No sed? da VW ? derivado do novo Polo e vai competir no segmento do Chevrolet Cobalt e Honda City.

Motor 1.0 TSI com 128 cv de pot?ncia e 20,4 kgfm de torque ou o 1.6 MSI com 117 cv de pot?ncia e 16,5 kgfm de torque

Vendas come?am em janeiro de 2018, mas o pre?o n?o foi divulgado.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – S?O PAULO – SP

Com a presen?a de executivos do Brasil e da matriz da Alemanha, a Volkswagen apresentou em grande estilo em S?o Paulo, o Virtus, um novo sed? derivado do Polo, lan?ado h? cerca de 60 dias. Assim como o novo Polo, o Virtus ser? produzido na f?brica da VW em S?o Bernardo do Campo em S?o Paulo.

Inicialmente o modelo atender? o mercado brasileiro e posteriormente ele ser? exportado para diversos pa?ses da Am?rica do Sul.

Na linha VW o Virtus ficar? acima do Voyage e abaixo do Jetta e vai competir com os pr?ximos?lan?amentos da Fiat, com o Cronos e?da Toyota, com o?Yaris.

O modelo faz parte da estrat?gia global da marca em continuar crescendo em todos mercados e em voltar a assumir a lideran?a do mercado brasileiro de autom?veis, hoje ocupado pela GM.

No segundo semestre de 2018, a VW vai lan?ar tamb?m um novo SUV compacto chamado T Cross e uma nova picape com a mesma plataforma MQB AO, uma vers?o simplificada do Golf.

Outra novidade que vir? em 2018, ? o Golf GTE h?brido que ser? vendido no Brasil e uma vers?o el?trica com o e-Golf, tamb?m no pr?ximo ano.

Frente: Destaque?na dianteira?para o vinco que margeia a entrada de ar e corta o espa?o entre o conjunto ?tico principal e os far?is de neblina. No Virtus, as grandes superf?cies dos far?is de neblina e indicadores de dire??o chamam a aten??o na lateral do carro. Elas terminam em ?ngulos com contornos tridimensionais. Entre elas ficam duas entradas de ar: uma em forma de ?V? no meio e uma segunda entrada estreita que se estende por toda a largura.

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Design do Virtus foi desenvolvido no Brasil. Foto: VW

Lateral: O Virtus adota a linha dupla em forma de flecha na lateral. Da coluna ?B? (aquela entre as portas) para tr?s, o modelo traz tra?os ainda mais alongados e flu?dos. Com 4,48 metros de comprimento, o Virtus ? um dos maiores entre os seus concorrentes diretos. Como base de compara??o, ele ? 42,5 cent?metros mais comprido do que o Novo Polo, tamb?m desenvolvido sobre a Estrat?gia Modular MQB.

Modelo ? bem mais elegante que o VW Voyage. Foto: Amauri Yamazaki
Modelo ? bem mais elegante que o VW Voyage. Foto: Amauri Yamazaki

Traseira: Com lanternas duplas e identidade visual parecida com a traseira do Passat e tamb?m do Jetta. O Virtus traz grandes lanternas que se?conectam os para-lamas com a tampa do porta-malas. Destaque?para defletor na regi?o superior da tampa, evidenciando o visual esportivo. A placa fica bem ao centro da tampa do porta-malas, entre as lanternas. O para-choque conta com um uma moldura na parte inferior, que atravessa toda a traseira.

Interior e aproveitamento de espa?o

A?dist?ncia entre-eixos no Virtus ? de 2,65 metros (a mesma do Jetta atual), isto ?: 8,5 cm a mais do que a do novo Polo. Com isso, o Virtus estabelece uma refer?ncia em conforto e aproveitamento de espa?o em sua categoria. Mais um benef?cio da flexibilidade da Estrat?gia Modular MQB. A altura do Virtus ? de 1.468 mil?metros (4 mm a mais do que a do Novo Polo) e a largura ? a mesma: 1.751 mm.

Com dimens?es para acomodar tr?s adultos no banco de tr?s com conforto digno dos melhores sed?s m?dios, o Virtus tem acesso a bordo facilitado pelo ?ngulo de abertura das portas traseiras, que s?o maiores em rela??o ?s do Novo Polo.

O porta-malas do Virtus tem capacidade para?521 litros.

Painel e conectividade

O?Virtus traz a segunda gera??o do Active Info Display, sistema Discover Media com tela sens?vel ao toque de 8 polegadas e apar?ncia de smartphone, al?m de tr?s entradas USB, entre outros itens. O Discover Media permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto. No Active Info Display, os instrumentos s?o implementados virtualmente via software. Informa??es de navega??o podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet, com gr?ficos extremamente precisos e de alta qualidade.

Painel digital igual ao do novo Polo. Foto: VW
Painel digital igual ao do novo Polo. Foto: VW

Dirigibilidade e desempenho

A?suspens?o do Virtus colabora para a dirigibilidade e conforto em condi??es de rodagem nas ruas e estradas da Am?rica Latina. Dependendo do mercado, o Virtus poder? ser equipado com o motor 200 TSI e transmiss?o autom?tica de 6 marchas. Essa transmiss?o oferece a op??o de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de c?mbio ou pelas aletas (?shift paddles?) no volante.

A pot?ncia do motor TSI?? de 128 cv com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm, com torque m?ximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm. Equipado com esse motor, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade m?xima de 194 km/h (com etanol).

Haver? tamb?m a op??o de motor 1.6 MSI (117 cv de pot?ncia e 16,5 kgfm de torque).

Seguran?a

A maior parte da estrutura da carroceria do Virtus ? formada por a?os especiais, de alta e ultra-alta resist?ncia.

Quando equipado com o motor 200 TSI, o Virtus ? equipado de s?rie com ESC ? Controle Eletr?nico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um est?gio inicial de que uma situa??o de rodagem cr?tica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as rea??es do ve?culo a esse comando. Se necess?rio, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou v?rias rodas at? atingir a condi??o de estabilidade.

O ESC engloba outros recursos eletr?nicos de assist?ncia: HHC (Hill Hold Control) ou controle de assist?ncia de partida em rampa, HBA (Hydraulic Brake Assist system) ou BAS, XDS+ ou bloqueio eletr?nico do diferencial, BSW (Bremsscheibewischer ? Limpeza Autom?tica dos Discos de Freio), RKA+ (Monitoramento da press?o dos pneus), entre outros.

Manual Cognitivo

O sed? vai oferecer o ?manual cognitivo? ? que usa tecnologia?IBM Watson para responder aos motoristas quest?es sobre o ve?culo, incluindo informa??es contidas no manual do carro. Essa solu??o permite uma nova forma de interagir com o ve?culo.

Eventuais quest?es sobre o carro poder?o ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma r?pida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia para responder as quest?es em portugu?s e espanhol.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen ter? campos para digita??o e o microfone para que o usu?rio fa?a sua pergunta oralmente.

O?VW?Virtus chega nas concession?rias?a partir de janeiro de 2018.

Lan?amento foi prestigiado com a presen?a de executivos da VW da Alemanha, pois o Virtus ? um lan?amento global desenvolvido no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki
Lan?amento foi prestigiado com a presen?a de executivos da VW da Alemanha, pois o Virtus ? um lan?amento global desenvolvido no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

 

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