etanol e 169 cv com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

CÂMBIO CVT

Transmissão Direct Shift simula 10 marchas e proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha.

Câmbio e dois motores elétricos no mesmo conjunto. Sistema extremamente compacto desenvolvido pela Aisin. Foto: Amauri Yamazaki

MOTOR E SISTEMA HÍBRIDO FLEX

Combina motor a gasolina de 4 cilindros em linha de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).

O motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro dos passageiros, contribuindo para a redução do centro de gravidade sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.

A garantia da bateria é de 8 anos.

Bateria do sistema híbrido fica instalada em baixo do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

SEGURANÇA

A versão de entrada GLi vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais.

Pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões Altis a combustão e híbrida. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

Novos bancos para todas as versões. Para a versão Altis acabamento em duas tonalidades. Foto: Toyota

EQUIPAMENTOS

Desde a versão GLi o modelo conta com ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem para 6 ajustes, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para 4 ajustes, direção eletroassistida progressiva, computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros elétricos com acionamento por um toque e função antiesmagamento e sistema central multimídia com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, MP3, USB, Bluetooth, conexão Android Auto, Apple CarPlay e SDL.

A versão XEi adiciona: ar-condicionado digital de 1 zona, controle de velocidade de cruzeiro, modo de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave, partida por botão, faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Já a versão Altis 2.0 adota faróis dianteiros em LED e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, com Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático, e Assistente de Pré-Colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante)

PACOTE PREMIUM

Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para 8 ajustes, espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.

GARANTIA

Agora a garantia do Toyota Corolla 2020 é de 5 anos e de 8 anos do sistema híbrido.

Antes da linha 2020, o Corolla representava 45% das vendas do segmento de sedãs médios no Brasil.

Trata-se da 12ª geração do carro mais vendido do mundo que é fabricado no Brasil na cidade de Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo.

O Corolla é o automóvel mais vendido do mundo sendo fabricado em 13 países.

De acordo com a Toyota do Brasil, o Corolla Altis híbrido é o modelo menos poluente do mundo em todo o segmento.

Masahiro Inoue tem a missão de consolidar a presença dos automóveis híbridos da Toyota/Lexus no Brasil e na América do Sul. Foto: Amauri Yamazaki

RODAS

Todas as versões do Novo Corolla possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata.

A versão Altis 2.0L Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17 (opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium).

CORES

As cores disponíveis a linha Corolla 2020 são Branco Polar (sólido), Branco Perolizado e metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova cor Cinza Celestial.

Vendas do Corolla 2020 no Brasil começam no dia 12 de setembro. Foto: Toyota

 

Preço de R$ 124.990,00 da versão Altis híbrida surpreendeu a todos os concorrentes. Divulgação
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